Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22723
Tipo: TCC
Título: Perfil socioeconômico do mercado pet natalense: um retrato da média nacional ou um mercado com particularidades regionais?
Autor(es): Assis, Ana Flávia Carvalho de
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Emanuelle Alicia Santos de
Resumo: As sociedades modernas tendem a não atender satisfatoriamente as necessidades de interação social humanas, gerando sentimento de solidão e favorecendo o aumento de casos de depressão e ansiedade. Estudos indicam que o convívio com animais de estimação diminuem o sentimento de solidam e trazem diversos outros benefícios psicológicos, físicos e sociais. O mercado pet apresenta-se mundialmente em crescimento acelerado, ainda mais depois do cenário de isolamento social causado pela pandemia de COVID-19. No Brasil este mercado atrai cada vez mais investidores, todavia, é importantíssimo entender também quem são as pessoas que fazem este mercado tão promissor. Pesquisas de cunho nacional indicam que o público alvo do mercado pet no país são mulheres jovens de classe C e ensino superior completo. O presente trabalho objetivou avaliar socioeconomicamente o público alvo do mercado pet na cidade de Natal-RN por meio da aplicação de questionário virtual e voluntário, e comparar os dados obtidos com outros estudos de caráter nacional. A coleta de dados foi realizada através da plataforma Google forms®. Foram selecionadas as variáveis que melhor se alinharam com os objetivos da presente pesquisa e sua análise se deu através da utilização do modelo de amostragem não probabilística. A conclusão indica que dentro da esfera de análise deste trabalho, o mercado pet natalense tem como público alvo mulheres jovens das classes C, D e E, pertencentes a famílias monoparentais de chefia feminina e com alto nível de apego a seus animais de estimação, que são predominantemente cães.
Abstract: Modern societies tend not to satisfactorily meet the needs of human social interaction, generating a feeling of loneliness and favoring the increase in cases of depression and anxiety. Studies indicate that living with pets reduces the feeling of solidarity and brings several other psychological, physical and social benefits. The pet market is growing rapidly worldwide, even more so after the scenario of social isolation caused by the COVID-19 pandemic. In Brazil, this market attracts more and more investors, however, it is also very important to understand who are the people who make this market so promising. National surveys indicate that the target audience of the pet market in the country are young women from class C who have completed higher education. This study aimed to evaluate socioeconomically the target audience of the pet market in the city of Natal-RN through the application of a virtual and voluntary questionnaire, and to compare the data obtained with other national studies. Data collection was performed using the Google forms® platform. The variables that best aligned with the objectives of the present research were selected and their analysis took place through the use of the non-probabilistic sampling model. The conclusion indicates that within the scope of analysis of this work, the Natal pet market targets young women from classes C, D and E, belonging to single-parent families with a high level of attachment to their pets, who are predominantly dogs.
Palavras-chave: Mercado
Natal-RN
Pet
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Veterinárias
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22723
Data do documento: 8-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFCA20042022-MV353.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons