Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22725
Tipo: Dissertação
Título: Educação permanente como estratégia de humanização da assistência: pesquisa com trabalhadores de uma unidade de cuidados neonatais
Autor(es): Marques, Cláudia Patrícia Gomes de Souza
Primeiro Orientador: Catão, Maria de Fátima Fernandes Martins
Resumo: A educação permanente em saúde e a humanização da assistência constituem pilares do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) tem buscado promover mudanças nas concepções e práticas de atenção à saúde, visando prestar uma assistência integral, ética e humanizada. Para tanto, tem procurado disseminar os princípios do SUS e a Política Nacional de Humanização (PNH) na instituição, tendo, nos trabalhadores, gestores e usuários, o foco da assistência. Tem-se por objetivo neste estudo elaborar juntamente à equipe da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) do HULW diagnóstico com proposições de intervenção sobre educação permanente em saúde e humanização da assistência na referida unidade e encaminhar o diagnóstico realizado à equipe e à gestão de pessoas da instituição. Participaram do estudo 25 trabalhadores da UCIN/HULW. Trabalhou-se com a abordagem da metodologia qualitativa participante. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados o questionário aberto e a observação participante. No questionário aberto, aplicou-se o procedimento de análise de conteúdo temática com apoio do software IRAMUTEQ. A análise realizada sobre os significados de humanização da assistência capturou dois eixos temáticos: qualidade no atendimento e boa relação profissional-usuário, perfazendo 19,1% das falas; e humanização: a polissemia do seu conceito, com 80,9% dos significados elaborados. Quanto aos significados de educação permanente em saúde, também foram capturados dois eixos temáticos: educação permanente em saúde: aproximação e distanciamento do seu conceito, 15% dos significados elaborados se aproximaram do seu conceito e 40% apresentaram um distanciamento; o eixo temático II, denominado de Educação permanente em saúde: aprendizagem no ambiente de trabalho, envolveu 45% dos significados. Quanto às práticas em humanização da assistência, desenvolvidas na unidade, foram identificadas: o acolhimento, a empatia, a clínica ampliada e àquelas que norteiam a atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso. Não foram observadas atividades em educação permanente em saúde desenvolvidas na unidade pesquisada. Quanto à proposição de intervenção na UCIN, configurada a partir do diagnóstico realizado, fundamenta-se no aporte conceitual da educação para a práxis a ser consolidada pela prática das rodas de educação permanente. O estudo será enviado aos trabalhadores da unidade e à gerência da instituição, apontando proposições de intervenção frente à educação permanente em saúde como estratégia de humanização da assistência no setor.
Abstract: Permanent education in health care and the humanization of care are the basis of Brazil’s Unified Health System (SUS). The university hospital, Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), has sought to promote changes in healthcare concepts and practices, aiming to provide comprehensive, ethical, and humanized care. Therefore, it has sought to disseminate the principles of the SUS and the National Humanization Policy (PNH) within the institution, focusing on the workers, managers, and consumers. This study aims to develop a diagnosis, with the Special Care Nursery (UCIN) team of the HULW, with intervention proposals on permanent education in health and humanization of care in that unit and forward the diagnosis made to the institution's staff and personnel management. Twenty-five workers from the UCIN/HULW participated in the study. It was employed a Qualitative Participatory Methodology in the study, and the open questionnaire and participant observation were used as data collection instruments. In open questionnaire, the thematic content analysis procedure was conducted with the support of the IRAMUTEQ software. The analysis on the understanding of humanization of care detected two thematic axes: quality of care and an excellent professional-costumer relationship, resulting in 19,1% of the statements; and humanization: the polysemy of its concept, resulting in 80,9% of the understandings conveyed. As for the comprehension of permanent education in health, two thematic axes were also detected: Permanent education in health: approximation and distancing from its concept, in which 15% of the understandings conveyed approximation to its concept, and 40% revealed distancing; the second thematic axis entitled Permanent Education in Health: Learning in the Workplace encompassed 45% of the understandings. Regarding the humanization of care practices developed in the unit, the following were identified: good welcoming, empathy, the expanded clinic, and those guiding humanized care for low birthweight newborns. Activities in permanent education in health were not observed being developed in the researched unit. Concerning the intervention proposal in the UCIN structured from the diagnosis, it is based on implementing education for praxis to be consolidated by permanent education circles. The study will be sent to the unit’s workers and the institution’s management, pointing out intervention proposals regarding permanent education in health as a strategy to humanization of care in the sector.
Palavras-chave: Educação permanente em saúde
Humanização da assistência
Unidade de cuidados intermediários neonatais
Permanent education in health
Humanization of health assistance
Special care nursery
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22725
Data do documento: 17-Nov-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CláudiaPatríciaGomesDeSouzaMarques_Dissert.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons