Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22738
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Eyldia Alves-
dc.date.accessioned2022-04-27T13:16:40Z-
dc.date.available2021-12-27-
dc.date.available2022-04-27T13:16:40Z-
dc.date.issued2021-11-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22738-
dc.description.abstractCurrently, it is estimated that in Brazil alone, two million people are within the spectrum; in 2012 the then president of the republic, Dilma Rousseff, recognized autism spectrum disorder as a disability, so anyone with a diagnosis is covered by law. However, even with laws that guarantee their inclusion and permanence in the public and regular education system, and suggest an education adapted to each need, finding schools prepared to serve these children is one of the biggest challenges for parents or guardians. Be it mild, moderate or severe, children with ASD face challenges and prejudices constantly, the biggest fight of all is for inclusion. Thus, this study aims to investigate the learning strategies for people with autism spectrum disorder (ASD) and specifically present the diagnostic criteria for ASD; understand the relationship between school and the family of children with autism spectrum disorder and verify strategies that contribute to the learning and inclusion of people with ASD.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2022-04-27T13:16:40Z No. of bitstreams: 1 EAF28122021.pdf: 278530 bytes, checksum: b3b36ea73004e43709f690c90e875474 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-27T13:16:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EAF28122021.pdf: 278530 bytes, checksum: b3b36ea73004e43709f690c90e875474 (MD5) Previous issue date: 2021-11-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleTranstorno do Espectro Autista (TEA) e a educação: estratégias de aprendizadopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Karen Guedes-
dc.description.resumoAtualmente, estima-se que apenas no Brasil, dois milhões de pessoas estejam dentro do espectro; em 2012 a então presidente da república Dilma Rousseff reconheceu o transtorno do espectro autista como uma deficiência, sendo assim, qualquer pessoa com diagnostico, está amparada por lei. No entanto, mesmo com leis que garantem a sua inclusão e permanência na rede pública e regular de ensino, e sugira uma educação adaptada para cada necessidade, encontrar escolas preparadas para atender essas crianças é um dos maiores desafios para os pais ou tutores. Seja de grau leve, moderado ou severo, as crianças com TEA, enfrentam desafios e preconceitos constantemente, a maior luta de todas, é pela inclusão. Desse modo esse estudo tem como objetivo geral averiguar as estratégias de aprendizado para a pessoa com transtorno do espectro autista (TEA) e especificamente apresentar os critérios diagnósticos para o TEA; compreender a relação entre escola e a família de crianças com o transtorno do espectro autista e verificar estratégias que contribuem para o aprendizado e inclusão de pessoas com TEA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EAF28122021.pdf272 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.