Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2274
Tipo: TCC
Título: Análise da utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas, em uma empresa pública
Autor(es): Brandão, Jammilly Mikaela Fagundes
Primeiro Orientador: SILVA, Anielson Barbosa da
referee1 : BISPO, Ana Carolina Kruta de Araújo
referee2: LIMA, Thales Batista de
Resumo: O processo de capacitação e treinamento vem se tornando bastante abrangente e as organizações têm adotado os ambientes virtuais como ferramenta de apoio ao desenvolvimento dos seus funcionários. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos funcionários de uma empresa pública, sobre a utilização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA, no processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero, na unidade do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, localizado na cidade de Bayeux, na Paraíba. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com os funcionários do setor Coordenação de Administração e Finanças – JPAF, assim como, por meio da análise de documento – Norma Interna (NI 7.06), que trata da capacitação dos recursos humanos da empresa. Os dados foram tratados pela técnica análise de conteúdo, com enfoque qualitativo. Realizou-se a análise da percepção dos funcionários sobre a aprendizagem em ambientes virtuais, no que se refere aos aspectos facilitadores e limitadores do processo de aprendizagem nessa modalidade de ensino, aos recursos e às condições disponibilizados pela empresa, e às contribuições dos AVAs para a Infraero e para seus funcionários. Concluiu-se que a empresa faz investimentos e disponibiliza recursos e condições para o desenvolvimento de aprendizagem em ambiente virtual, visando garantir o aperfeiçoamento das atividades desempenhadas dentro da organização, embora alguns funcionários apresentem resistência ou não se interessem por essa modalidade de ensino. Por fim, foi possível identificar que o papel dos AVAs no processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas na Infraero é contribuir na aquisição de conhecimentos e habilidades gerando ganhos para os indivíduos (desenvolvimento de competências e, consequentemente, valorização profissional) e para a empresa, tendo em vista que com profissionais mais qualificados há uma melhoria na qualidade da execução do serviço prestado, proporcionando, assim, o crescimento e o progresso da empresa.
Abstract: The process of education and training has become increasingly comprehensive, and so organizations have adopted virtual environments as a tool to support the development of their employees. This study aims to analyze the perception the of employees of Infraero - Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, the Brazilian airport infrastructure public company, located at Presidente Castro Pinto International Airport, in the town of Bayeux, in Paraíba, about the use of virtual learning environments, in the process of training and developing people. Data were collected through semi-structured interviews conducted with employees from the Coordination of Administration and Finance, as well as through the analysis of document - Internal Standard (NI 7.06), which deals with the training of human resources. Data were treated by content analysis with qualitative approach. We carried out the analysis of the perception of employees on learning in virtual environments, regarding the facilitating and limiting aspects of the learning process in this mode of teaching, resources and conditions offered by the company, and the contributions of virtual learning environments to Infraero and its employees. It is concluded that the company makes investments and provides resources and conditions for the development of virtual learning environment to ensure the improvement of the activities performed inside the organization, although some employees resist or are not interested in this type of education. Finally, it could be identified that the role of virtual learning environments in the process of training and developing people in Infraero is contributing to the acquisition of knowledge and skills, generating value to the employees (competence development and, consequently, professional value) and to the company, bearing in mind that more qualified workers can provide improvements in the quality of executed services, therefore providing growth and progress to the company.
Palavras-chave: TREINAMENTO PROFISSIONAL
AMBIENTE VIRTUAL
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
EMPRESA PÚBLICA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2274
Data do documento: 25-Out-2012
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMFB20092017.pdf3,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons