Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22748
Tipo: | TCC |
Título: | Metodologia comparativa para o ensino de biologia: a utilização da linguagem comparativa dos desenhos |
Autor(es): | Freire, Alef Maximo Marques |
Primeiro Orientador: | Cordeiro, Jorge Chaves |
Resumo: | Introdução: São muitos os desafios vivenciados pelo educador no exercer de sua profissão, principalmente, naquilo que tange a sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem, dentre tais desafios, pode-se destacar a seleção das metodologias utilizadas à construção do conhecimento, que, por sua vez, correspondem a uma parcela importante do cumprimento do propósito escolar. Nesse sentido, é importante o estudo do uso de desenhos no processo de ensino, considerando que a utilização de práticas ilustrativas é muito pouco utilizada pelos professores para o ensino dos conteúdos de Biologia. Objetivo: Este trabalho, surgiu, portanto, no intuito de analisar de maneira comparativa os benefícios associados ao uso dos desenhos para o processo de ensino da biologia no Ensino Médio. Materiais e métodos: Para tanto, foi utilizada uma metodologia qualitativa de caráter bibliográfico, a partir da consulta de publicações científicas presentes em plataformas digitais, como Google Acadêmico e Scielo. Resultados: A partir do estudo, notou-se que a linguagem visual corresponde a uma ferramenta de grande relevância ao processo de ensino-aprendizagem da Biologia e pode ser empregada de diferentes maneiras. Conclusão: Conclui-se, portanto, que o uso do desenho como metodologia comparativa de ensino deve ser incentivado. |
Abstract: | Introduction: There are many challenges experienced by educators in exercising their profession, especially regarding their contribution to the teaching and learning process. Among such challenges, we can highlight the selection of methodologies used to build knowledge, which, in turn, they correspond to an important part of the fulfillment of the school purpose. In this sense, it is important to study the use of drawings in the teaching process, considering that the use of illustrative practices is very little used by teachers for teaching Biology contents. Objective: This work, therefore, emerged with the aim of comparatively analyzing the benefits associated with the use of drawings for the process of teaching biology in high school. Materials and methods: For that, a qualitative bibliographic methodology was used, based on the consultation of scientific publications present in digital platforms, such as Google Acadêmico and Scielo. Results: From the study, it was noted that visual language is a tool of great relevance to the teaching-learning process in Biology and can be used in different ways. Conclusion: It is therefore concluded that the use of drawing as a comparative teaching methodology should be encouraged. |
Palavras-chave: | Metodologias ativas Ilustração científica no ensino de biologia Ensino de biologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22748 |
Data do documento: | 26-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMMF02052022.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.