Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22748
Tipo: TCC
Título: Metodologia comparativa para o ensino de biologia: a utilização da linguagem comparativa dos desenhos
Autor(es): Freire, Alef Maximo Marques
Primeiro Orientador: Cordeiro, Jorge Chaves
Resumo: Introdução: São muitos os desafios vivenciados pelo educador no exercer de sua profissão, principalmente, naquilo que tange a sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem, dentre tais desafios, pode-se destacar a seleção das metodologias utilizadas à construção do conhecimento, que, por sua vez, correspondem a uma parcela importante do cumprimento do propósito escolar. Nesse sentido, é importante o estudo do uso de desenhos no processo de ensino, considerando que a utilização de práticas ilustrativas é muito pouco utilizada pelos professores para o ensino dos conteúdos de Biologia. Objetivo: Este trabalho, surgiu, portanto, no intuito de analisar de maneira comparativa os benefícios associados ao uso dos desenhos para o processo de ensino da biologia no Ensino Médio. Materiais e métodos: Para tanto, foi utilizada uma metodologia qualitativa de caráter bibliográfico, a partir da consulta de publicações científicas presentes em plataformas digitais, como Google Acadêmico e Scielo. Resultados: A partir do estudo, notou-se que a linguagem visual corresponde a uma ferramenta de grande relevância ao processo de ensino-aprendizagem da Biologia e pode ser empregada de diferentes maneiras. Conclusão: Conclui-se, portanto, que o uso do desenho como metodologia comparativa de ensino deve ser incentivado.
Abstract: Introduction: There are many challenges experienced by educators in exercising their profession, especially regarding their contribution to the teaching and learning process. Among such challenges, we can highlight the selection of methodologies used to build knowledge, which, in turn, they correspond to an important part of the fulfillment of the school purpose. In this sense, it is important to study the use of drawings in the teaching process, considering that the use of illustrative practices is very little used by teachers for teaching Biology contents. Objective: This work, therefore, emerged with the aim of comparatively analyzing the benefits associated with the use of drawings for the process of teaching biology in high school. Materials and methods: For that, a qualitative bibliographic methodology was used, based on the consultation of scientific publications present in digital platforms, such as Google Acadêmico and Scielo. Results: From the study, it was noted that visual language is a tool of great relevance to the teaching-learning process in Biology and can be used in different ways. Conclusion: It is therefore concluded that the use of drawing as a comparative teaching methodology should be encouraged.
Palavras-chave: Metodologias ativas
Ilustração científica no ensino de biologia
Ensino de biologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22748
Data do documento: 26-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMMF02052022.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.