Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22753
Tipo: | Dissertação |
Título: | Utilização de áreas de preservação permanente como instrumento pedagógico para as ações em educação ambiental |
Título(s) alternativo(s): | Use of Permanent Preservation Areas as a pedagogical tool for actions in Environmental Education |
Autor(es): | Farias, Ezequiel Sóstenes Bezerra |
Primeiro Orientador: | Pereira, Daniel Duarte |
Resumo: | Os projetos de recuperação de áreas degradadas devem estar atrelados com as metodologias didáticas de Educação Ambiental, em que o público participante (rural ou urbano) pode ser estimulado, por meio práticas formais e não-formais, a desenvolver capacidades cognitivas que o torne apto a intervenções sustentáveis e leitura crítica dos espaços geográficos. Neste sentido, ao se promover a recuperação de um trecho de mata ciliar localizado às margens do Rio Paraíba do Norte, se inseriu jovens do município de Camalaú, Paraíba, para avaliar até que ponto, o processo não-formal de educação pode sensibilizar e ajudar a entender a necessidade de preservação e recuperação destas áreas. Este trabalho constitui-se de um estudo realizado com trinta discentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Bezerra Filho entre os meses de fevereiro de 2017 a fevereiro de 2018 em uma unidade experimental no Sítio Viegas. A amostra ocorreu com estudantes das três séries dos períodos diurno e noturno, divididos aleatoriamente em três turmas. Os procedimentos metodológicos constaram de três avaliações com questões abertas e fechadas, abordando as seguintes áreas temáticas: Vivência e Convivência no Semiárido brasileiro, Manejo e Conservação da Caatinga e Recuperação de Mata Ciliar através de Sistemas Agroflorestais. As avaliações foram realizadas separadamente com três turmas distintas, sendo a primeira composta por estudantes que acessaram as aulas teóricas e práticas; a segunda com estudantes que acessaram apenas as aulas teóricas e a terceira com estudantes que não acessaram quaisquer aulas oferecidas pelo projeto, sendo esta última, a turma testemunha da análise. Através do presente estudo pode-se observar a eficiência dos espaços não-formais no ganho cognitivo dos discentes, possibilitando inúmeras práticas que podem servir de instrumento didático nos momentos de construção do conhecimento. Verificou-se que as aulas de campo responderam positivamente como suporte técnico/pedagógico em atividades docentes e desenvolveram habilidades de percepção ambiental, comunicação oral, leitura espacial geográfica, domínio de conteúdo, liderança grupal, planejamento em equipe, observação técnica e de experimentação científica. Tornando-se, pois, em sua grande maioria, potenciais multiplicadores agroecológicos do/no Semiárido brasileiro. Conclui-se a partir deste estudo que é preciso intensificar de forma positiva as experiências de campo nas práticas didáticas das instituições de ensino. |
Abstract: | Recovery projects in degraded areas should be linked to the Environmental Education didactic practices, in which the assisted public (rural or urban) can be stimulated, through formal and non-formal practices, to develop cognitive capacities that make them able to sustainable interventions and critical reading of geographical spaces. In this sense, by promoting the recovery of a section of riparian forest located on the banks of the Paraíba do Norte River, young people from the city of Camalaú, Paraíba, were included to assess the extent to which the non-formal education process can raise awareness and help to understand the need for preservation and recovery of these areas. This work is made up of a study carried out with thirty students of the State School of Primary and Secondary Education Pedro Bezerra Filho between the months of February 2017 to February 2018 in an experimental unit in Sítio Viegas. The sample consisted of students from the three series of the day and night periods, randomly divided into three classes. The methodological procedures consisted of three evaluations with open and closed questions, addressing the following thematic areas: Living and Living in the Brazilian Semi-arid, Management and Conservation of the Caatinga and Recovery of Ciliary Forest through Agroforestry Systems. The evaluations were carried out separately with three distinct classes, the first being composed of students who attended theoretical and practical classes; the second with students who only attended theoretical classes and the third with students who did not attend any classes offered by the project, the latter being the witnessing group of the analysis. Through the present study it is possible to observe the efficiency of the non-formal spaces in the cognitive gain of the students, allowing numerous practices that can serve as a didactic instrument in the moments of knowledge construction. It was verified that the field classes responded positively as technical / pedagogical support in teaching activities and developed abilities of environmental perception, oral communication, geographical space reading, content domain, group leadership, team planning, technical observation and scientific experimentation. Therefore, the vast majority of potential agro-ecological multipliers of the Brazilian semi-arid region. It is concluded from this study that it is necessary to intensify in a positive way the field experiences in the teaching practices of educational institutions. |
Palavras-chave: | Semiárido Mata Ciliar Juventude Semi-arid Riparian Forest Youth |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Agricultura |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22753 |
Data do documento: | 27-Mar-2018 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EzequielSóstenesBezerraFarias_Dissert.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons