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metadata.dc.type: TCC
Title: Determinantes do processo de aprendizagem no programa trainee da Empresa Júnior de Administração (EJA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
metadata.dc.creator: Costa, Vinicius Paiva
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Anielson Barbosa da
metadata.dc.contributor.referee1: BISPO, Ana Carolina Kruta de Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: LIMA, Thales Batista de
metadata.dc.description.resumo: Este estudo objetivou analisar os determinantes do processo de aprendizagem dos participantes do Programa Trainee da Empresa Júnior de Administração (EJA) da UFPB. O referencial teórico da pesquisa abordou os Programas Trainees, a aprendizagem gerencial e o papel da empresa júnior no desenvolvimento de competências. A pesquisa, de caráter exploratório, se configura como um estudo de caso qualitativo. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevistas com ex-participantes do Programa Trainee da EJA, conduzidas a partir de um roteiro de perguntas semi-estruturado. Após a transcrição das entrevistas, os depoimentos foram codificados e agrupados nas seguintes categorias temáticas: “Estrutura do Programa Trainee”, “Aspectos facilitadores da aprendizagem”, “Aspectos limitadores da aprendizagem”, além de seus subitens. Os resultados subsidiaram a identificação da estrutura do Programa Trainee da EJA. Constatou-se, ainda, como principais fatores facilitadores do processo de aprendizagem dos trainees, o relacionamento interpessoal promovido pela interação entre as equipes, o nível de exigência imposto ao longo do processo e a estrutura de atividades voltada para a aprendizagem em ação. Como fatores limitadores, destacaram-se a dificuldade de conciliação com a rotina dado o volume de tarefas, os conflitos comportamentais e ideológicos e as pressões do contexto social. As conclusões apontaram que o Programa Trainee da EJA enquanto atividade de extensão contribui para a formação profissional dos alunos da UFPB, como canal de aprendizagem e ponte de ligação entre a formação acadêmica e o mundo do trabalho. Apesar dos pontos positivos, o volume de atividades e o nível de cobrança exagerado em alguns momentos acaba por afastar bons talentos da empresa, além de prejudicar a forma como os trainees aprendem durante o programa. Além disso, deve haver uma preocupação maior não apenas com os objetivos de absorção de candidatos, mas também, com a sua formação profissional independentemente dos resultados. A pesquisa deixa margem para inúmeras outras abordagens em potencial, dentre elas, a discussão entre o perfil tido como ideal para os Programas Trainees e a autenticidade do profissional moderno, que muitas vezes acaba tendo que abrir mão de sua personalidade para assumir uma conduta engessada estabelecida pelas organizações.
Abstract: This study aimed to analyze the determinants of the learning process about the participants of the Junior Company of Business Graduation – UFPB Trainee Program. The theoretical research addressed the Trainee Program, learning management and the role of the junior company in skills development. The research, exploratory, emerges as a qualitative case study. Data were collected through interviews with former participants of the EJA Trainee Program, conducted from a screenplay by semi-structured questions. After transcribing the interviews, they were coded and grouped into the following themes: "Trainee Program Structure", "Aspects facilitators of learning", "limiting aspects of learning", and its sub items. The results have allowed the identification of the structure of the EJA Trainee Program. We found that, as major factors facilitating the learning process of trainees, interpersonal relationships promoted by the interaction between the teams, the requirement imposed throughout the process and structure of activities geared towards learning in action. As limiting factors, highlighted the difficulty of reconciling with the routine given the volume of tasks, behavioral and ideological conflicts and the pressures of social context. The findings showed that the EJA Trainee Program while extension activity contributes to the training of students UFPB as learning channel and a bridge between the academic and working life. Despite the positives, the volume of activity and the level of recovery exaggerated at times ends up good talent away from the company, in addition to affecting how trainees learn during the program. Moreover, there should be a greater concern not only with the objectives of absorption of candidates, but also with their vocational training regardless of the results. The research leaves room for numerous other potential approaches, among them, the discussion between the profile considered ideal for Trainee Programs and authenticity of the modern professional, which often ends up having to give up his personality to take a plaster conduct established by organizations.
Keywords: PROGRAMA TRAINEE
EMPRESA JÚNIOR DE ADMINISTRAÇÃO DA UFPB
TREINAMENTO PROFISSIONAL
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2281
Issue Date: 30-Oct-2012
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

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