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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22819
Tipo: Dissertação
Título: Variáveis contingenciais e sistemas de controle gerencial: uma investigação nos supermercados paraibanos
Autor(es): Aires, Matheus de Farias
Primeiro Orientador: Callado, Aldo Leonardo Cunha
Resumo: Tem sido argumentado que o processo gerencial está cada vez mais complexo a medida em que um maior número de fatores externos influencia o desempenho da organização. Diante disso, o objetivo deste estudo consistiu em analisar a associação das variáveis contingenciais com os Sistemas de Controle Gerencial nos supermercados paraibanos. Trata-se de um estudo quantitativo, do tipo survey, o qual fez uso de um questionário com perguntas estruturadas como instrumento de coleta de informações, apresentando um teste de confiabilidade dos dados coletados de 95,8%. O estudo foi desenvolvido a partir de 56 supermercados, segregados em dois grupos da mesma população, sendo o primeiro composto pelos supermercados paraibanos associados a uma rede, e o segundo constituído pelos estabelecimentos não associados a uma rede. As variáveis contingenciais estudadas nessa pesquisa são: incerteza ambiental, tecnologia, estratégia, estrutura e porte, e as variáveis do SCG foram: cultura orgânica inovadora, controles formais e estratégia de diferenciação dos concorrentes. No tocante aos procedimentos de análise de dados, foram utilizadas técnicas de estatísticas descritivas, principalmente para alcançar o primeiro objetivo específico, além da análise de correlação de Spearman, teste Mann-Whitney U, análise de agrupamento, escalonamento multidimensional e análise fatorial para alcançar o objetivo geral, bem como os demais específicos. Os resultados desta pesquisa afirmam que as práticas mais adotadas pelos supermercados no tocante ao SCG são as seguintes: i) diferenciação por ofertar produtos ao menor preço de venda que os concorrentes; ii) alcançar o menor custo; iii) ofertar um melhor mix de produtos; iv) controle dos custos; v) controle das margens praticadas; vi) aproveitar de forma rápidas as oportunidades; e vii) possibilitar um acesso informal aos superiores.
Abstract: In detriment of the corporate uncertainties imposed by the current market, it is evident that the decision making process of an organization is a complex routine and must consider a large number of variables to mitigate such uncertainties and direct the best decision making. In this process, the Management Control System (MCS) is conceptualized as a tool capable of guiding the strategic decision through the interpretation of available information. The contingency theory proposes that an organization is inserted in an environment, and thus, is in constant interaction with the contingential variables inherent to this location. In view of this, the objective of this study was to analyze the association of contingential variables with the Management Control Systems in supermarkets in Paraiba. It is a quantitative study, of the survey type, which made use of a questionnaire as an instrument of information collection, presenting a reliability test of the collected data of 95.8%. The study was developed from two groups of the same population, the first consisting of supermarkets in Paraíba associated with a chain, and the second consisting of establishments not associated with a chain. The contingency variables studied in this research are: environmental uncertainty, technology, strategy, structure and size, and the SCG variables were: innovative organic culture, formal controls and strategy for differentiating competitors. Regarding data analysis procedures, descriptive statistics techniques were used, mainly to achieve the first specific objective, in addition to Spearman correlation analysis, Mann-Whitney U test, cluster analysis, multidimensional scaling and factor analysis to achieve the general objective, as well as the other specific ones. The results of this research state that the most adopted practices by supermarkets regarding the SCG are the following: i) differentiation by offering products at a lower selling price than competitors; ii) achieve the lowest cost; iii) offer a better mix of products; iv) cost control; v) control of the practiced margins; vi) take advantage of opportunities quickly; and vii) enable informal access to superiors.
Palavras-chave: Teoria da contingência
Sistema de controle gerencial
Supermercados
Contingency theory
Management control system
Supermarkets
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Finanças e Contabilidade
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22819
Data do documento: 22-Fev-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

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