Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2283
Tipo: TCC
Título: A biblioterapia no contexto do câncer infantil: a leitura engrandece a alma
Autor(es): BALBINO, José Daniel Alves
Primeiro Orientador: PINHEIRO, Edna Gomes
referee1 : BRITO, Rosa Zuleide Lima de
referee3 : NASCIMENTO, Genoveva Batista do
Resumo: Enfatiza a importância da Biblioterapia como coadjuvante no tratamento de crianças cancerizadas, internas no Hospital Napoleão Laureano (HNL), em João Pessoa, Paraíba- Brasil, no que se refere ao processo de humanização hospitalização. Enfatiza a Biblioterapia como um recurso viável à formação do indivíduo e de suas (trans) formações de vida, haja vista que o muito que se fala sobre os benefícios terapêuticos proporcionados pela leitura. Parte do princípio de que a Biblioterapia se utiliza de recursos informacionais (leitura, contação de histórias, desenhos, atividades lúdicas) e que as informações contidas nesses recursos, quando assimiladas, transformam-se em conhecimentos que podem modificar a forma e a maneira de estar no mundo das pessoas, reeducando-as e adaptando-as ao seu contexto sócio educacional e cultural. Tem como objetivo analisar a importância da Biblioterapia no tratamento do câncer infantil, no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida do paciente e a humanização hospitalar com foco nas atividades biblioterapêuticas do Projeto Bem-Te-Vi desenvolvidas no HNL, por docentes e discentes do Curso de Biblioteconomia da UFPB, e a sua contribuição para o bem estar mental das crianças e jovens que lutam contra o câncer. O percurso metodológico constitui-se de uma pesquisa exploratória, ancorada na pesquisa bibliográfica e na observação participante, história de vida, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista e diário de campo. Conclui-se que a prática biblioterapêutica desenvolvida no HNL além de ter proporcionado momentos de descontração e alegria aos pacientes, demonstrou ser útil no processo de hospitalização e socialização dos pacientes internados nessa instituição hospitalar, bem como na interação Biblioterapeuta/paciente/enfermagem.
Abstract: Emphasizes the importance of bibliotherapy as an adjunct in the treatment of cancerizadas, inner children in Hospital Napoleon Laureano (HNL), in João Pessoa, Paraíba, Brazil, with regard to the humanization process hospitalization. Emphasizes the Bibliotherapy as a viable resource to the formation of the individual and their (trans) formations life, given that much to talk about the therapeutic benefits of reading. Assumes that bibliotherapy uses information resources (reading, storytelling, drawings, play activities) and that the information contained in these resources, when assimilated, transformed into knowledge that can change the shape and the way to be in the world of people, re-educating them and adapting them to their educational and socio-cultural context. Aims to analyze the importance of bibliotherapy in the treatment of childhood cancer, with regard to improving the patient's quality of life and hospital humanization focused on biblioterapêuticas activities of the Bem-Te-Vi Project developed in HNL, for teachers and students of Library Science UFPB, and its contribution to the mental well-being of children and young people struggling against cancer. The methodological approach consists of an exploratory research, anchored in the literature and participant observation, life history, with the data collection instruments to interview and field diary. It follows that the practical library developed in HNL besides having provided moments of relaxation and joy to patients, has proved useful in the process of socialization and hospitalization of patients admitted in this hospital and in library-/ patient / nursing.
Palavras-chave: BIBLIOTERAPIA
LEITURA
PROJETO-BEM-TE-VI
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2283
Data do documento: 1-Ago-2014
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JDAB20092017.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons