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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22835
Tipo: | Dissertação |
Título: | Descaminhos do trabalho sob a perspectiva da uberização: uma análise do trabalho feminino nos aplicativos de transporte no estado da Paraíba |
Autor(es): | Mello, Marcella da Silva |
Primeiro Orientador: | Menezes, Jaldes |
Primeiro Coorientador: | Carvalho, Rejane Gomes |
Resumo: | Uma problemática tem se tornado muito preocupante diante da acelerada transformação na organização do trabalho no século XXI. A partir do avanço das tecnologias da informação e a utilização dos aplicativos de transporte e serviços, tem sido promovido o agravamento da precarização do trabalho e a perda dos direitos trabalhistas, configurando o fenômeno da uberização do trabalho. A insegurança trazida pelas transformações no mundo do trabalho tem impactos ainda maiores quando consideramos o marcador de gênero, como, por exemplo, maior jornada de trabalho, menor remuneração, discriminação, ou seja, uma maior precarização do trabalho. Desta forma, o objetivo geral deste estudo é analisar o trabalho feminino a partir da utilização dos aplicativos de transporte no estado da Paraíba. Esta pesquisa trata-se deum estudo qualitativo e de campo realizada junto às motoristas por aplicativo do estado da Paraíba, a saber: Campina Grande e João Pessoa, e com o diretor da Associação dos Motoristas de Transporte Privado e Individual – PB (AMPTPI). O método utilizado para essa pesquisa foi o qualitativo e analítico. Contribuiram teóricamente para este estudo, autoras e autores como: Perrot (2020), Tiburi (2020), Saffioti (1976, 2004), Abílio (2017), Antunes (2009 e 2018), Pochamnn (2016), Pinto (2007) e Hirata (2002). As entrevistas diretas foram realizadas entre dezembro de 2019 a outubro de 2020. A análise qualitativa do conteúdo das informações obtidas foialcançada a partir de categorias pré-definidas como: perfil das motoristas, condições de trabalho, liberdade e autonomia, gênero e exploração no trabalho. Os resultados preliminares permitiram identificar que o trabalho das motoristas usuárias dos aplicativos em plataformas virtuais surge como uma alternativa ao desemprego e em condições de trabalho mais precário para as mulheres, tendo em vista a soma das atividades realizadasno âmbito público e privado, como consequência histórica de uma estrutura que legitimaa exploração e desvalorização do trabalho das mulheres. |
Abstract: | One issue has become very worrying given the accelerated transformation in the organization of work in the 21st century. From the advancement of information technologies and the use of transport and service applications, the worsening of precarious work and the loss of labor rights have been promoted, configuring the phenomenon of uberization of work. The insecurity brought by the changes in the world of work has even greater impacts when we consider gender marker. Thus, the general objective of this study is to analyze female work from the use of transport applications in the state of Paraíba. This research is a qualitative and field study carried out with app drivers in the state of Paraíba, namely: Campina Grande and João Pessoa, and with the director of the Association of Private and Individual Transport Drivers - PB (AMPTPI) . The method used for this research was qualitative and analytical. Theoretically contributed to this study, authors such as: Perrot (2020), Tiburi (2020), Saffioti (1976, 2004), Abílio (2017), Antunes (2009 and 2018), Pochamnn (2016), Pinto (2007) and Hirata (2002). Direct interviews were carried out between December 2019 and October 2020. The qualitative analysis of the information obtained was achieved from pre-defined categories such as: profile of drivers, working conditions, freedom and autonomy, gender and exploitation at work. The preliminary results allowed us to identify that the work of drivers who use the applications on virtualplatforms emerges as an alternative to unemployment and in more precarious working conditions for women, considering the sum of activities performed in public and private spheres, as a historical consequence of a structure that legitimizes the exploitation and devaluation of women's work. |
Palavras-chave: | Trabalho Gênero Uberização Work Genre Uberization |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Serviço Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22835 |
Data do documento: | 27-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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