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metadata.dc.type: TCC
Title: Quem somos e o que pensamos? os bibliotecários paraibanos formados na primeira década do Século XXI e sua profissão
metadata.dc.creator: MELO FILHO, Edilson Targino de
metadata.dc.contributor.advisor1: ALVES, Edvaldo Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: OLIVEIRA, Bernardina Maria Juvenal Freire de
metadata.dc.contributor.referee2: SILVA, Alba Ligia de Almeida
metadata.dc.description.resumo: Analisa a profissão de bibliotecário sob a ótica dos bibliotecários formados pela Universidade Federal da Paraíba na primeira década do século XXI (2000 -2010). A pesquisa tem como objetivo principal compreender a percepção dos bibliotecários formados na Paraíba na primeira década do Século XXI sobre sua profissão, a partir apreensão de suas representações sociais. De tipo descritiva e de natureza quanti-qualitativa, utiliza como instrumento de coleta de dados questionários com perguntas abertas e fechadas. A análise de dados fundamentou-se na técnica de categorização, presente na análise de conteúdo. Os resultados apontam para um profissional do gênero feminino, com idade abaixo de 35 anos, solteiro, de cor branca, atuando principalmente em bibliotecas e/ou como docentes, recebendo em média de 3 a 5 salários mínimos. Constatou-se também que estes profissionais se vêem como profissional da informação, cientes de que precisam desenvolver novas competências e habilidades que os permitam inserir-se, de forma ativa, no contexto da sociedade da informação com senso um senso de responsabilidade social.
Abstract: Analyzes the profession of librarianship from the perspective of librarians trained at the Federal University of Paraiba in the first decade of century XXI (2000 - 2010). The survey's main objective is to understand the perception of librarians formed in Paraíba in the first decade of century XXI about their profession, from seizure of their social representations. The research is descriptive, of quantitative and qualitative nature, and uses as an instrument data collection questionnaires with open and closed questions. Data analysis is based on the categorization technique, present in the content analysis. The results point to professional females aged below 35 years old, single, white, working primarily in libraries and/or as teachers, averaging 3 to 5 minimum wages. It was also found that these professionals see themselves as information professionals, aware that they need to develop new skills and abilities that allow them to insert themselves actively in the context of the information society with a sense of social responsibility.
Keywords: FORMAÇÃO ACADÊMICA EM BIBLIOTECONOMIA
PROFISSIONAL EM BIBLIOTECONOMIA
EXPERIENCIA PROFISSIONAL EM BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2285
Issue Date: 20-Jan-2012
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

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