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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22868
Tipo: TCC
Título: Literatura na educação infanto juvenil: uma análise bibliográfica sobre a importância da formação de futuros leitores
Autor(es): Guerra, Séfora Gomes
Primeiro Orientador: Rodrigues, Hermano de França
Primeiro Coorientador: Medeiros, José Eider
Resumo: Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise bibliográfica sobre a importância da literatura infantojuvenil no desenvolvimento e formação de futuros leitores, dentro das expectativas voltadas aos alunos do 9º ano, última série do Ensino Fundamental II. Tendo em vista as transformações constantes do público-alvo, das tecnologias, e da dinâmica social nas quais a literatura infantojuvenil atravessa, a pesquisa encontra espaço diante do recente debate que associa a educação literária ao estímulo à prática da leitura bem como aos desdobramentos da leitura junto ao processo de letramento literário. A partir de um recorte que privilegia essas dimensões, aproximamos tais reflexões ao que se espera da formação daqueles alunos com base no que delineia a Base Nacional Comum Curricular, e percebemos uma baixa incidência do lugar da literatura infantojuvenil. Isso nos leva a concluir que ainda há muitos desafios e revisões indispensáveis para que a formação do leitor se concretize verdadeiramente crítica e transformadora. Como referencial teórico, nos guiamos pelas principais reflexões de Lajolo (1988), Zilberman (1985), Colomer (2003) e Cosson (2009).
Abstract: This research aims to carry out a bibliographical analysis on the importance of children's literature in the development and formation of future readers, within the Brazilian educational system’s expectations aimed at 9th grade students, the last grade of Elementary School II. In view of the constant changes in the target audience, on technologies, and on social dynamics in which children's literature goes through, this research finds a spot among the recent debate that associates literary education with stimulating the practice of reading as well as with the consequences of reading along with the literary literacy process. From a perspective that privileges these dimensions, we bring these reflections closer to what is expected of the education of those students based on what the Base Nacional Comum Curricular outlines, and we notice a low incidence of children's literature throughout the educational guide. This leads us to conclude that there are still many challenges and essential revisions for the reader's education to become truly critical and transformative. As theoretical reference, Lajolo (1988), Zilberman (1985), Colomer (2003) e Cosson (2009) guided the main presented reflexions.
Palavras-chave: Literatura infanto juvenil
Leitura
Letramento literário
Ensino fundamental II
Formação de leitores
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22868
Data do documento: 26-Nov-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

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