Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22917
Tipo: | TCC |
Título: | Planejamento, aplicação e avaliação de um minicurso piloto sobre modelos híbridos aplicados no ensino de Química-Ciências |
Autor(es): | Barbosa, Karoline Ferreira |
Primeiro Orientador: | Lima-Junior, Claudio Gabriel |
Resumo: | As potencialidades da aplicação dos modelos híbridos em aulas de Ciências/Química como abordagem pedagógica já vem sendo relatada pela literatura. Nesta perspectiva, objetivou-se em período de pandemia, elaborar, aplicar e avaliar um minicurso específico de ensino híbrido. Para isto, tivemos como público alvo professores de escolas públicas e alunos participantes dos programas PIBID e RP, subprojeto Química, do Campus I da UFPB. Inicialmente realizou-se uma revisão bibliográfica com o objetivo de investigar a literatura científica sobre os modelos híbridos aplicados ao ensino de Ciências (Química, Física e Biologia) no Brasil no período de 2017 a 2022. Nosso corpus de dados foi o Google Acadêmico e a análise do tipo qualitativa. Posteriormente, foi elaborado um minicurso intitulado “Modelos Híbridos no Ensino de Química e Ciências: fundamentos e aplicações”, ministrado à distância utilizando o “Google Sala de Aula” como Ambiente Virtual de Aprendizagem e aplicado no primeiro momento com os professores de escolas públicas, em seguida junto aos pibidianos e bolsistas do programa Residência Pedagógica. O minicurso possuiu cargas horárias de 6 e 8h, apresentou quatro unidades propostas que versavam sobre o conceito de Ensino Híbrido e classificações; o modelo de Sala de Aula Invertida; o modelo de Rotação por Estações e Avaliação da Aprendizagem em modelo híbrido. Para cada unidade, uma videoaula foi produzida. Questionários construídos com o auxílio da ferramenta Google Drive® foram utilizados como instrumentos de coleta de dados. Como atividade do minicurso foi solicitado aos participantes a elaboração e envio de planos de aula utilizando os modelos de Sala de Aula Invertida (SAI) e Rotação Por Estações (RPE) no ensino de Química/Ciências. Por fim, disponibilizamos aos participantes da pesquisa o E-book produzido sobre a temática dos modelos híbridos. Os resultados desta pesquisa demonstraram a participação ativa da maioria dos cursistas, além de despertar neles um maior interesse pelo assunto após a realização do minicurso. No que se refere ao minicurso, todos os participantes avaliaram que a proposta atendeu as necessidades de aprendizagem sobre o assunto e fez desenvolver neles a capacidade de refletir de forma crítica sobre os conteúdos abordados. Com relação ao tempo, alguns participantes consideraram pouco tempo para concluir com êxito todos os pontos da atividade de capacitação. Isto indica que os participantes sentem a carência de refletir e aprender mais sobre a temática do ensino híbrido. Um participante sugeriu uma aula síncrona na qual os cursistas pudessem compartilhar suas propostas de metodologias ativas com os demais colegas, por meio de breves apresentações. Em relação aos materiais disponibilizados, os participantes foram unânimes em concordar que a linguagem utilizada nos materiais didáticos foi de fácil compreensão e a apresentação visual do material didático facilitou a compreensão do conteúdo. |
Abstract: | The potential of the application of hybrid models in Science/Chemistry classes as a pedagogical approach been widely explored in the literature. From this perspective, the objective of this work was to develop, apply and evaluate a specific mini-course on hybrid education, given the pandemic period. The target public of this activities were teachers from public schools and students members of the PIBID and RP programs (subproject Chemistry) from Campus I of UFPB. Initially, a literature review was carried out with the objective of investigating the scientific literature on hybrid models applied to Science teaching (Chemistry, Physics and Biology) in Brazil from 2017 to 2022. Google Scholar was used as a data source, and the qualitative analysis was applied to the results. Subsequently, a remote course entitled “Hybrid Models in Chemistry and Science Teaching: fundamentals and applications” was developed, using “Google Classroom” as a Virtual Learning Environment. This course was applied at first to the teachers from public schools, and then to the PIBID and RP students. The mini-course with workload of 6–8 hours presented four units: Blended Learning and classifications; the Flipped Classroom model; the Station Rotation model and Learning Assessment in a hybrid model. For each unit, a video lesson was produced. Questionnaires built with the Google Drive® tool were used as data collection instruments. As a mini-course activity, participants were asked to prepare and send lesson plans using the Inverted Classroom and Station Rotation models in Chemistry/Science teaching. Finally, we made available to the research participants the E-book produced on the theme of hybrid models. The results of this research showed the active participation of most of the course participants, in addition to arouse a greater interest in the subject after the course. With regard to the mini-course, all participants evaluated that the proposal met the learning needs on the subject and made them develop the ability to critically reflect on the contents covered. In terms of duration, some participants considered the time to be short to successfully complete all activities, indicating that the participants feel the need to reflect and learn more about the subject of blended learning. One of the participants suggested a synchronous class in which course participants could share their proposals for active methodologies with other, through brief presentations. Regarding the materials available, the participants were unanimous in agreeing that the language used in the teaching materials was easy to understand and the visual presentation of the teaching material facilitated the understanding of the content. |
Palavras-chave: | Modelos híbridos Minicurso - Modelos híbridos no ensino de química e ciências Ensino de Química |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22917 |
Data do documento: | 13-Mai-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KFB30052022.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.