Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Filho, Manoel Lucindo da-
dc.date.accessioned2022-05-30T18:54:50Z-
dc.date.available2021-12-14-
dc.date.available2022-05-30T18:54:50Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22923-
dc.description.abstractThis research aims to present the aspects that link mathematics with the classical mechanics studied / used in physics, as the notion of motion that can be represented in the Cartesian plane. For this work, a documentary investigation was carried out using works by authors in the area of mathematics and physics, because before physics had its importance, mathematics dominated everything quantitative. In this context, this research has as its main objective the study of kinematics from mechanics where we will point out the concepts of motion in different areas, we will study the simplest type of motion: a point object that moves along a line straight line, in this way, to describe this motion, we will introduce the concepts of physical magnitudes, such as, for example, position, time, velocity and acceleration. These quantities have precise definitions that need to be reinforced in relation to what is presented in everyday language. Therefore, we will point out that physics in its studies seeks to reach and explain the occurrence of the most varied phenomena that happen daily. At this juncture, physics, like other sciences, does not work alone, producing a direct relationship with other areas of study, including chemistry and mathematics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-05-30T18:54:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC_ Manoel Lucindo da Silva Filho.pdf: 537371 bytes, checksum: f4f529b14ada1cd699bad46f93fe1855 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-30T18:54:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC_ Manoel Lucindo da Silva Filho.pdf: 537371 bytes, checksum: f4f529b14ada1cd699bad46f93fe1855 (MD5) Previous issue date: 2021-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectCinemáticapt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.titleA contribuição da matemática para o estudo da mecânica clássica: conceitos da cinemática no cotidianopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Roberto Menezes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4509932730000361pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4509932730000361pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem a finalidade de apresentar os aspectos que ligam a matemática à mecânica clássica estudada/usada na física, como a noção de movimento que podem ser representados no plano cartesiano. Para este trabalho foi realizado uma pesquisa documental utilizando obras de autores da área matemática e física, pois antes da física ter sua importância a matemática dominava tudo que se era quantitativo. Neste contexto, essa pesquisa tem por objetivo principal o estudo da cinemática a partir da mecânica onde apontaremos os conceitos do movimento em diversos âmbitos, que estudaremos o tipo mais simples de movimento: um objeto pontual se deslocando ao longo de uma linha reta, deste modo, para descrever esse movimento introduziremos os conceitos das grandezas físicas, como, por exemplo, posição, tempo, velocidade e aceleração. Essas grandezas possuem definições precisas que devem ser reforçadas em relação ao que é apresentado na linguagem cotidiana. Sendo assim, apontaremos que a física em seus estudos procura alcançar e explicar a ocorrência dos mais variados fenômenos que acontecem diariamente. Nesta conjuntura, a física, assim como as outras ciências, não trabalham sozinhas, vindo a produzir uma relação direta com demais áreas de estudos, entre elas a química e a matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBrasil, Parâmetro Curricular Nacional; terceiro e quarto ciclo; Matemática. Brasília: MECSEF,1998. GIORDANI, R.J: A importância da matemática na física: Para docentes e discentes. Joinville Santa Catarina. Clube dos autores publicação S/A. 2018. DIOGO, R.C.; GOBARA, S.T. Sociedade, educação e ensino de física no Brasil: do Brasil Colônia ao fim da Era Vargas. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 17. 2007, São Luis. Anais... São Luis: Sociedade Brasileira de Física, 2007. GASPAR, Alberto: Compreendendo a física mecânica. Edição 3, São Paulo: Ática, 2016. GERHARDT, Tatiana Engel, SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2008. GIORDANI, Rubie José. A importância da Matemática na Física: para docente3s e discentes. 1 ed. Joinvile, Santa Catarina, Clube dos Autores Publicações. S/A, 2018. PEDRISA, C.M. Características históricas do ensino de ciências. Ciência & Ensino, Campinas, n. 11, p. 9-12, 2001. SALES, Gilvandenys, MAIA, Marcelion: Física Básica I Licenciatura em Matemática. Fortaleza CE: Universidade aberta do Brasil. 2011. Walker, Jearl: Fundamentos da Física Mecânica. Decima edição, LTC. 2016 Yong, Hung D. Freedman, Roger A.: Física I Mecânica. Edição 14, Santa Bárbara, Universidade da Califórnia. 2015 CAVICCHIOLI, Edson Aparecido; JOUCOSKI, Emerson. Como Ensinar Física para os alunos do primeiro ano do Ensino Médio 200?. Disponível em arquivos. Acessado em 20/08/2021 https://www.ebiografia.com/isaac_newton/ último acesso 09/12/2021pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ Manoel Lucindo da Silva Filho.pdf524,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons