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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22924
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Letícia Cardoso dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-30T19:06:11Z | - |
dc.date.available | 2021-12-16 | - |
dc.date.available | 2022-05-30T19:06:11Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22924 | - |
dc.description.abstract | The present work has as general objective to analyze the mistakes of the students of a 7th grade class when solving and interpreting problems involving the fraction knowledge object as part of a whole and as a result of the division of two natural numbers in the context of remote education. Therefore, we applied a questionnaire with six contextualized questions, in a class of nine students from a state school located in the city of Guarabira-PB. The methodology used for the development of the research is characterized, as regards the approach to the problem, as qualitative. As for its goals, it is classified as descriptive and, in relation to technical procedures, as a case study. As a final proposal, a didactic sequence was elaborated, aiming to alleviate the mistakes made by the students in relation to our general objective. The research denoted six classifications for the mistakes made by the students, such as: correct resolutions; develop much of the reasoning, but fail to achieve the expected result; they do not understand what is being asked in the statement; failure to understand the object of knowledge addressed; the non-remembering of other objects of knowledge from previous years and, finally, many did not attach the development of the issue. The inferences made in this research may enable teachers to reflect on their teaching practice and how they are making corrections to the activities carried out by the students. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-05-30T19:06:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC_Letícia Cardoso dos Santos Silva.pdf: 4445460 bytes, checksum: bc0a17943c23049b7a43bd5ecb6c677f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-05-30T19:06:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC_Letícia Cardoso dos Santos Silva.pdf: 4445460 bytes, checksum: bc0a17943c23049b7a43bd5ecb6c677f (MD5) Previous issue date: 2021-12-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Análise de erros | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Frações | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.title | Análise de Erros em Frações: um estudo de caso em uma turma do 7º Ano do Ensino Fundamental no contexto do ensino remoto | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dias, Graciana Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado no dia 26/05/2022 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado no dia 26/05/2022 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo geral, analisar os erros dos alunos de uma turma do 7º Ano ao resolver e interpretar problemas envolvendo o objeto de conhecimento fração como parte de um todo e como resultado da divisão de dois números naturais no contexto do ensino remoto. Para tanto, aplicamos um questionário com seis questões contextualizadas, em uma turma com nove estudantes de uma escola estadual localizada na cidade de Guarabira-PB. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa caracteriza-se, no que se refere àabordagem do problema, como qualitativa. Quanto aos seus objetivos classifica-se como descritiva e, com relação aos procedimentos técnicos, como um estudo de caso. Como proposta final, foi elaborada uma sequência didática, objetivando amenizar os erros cometidos pelos estudantes em relação ao nosso objetivo geral. A pesquisa denotou seis classificações para os erros cometidos pelos estudantes, como: as resoluções corretas; desenvolvem boa parte do raciocínio, mas não conseguem chegar ao resultado esperado; não compreendem o que está sendo solicitado no enunciado; a não compreensão do objeto de conhecimento abordado; a não lembrança de outros objetos de conhecimento de anos anteriores e por fim muitos não anexaram o desenvolvimento da questão. As inferências realizadas nessa pesquisa podem possibilitar aos professores refletirem sobre sua prática docente e como estão realizando as correções das atividades feitas pelos estudantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | ALBUQUERQUE, Izabel Maria Barbosa de. Os números e suas operações fundamentais: uma discussão sobre ensino e aprendizagem. Dissertação de Mestrado. Campina Grande: EDUFCG, 2016. ARAÚJO, Aparecida de; REZENDE, Veridiana. Os cinco significados de fraçãoe o software JCLIC: relato de uma proposta com alunos de 6º ano. XII EPREM Encontro Paranaense de Educação Matemática. Campo Mourão, 2014. Disponível em: http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremxii/ARQUIVOS/RELATOS/autores/REA007.PDF. Acesso em: 10 nov. 2021. AZEVEDO, Danielle Santos. Análise de erros Matemáticos: interpretação das respostas dos alunos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18221/000728054.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 27 out. 2021. BARRETO, José Rogério. 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dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS | pt_BR |
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