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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22925Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Delfino Neto, José | - |
| dc.date.accessioned | 2022-05-30T20:11:50Z | - |
| dc.date.available | 2021-12-16 | - |
| dc.date.available | 2022-05-30T20:11:50Z | - |
| dc.date.issued | 2021-12-02 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22925 | - |
| dc.description.abstract | This work aims to identify the mathematical knowledge used in cultural practices by indigenous people of the Potiguara ethnic group in the village of São Francisco the city of Baía da Traição - PB, prioritizing mass units, measures and volumes. In order to reach our goal, we carried out observation of practical activities and interviews, which started with a different generating question, for each of the four elders. The theoretical foundation that supports the research is Ethnomathematics from the perspective of Ubiratan D'Ambrósio. The methodology used for the development of the research is characterized, with regard to the approach to the problem, as qualitative. As for its objectives, it is classified as exploratory and descriptive and, in relation to technical procedures, as a case study. As a result, we identified that the various cultural practices such as craftsmanship, agricultural production, land measurement to use of a system of measurements of its own meaning, linked to the instruments of measurement that belong to the body itself, or of objects of nature. We identify the use of measures such as, palmo, vara, braça, cuia, conta, many still used, but they already use the equivalence system to the Metric Decimal System that non-indigenous people use. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-05-30T20:11:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC_ José Delfino Neto.pdf: 1331837 bytes, checksum: 348e1fdbd20d4764e171e56f02489125 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-05-30T20:11:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC_ José Delfino Neto.pdf: 1331837 bytes, checksum: 348e1fdbd20d4764e171e56f02489125 (MD5) Previous issue date: 2021-12-02 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
| dc.subject | Grandezas e Medidas | pt_BR |
| dc.subject | Práticas Culturais Indígenas | pt_BR |
| dc.title | Saberes Etnomatemáticos na Aldeia São Francisco da Etnia Potiguara: algumas Grandezas e Medidas | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves | - |
| dc.creator.Lattes | Currículo não encontrado no dia 25/05/2022 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Currículo não encontrado no dia 25/05/2022 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo geral identificar os conhecimentos matemáticos relacionados às Grandezas e Medidas, utilizados nas práticas culturais pelos indígenas de etnia Potiguara na aldeia São Francisco, município de Baía da Traição- PB. A fim de alcançarmos nosso objetivo, realizamos observação das atividades práticas e entrevistas, que partiram de uma pergunta geradora distinta, para cada um dos quatro anciãos. A fundamentação teórica que embasa a pesquisa é a Etnomatemática na perspectiva de Ubiratan D’Ambrósio. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa caracteriza-se, no que se refere à abordagem do problema, como qualitativa. Quanto aos seus objetivos classifica-se como exploratória e descritiva e, com relação aos procedimentos técnicos, como um estudo de caso. Como resultados identificamos que nas diversas práticas culturais como artesanato, produção agrícola, medição de terras a utilização de um sistema de medidas de um significado próprio, alinhados aos instrumentos de medição que seja do próprio corpo, ou de objetos da natureza. Identificamos a utilização de medidas como, palmo, vara, braça, cuia, conta, muitos ainda utilizados hoje em dia, mas já com o uso de sistema de equivalência ao Sistema Métrico Decimal utilizados pelo não indígenas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | ALVES, E. R.Atividade de Marcenaria e Etnomatemática: Possibilidades num contexto de formação de professores. 2006. Dissertação de Mestrado – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2006. BARCELLOS, L. Práticas educativo-religiosas dos indígenas Potiguara da Paraíba.João Pessoa: Editora da UFPB, 2012. BARTON, B.Dando sentido à etnomatemática: etnomatemática fazendo sentido. 2ª ed. Porto Alegre: Zouk, 2006. BELLEMAIN, P. M. B.; BIBIANO A. M. F.; SOUZA, C. F. ESTUDAR GRANDEZAS E MEDIDAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.In:EM TEIA, Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 9, n.1, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Fundamentos pedagógicos e estrutura geral da BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Fundamentos pedagógicos e estrutura geral da BNCC. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018. BRASIL. 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| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS | pt_BR |
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