Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22925
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDelfino Neto, José-
dc.date.accessioned2022-05-30T20:11:50Z-
dc.date.available2021-12-16-
dc.date.available2022-05-30T20:11:50Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22925-
dc.description.abstractThis work aims to identify the mathematical knowledge used in cultural practices by indigenous people of the Potiguara ethnic group in the village of São Francisco the city of Baía da Traição - PB, prioritizing mass units, measures and volumes. In order to reach our goal, we carried out observation of practical activities and interviews, which started with a different generating question, for each of the four elders. The theoretical foundation that supports the research is Ethnomathematics from the perspective of Ubiratan D'Ambrósio. The methodology used for the development of the research is characterized, with regard to the approach to the problem, as qualitative. As for its objectives, it is classified as exploratory and descriptive and, in relation to technical procedures, as a case study. As a result, we identified that the various cultural practices such as craftsmanship, agricultural production, land measurement to use of a system of measurements of its own meaning, linked to the instruments of measurement that belong to the body itself, or of objects of nature. We identify the use of measures such as, palmo, vara, braça, cuia, conta, many still used, but they already use the equivalence system to the Metric Decimal System that non-indigenous people use.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-05-30T20:11:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC_ José Delfino Neto.pdf: 1331837 bytes, checksum: 348e1fdbd20d4764e171e56f02489125 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-30T20:11:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC_ José Delfino Neto.pdf: 1331837 bytes, checksum: 348e1fdbd20d4764e171e56f02489125 (MD5) Previous issue date: 2021-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectGrandezas e Medidaspt_BR
dc.subjectPráticas Culturais Indígenaspt_BR
dc.titleSaberes Etnomatemáticos na Aldeia São Francisco da Etnia Potiguara: algumas Grandezas e Medidaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves-
dc.creator.LattesCurrículo não encontrado no dia 25/05/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo não encontrado no dia 25/05/2022pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral identificar os conhecimentos matemáticos relacionados às Grandezas e Medidas, utilizados nas práticas culturais pelos indígenas de etnia Potiguara na aldeia São Francisco, município de Baía da Traição- PB. A fim de alcançarmos nosso objetivo, realizamos observação das atividades práticas e entrevistas, que partiram de uma pergunta geradora distinta, para cada um dos quatro anciãos. A fundamentação teórica que embasa a pesquisa é a Etnomatemática na perspectiva de Ubiratan D’Ambrósio. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa caracteriza-se, no que se refere à abordagem do problema, como qualitativa. Quanto aos seus objetivos classifica-se como exploratória e descritiva e, com relação aos procedimentos técnicos, como um estudo de caso. Como resultados identificamos que nas diversas práticas culturais como artesanato, produção agrícola, medição de terras a utilização de um sistema de medidas de um significado próprio, alinhados aos instrumentos de medição que seja do próprio corpo, ou de objetos da natureza. Identificamos a utilização de medidas como, palmo, vara, braça, cuia, conta, muitos ainda utilizados hoje em dia, mas já com o uso de sistema de equivalência ao Sistema Métrico Decimal utilizados pelo não indígenas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesALVES, E. R.Atividade de Marcenaria e Etnomatemática: Possibilidades num contexto de formação de professores. 2006. Dissertação de Mestrado – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2006. BARCELLOS, L. Práticas educativo-religiosas dos indígenas Potiguara da Paraíba.João Pessoa: Editora da UFPB, 2012. BARTON, B.Dando sentido à etnomatemática: etnomatemática fazendo sentido. 2ª ed. Porto Alegre: Zouk, 2006. BELLEMAIN, P. M. B.; BIBIANO A. M. F.; SOUZA, C. F. ESTUDAR GRANDEZAS E MEDIDAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.In:EM TEIA, Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 9, n.1, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Fundamentos pedagógicos e estrutura geral da BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Fundamentos pedagógicos e estrutura geral da BNCC. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília: MEC. Versão entregue ao CNE em 03 de abril de 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec. gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf. Acesso em: 04 abri 2018. BRASIL, Ministério da Educação do. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SE, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação média e tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, 1999. BRASIL. Povos indígenas IBGE. FUNAI. Ministério da Justiça. Brasília.2010. Disponível em:https://indigenas.ibge.gov.br/images/indigenas/mapas/pop_indigena_per_2010.pdf. Acesso em: 28 de outubro de 2021. BRASIL. Terras indígenas: o que é. FUNAI. Ministério da Justiça. Brasília. S/d. Disponível em: http://www.funai.gov.br/index.php/2014-02-07-13-24-32 Acesso em: 29 de out. 2021. D’AMBRÓSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 99-120, 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27965. Acesso em: 21 out. 2021. D’AMBRÓSIO, U.Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 55 D’AMBRÓSIO, U. Volta ao mundo em 80 matemáticas. Revista Scientific American Brasil, n.11. São Paulo: Ediouro, 2005. pp. 6-9. Edição especial. D’AMBRÓSIO, U.Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. 2005. DICIONÁRIO online de português. Disponível em: https://www.dicio.com.br/medir/. Acesso em: 22/11/2021 FERNANDES, A. M.; PIEDADE, R. A. Saberes matemáticos na comunidade quilombola Kalunga do Mimoso/Matas. Educação Matemática Em Revista, 107-125. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/1272. Acesso em: 22/11/2021 FERNANDES, A. M.Louceiras de Arraias: do olhar etnomatemático à ecologia desaberes na Universidade Federal do Tocantins. 2016.Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de Brasília. Brasília, DF, 2016. GIL, A. C.Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2008. INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DE SÃO PAULO (IPEM). Grandezas e unidades. 2016. LIMA,P.F.etal.Matemática-EnsinoFundamental.[S.l.]:UniversidadeFederal de São PauloUNIFESP, 2010. v. 17. LEITE, K. G. Nós mesmos e os outros. Etnomatemática e interculturalidade na escola indígena Paiter. Tese de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, 2014. LIMA, P. F.; BELLEMAIN, P. M. Baltar. Grandezas e medidas. In:CARVALHO, J. B. P. F. Matemática: Ensino Fundamental. v. 17.Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2010. LOPES, A. de P. C. Legislação e processos educativos: A constituição da escola primária no Piauí (1845 a 1889). Educação & Formação, v. 4, n. 10, p. 50-65, 2019. LORENZATO, S. Educação infantil e percepção Matemática. Campinas: Ed. Associados, 2006. MEDIR. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br/risco/. Acesso em: 24/11/2021. MORIN,E.OsSete SaberesnecessáriosàEducaçãodoFuturo.SãoPaulo:Cortez,2002. NARCISO, A. F.; VASQUEZ, E. L. Práticas laborais de indígenas Galibi-Marworno e modos de medir: pesquisa em etnomatemática. Science andKnowledge in Focus, v. 1, n. 1, p. 39-56, 2018. 56 NASCIMENTO, J. M. do; BARCELLOS, L. O povo Potiguara e a luta pela etnicidade. In: NASCIMENTO, José Mateus do (Org.). Etnoeducação Potiguara Pedagogia da Existência e das Tradições. João Pessoa: Ideia, p. 11-25, 2012. PERRIN-GLORIAN, M.. Problèmesdidactiquesliés à l’enseignementdesgrandeurs. Le cas des aires. In: DORIER, J-L. et al. (eds.). Actes de laXIeEcole d’été dedidactiquedesmathématiques, Corps, 21-30 Août 2001, Grenoble: La Pensée Sauvage,2002. PINHEIRO, A. de S.; GUSMÃO, T. C. R. S. O CONHECIMENTO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS. Colóquio do Museu Pedagógico, v. 13, n. 1, p. 1857-1861, 2019. PAULI, R. U.; MAUAD, F. C.; SIMÃO, C.Física Básica:mecânica.SãoPaulo:EPU, 1979. PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C.de. Metodologia dotrabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2.ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013 SANTOS, P. L.; SILVA, E. D. A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA COMO FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE CULTURAL DOS POTIGUARA DA PARAÍBA/BRASIL-CONSIDERAÇÕES INICIAIS. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 60, p. 105-113, 2021. SANTOS, J. C. L.Revivendo a Cultura Indígena dos Potiguaras da Paraíba. Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal da ParaíbaUFPB, 2019. SERVIÇO GRÁFICO DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Unidades agrárias não decimais em uso no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 1948. SILVA, R. D.Territorialidade dos indígenas Potiguaras. Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Geografia. Universidade Federal da Paraíba- UFPB, 2019. SURUÍ, A. P.; LEITE, K. G. Etnomatemática e Educação Escolar Indígena no contexto do povo Paiter. Zetetike, v. 26, n. 1, p. 94-112, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650870. Acesso em: 22/11/2021 TRINDADE, D. A. Uma caracterização do saber profissional do professor para ensinar matemática: o caso das medidas. 2020pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ José Delfino Neto.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons