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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22928
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Nascimento, Isleny Lisboa do | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-30T20:17:42Z | - |
dc.date.available | 2021-12-16 | - |
dc.date.available | 2022-05-30T20:17:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22928 | - |
dc.description.abstract | This research aimed to identify the level of knowledge about Financial Education that young people in the city of Itapororoca-PB have, specifically in relation to consumption, investment and savings. The survey was conducted with young adults from the city of Itapororoca-PB, aged between 16 and 40 years, in which a total of 154 people were willing to answer. As a collection instrument, the diagnostic questionnaire was used, which contained 26 questions. Through the survey, it is concluded that part of the respondents have some knowledge in Financial Education, but that this knowledge is still shallow, as they do not feel completely safe to manage their own money. And in addition, 54.8% of respondents are indebted people, who use their credit card to finance their purchases. It was also observed that respondents do not have the habit of saving, and that 57.1% do not invest, as they do not have enough knowledge to invest. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-05-30T20:17:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC _Isleny Lisboa do Nascimento.pdf: 2091634 bytes, checksum: ee4cd200864daaa113a9924a4d81ca45 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-05-30T20:17:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC _Isleny Lisboa do Nascimento.pdf: 2091634 bytes, checksum: ee4cd200864daaa113a9924a4d81ca45 (MD5) Previous issue date: 2021-12-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
dc.subject | Consumo | pt_BR |
dc.subject | Endividamento | pt_BR |
dc.subject | Investimento | pt_BR |
dc.subject | Poupar | pt_BR |
dc.title | Educação Financeira e decisões de consumo, investimento e poupança: um estudo com os jovens de Itapororoca-PB | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gouveia, Joseilme Fernandes | - |
dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 25/05/2022 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 25/05/2022 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo identificar o nível de conhecimento sobre Educação Financeira que os jovens da cidade de Itapororoca-PB possuem, especificamente em relação a consumo, investimento e poupança. A pesquisa foi realizada com os jovens e adultos da cidade de Itapororoca-PB com idade de 16 a 40 anos, no qual se dispuseram a responder o questionário online, aplicado pelo google formes, onde atingimos um total de 154 pessoas. Partimos de uma pesquisa quantitativa, em que o instrumento de coletas, foi utilizado o questionário diagnóstico que continha 26 questões e mais 3 questões abertas. Através da pesquisa, conclui-se que parte dos respondentes possuem um certo conhecimento em Educação Financeira, mas que este conhecimento ainda insuficiente, visto que eles não se sentem totalmente seguro para gerenciar seu próprio dinheiro. E além disso, a maioria dos participantes são pessoas endividadas, que utiliza o cartão de crédito para financiar suas compras. Observou-se também que os respondentes não possuem o hábito de poupar, e que a maioria não realiza investimentos, pois não possui conhecimento suficiente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo. A transformação das pessoas em mercadorias. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 2008. BCB, Banco Central do Brasil. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira. Acesso em 10 de setembro 21. BCB, Banco Central do Brasil. Caderno de Educação Financeira. – Gestão de Finanças Pessoais. BCB. Brasília: Cidadania Financeira, 2013. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/Cuidando_do_seu_dinh eiro_Gestao_de_Financas_Pessoais/caderno_cidadania_financeira.pdf. Acesso em: 03 de setembro de 21. BATTISTI, F. G et al. Tecnologia e Felicidade: a obsolescência do consumismo. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Blumenau, Santa Catarina, 2011. Disponível em: https://docplayer.com.br/29253867-Tecnologia-e-felicidade-a-obsolescencia-doconsumismo.html. Acesso em 15 de setembro 21. BRASIL. Estratégia Nacional de Educação Financeira– Plano Diretor da Enef. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/PlanoDiretor-ENEF-Estrategia-Nacional-de-Educacao-Financeira.pdf. Acesso em 05 de setembro de 21. BODIE, Z.; KANE, A.; MARCUS, A. Fundamentos de investimentos. 10. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015. CERBASI, G. P. Como organizar sua vida financeira: inteligência financeira pessoal na prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. CNC- Pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor (peic). O perfil do endividamento das famílias brasileiras em 2020. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2021/01/endividamento-2020n-cnc-29jan2021.pdf. Acesso em 05 de setembro de 2021. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. NIGRO, T. Do mil ao milhão: sem cortar o cafezinho. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2018 OCDE, Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico. Recomendação sobre os Princípios e as Boas Práticas de Educação e Conscientização Financeira. Julho, 2005. Disponível em: https://www.oecd.org/daf/fin/financialeducation/[PT]%20Recomenda%C3%A7%C3%A3o%20Princ%C3%ADpios%20de%20Educa%C 3%A7%C3%A3o%20Financeira%202005%20.pdf. Acesso em 13 de setembro de 21. PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. Ed. Novo Hamburgo: Feevale, 20013. 42 SANDRONI, P. Dicionário de administração e finanças. São Paulo: Best Seller; Círculo do Livro, 1996. SANTANA, P.; SUTTO, G. 90% dos brasileiros não poupam dinheiro. InfoMoney, 2020. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/economia/90-dos-brasileiros-nao-guardam-dinheiro-para-aaposentadoria-diz-estudo/. Acesso em 21 de novembro de 2021. SANTOS, A. F. Educação Financeira: um estudo sobre o caminho dos discentes de ciência contábeis. 2017. 40 f. TCC (Graduação) – Ciências Contábeis, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. SERASA. Mapa da Inadimplência do Brasil. Disponível em: https://www.serasa.com.br/assets/cms/2021/Mapa-de-Inadimple%CC%82ncia-no-Brasil.pdf. Acesso em: 15 setembro de 2021. SILVA, C. L. Educação financeira e o comportamento do consumidor um estudo com jovens de Ituiutaba/MG. 2018. 28 f. Tese (Doutorado) - Curso de Administração, Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2018. SILVA, T. S. F. Educação Financeira para o desenvolvimento pessoal. 2015. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Facer Faculdade de Ceres, Ceres, 2015. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
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