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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22944
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Izabelle Oliveira Bezerra de-
dc.date.accessioned2022-05-31T18:48:59Z-
dc.date.available2021-07-20-
dc.date.available2022-05-31T18:48:59Z-
dc.date.issued2021-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22944-
dc.description.abstractThe insertion of the internet in society provided significant changes in the way of living and thinking of individuals. In the school environment, this change has occurred and is occurring gradually, and respecting educational parameters, since education is built by individuals and its adaptation requires several factors. Teaching the Portuguese language and its axes such as reading, writing and grammar, with a focus on digital literacy, may not seem approachable for some teachers, especially those who are used to a more conservative methodology. However, digital media and the textual genres that emerge from them can be a way to combine Portuguese teaching with language practices that are part of the student's life. In this perspective, this work aims to understand how the fanfic genre can contribute to Portuguese language classes in high school, questioning whether teachers would be willing to think teaching practices around this genre and how students would react to it. Our research had a qualiquantitative approach and used as procedures, the bibliographical research and the application of questionnaires with teachers and high school students during may 8th and july 7th. To support our discussions, we used works such as those by Antunes (2009), Marcuschi (2008), Ferrarezi Jr. and Carvalho (2017), Bakhtin (1991), Lopes-Rossi (2011), Rojo (2002), Soares (1999), Kleiman (2005) and Coscarelli (2017), among others, in addition to consulting the guiding documents of the Portuguese Language, such as the PCN (2002) and the BNCC (2019). At the end of our trajectory, we concluded that the inclusion of the fanfic genre can contribute to reading, writing and grammar teaching activities, while it encourages the student to engage in language practices around a genre he/she already knows and is interested in their daily lives, as demonstrated by the research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-05-31T18:48:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC Izabelle de Lima.pdf: 1184723 bytes, checksum: 6490a5f288daab130ff5237853f0b64a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-31T18:48:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC Izabelle de Lima.pdf: 1184723 bytes, checksum: 6490a5f288daab130ff5237853f0b64a (MD5) Previous issue date: 2021-07-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de portuguêspt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectFanficpt_BR
dc.titleO gênero textual fanfic nas aulas de língua portuguesapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Fernanda Barboza de-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 26/05/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 26/05/2022pt_BR
dc.description.resumoA inserção da internet na sociedade proporcionou mudanças significativas no modo de viver e pensar dos indivíduos. No ambiente escolar, esta mudança ocorreu e vem ocorrendo de forma gradativa, e respeitando os parâmetros educacionais, visto que a educação é construída pelos indivíduos e sua adaptação requer diversos fatores. Ensinar a Língua Portuguesa e seus eixos como leitura, escrita e gramática, com foco nos letramentos digitais, pode não parecer acessível para alguns docentes, sobretudo, aqueles que estão acostumados a uma metodologia mais conservadora. Entretanto, as mídias digitais e os gêneros textuais que surgem delas podem ser uma forma de aliar o ensino de português a práticas de linguagem que fazem parte da vida do aluno. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva compreender como o gênero fanfic pode contribuir para aulas de Língua Portuguesa no ensino médio, questionando se os professores estariam dispostos a pensar práticas de ensino em torno desse gênero e como os alunos reagiriam a isso. Nossa pesquisa teve abordagem qualiquantitativa e utilizou como procedimentos, a pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários junto a professores e alunos do ensino médio durante 8 de maio até 7 de junho. Para fundamentar nossas discussões, utilizamos obras como as de Antunes (2009), Marcuschi (2008), Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017), Bakhtin (1991), Lopes-Rossi (2011), Rojo (2002), Soares (1999), Kleiman (2005) e Coscarelli (2017), entre outras, além de consultarmos os documentos orientadores de Língua Portuguesa, como os PCN (2002) e a BNCC (2019). Ao fim da nossa trajetória, concluímos que a inserção do gênero fanfic pode contribuir com as atividades de leitura, escrita e o ensino de gramática, ao passo que instiga o aluno a se envolver em práticas de linguagem em torno de um gênero que ele já conhece e se interessa em seu cotidiano, como ficou demonstrado com a pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesA inserção da internet na sociedade proporcionou mudanças significativas no modo de viver e pensar dos indivíduos. No ambiente escolar, esta mudança ocorreu e vem ocorrendo de forma gradativa, e respeitando os parâmetros educacionais, visto que a educação é construída pelos indivíduos e sua adaptação requer diversos fatores. Ensinar a Língua Portuguesa e seus eixos como leitura, escrita e gramática, com foco nos letramentos digitais, pode não parecer acessível para alguns docentes, sobretudo, aqueles que estão acostumados a uma metodologia mais conservadora. Entretanto, as mídias digitais e os gêneros textuais que surgem delas podem ser uma forma de aliar o ensino de português a práticas de linguagem que fazem parte da vida do aluno. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva compreender como o gênero fanfic pode contribuir para aulas de Língua Portuguesa no ensino médio, questionando se os professores estariam dispostos a pensar práticas de ensino em torno desse gênero e como os alunos reagiriam a isso. Nossa pesquisa teve abordagem qualiquantitativa e utilizou como procedimentos, a pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários junto a professores e alunos do ensino médio durante 8 de maio até 7 de junho. Para fundamentar nossas discussões, utilizamos obras como as de Antunes (2009), Marcuschi (2008), Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017), Bakhtin (1991), Lopes-Rossi (2011), Rojo (2002), Soares (1999), Kleiman (2005) e Coscarelli (2017), entre outras, além de consultarmos os documentos orientadores de Língua Portuguesa, como os PCN (2002) e a BNCC (2019). Ao fim da nossa trajetória, concluímos que a inserção do gênero fanfic pode contribuir com as atividades de leitura, escrita e o ensino de gramática, ao passo que instiga o aluno a se envolver em práticas de linguagem em torno de um gênero que ele já conhece e se interessa em seu cotidiano, como ficou demonstrado com a pesquisa.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - CCAE

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