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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22950
Tipo: TCC
Título: A argumentação no gênero projeto político pedagógico: o uso dos modalizadores discursivos
Autor(es): Silva, Vanessa Santos da
Primeiro Orientador: Nascimento, Erivaldo Pereira do
Resumo: O gênero Projeto Político Pedagógico (PPP) trata-se de um documento essencial para as instituições escolares, uma vez que auxilia na organização das atividades operacionais e pedagógicas. O processo de produção do PPP requer que toda a comunidade escola esteja envolvida, pois através do diálogo é possível planejar estratégias que contribuam no desenvolvimento de uma educação de qualidade. Adentrando nos estudos sobre o gênero PPP, questiona-se como é construída a argumentatividade nesse documento, e quais são os posicionamentos adotados pelo locutor no conteúdo do dito. Nesse sentido, este Trabalho de Conclusão de Curso objetivou investigar o funcionamento semântico-discursivo e enunciativo do fenômeno da modalização discursiva, presente no gênero Projeto Político Pedagógico. Como referencial teórico basilares que orientaram essa investigação, o trabalho pautou-se nos estudos de Teoria da Argumentação na Língua proposta por Ducrot (1987, 1988), nos estudos sobre a Modalização de Nascimento e Silva (2012) e na Teoria dos Gêneros Discursivos de Bakhtin (2002). O nosso corpus foi constituído por 05 (cinco) projetos políticos pedagógicos, que foram coletados em escolas da rede pública de ensino das cidades de Rio Tinto, Mamanguape, Cuité de Mamanguape e Sapé, localizados no Litoral Norte do Estado da Paraíba. Esta pesquisa é de natureza descritiva e de caráter interpretativista, uma vez que investigamos e analisamos a ocorrência de modalizadores que imprimem argumentatividade, pois direciona o interlocutor para determinadas conclusões. Através dos resultados obtidos pudemos constatar que o locutor utilizou várias estratégias argumentativas no gênero analisado, em especial a modalização discursiva, evidenciando o seu posicionamento acerca do conteúdo do enunciado do PPP. Dentre os tipos de modalizadores, destaca-se a modalização avaliativa e a deôntica de obrigatoriedade que foram as mais recorrentes no nosso corpus. Os efeitos de sentidos gerados por esse fenômeno foram diversos, porém alguns sobressaíram, por exemplo: julgamento axiológico, obrigação e instrução. Desse modo, pudemos concluir que através do fenômeno da modalização, o locutor apresenta o seu posicionamento, orientando o interlocutor a compreender determinadas conclusões e rechaçar outras que não são do interesse do locutor, tornando assim, o gênero PPP repleto de argumentação.
Abstract: The pedagogical political project (PPP) genre is an essential document for school institutions since it assists in the organization of operational and pedagogical activities. The PPP production process requires the entire school community to be involved because through dialogue it is possible to plan strategies that contribute to the development of quality education. Going into the studies on genre PPP, it is questioned how argumentativeness is constructed in this document, and what are the positions adopted by the speaker in the content said. In this sense, this Undergraduate Thesis aimed to investigate the semantic-discursive and enunciative functioning of the phenomenon of discursive modalization, present in the genre political project. As a basic theoretical framework that guided this investigation, the work was based on studies on the Theory of Argumentation in Language proposed by Ducrot (1987, 1988), in studies on the Modalization of Nascimento e Silva (2012), and in Theory of Discursive Genres by Bakhtin (2002). Our corpus consisted of 05 (five) pedagogical political projects, which were collected in public schools in the cities of Rio Tinto, Mamanguape, Cuité de Mamanguape, and Sapé, located on the North Coast of the State of Paraíba. This research is descriptive, and of an interpretative character, since we investigate and analyze the occurrence of modalizers that print argumentativeness, as it directs the interlocutor to certain conclusions. Through the results obtained, we could see that the speaker used several argumentative strategies of the analyzed genre, especially the discursive modalization, evidencing his position regarding the content of the PPP statement. Among the types of modalizers, we highlight the evaluative and mandatory deontica modalities, which were the most recurrent in our corpus. The effects of meanings generated by this phenomenon were diverse, but some stood out, for example axiological judgment, obligation, and instruction. Thus, we could conclude that through the modalization phenomena, the speaker presents his position, guiding the interlocutor to understand certain conclusions and reject others that are not in the speaker's interest, thus making the PPP genre full of argumentation.
Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico
Modalização
Argumentação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22950
Data do documento: 28-Jun-2021
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