Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22956Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Damasceno, Andréia Macêdo | - |
| dc.date.accessioned | 2022-06-01T03:46:16Z | - |
| dc.date.available | 2020-12-02 | - |
| dc.date.available | 2022-06-01T03:46:16Z | - |
| dc.date.issued | 2020-11-28 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22956 | - |
| dc.description.abstract | This article aims to reflect on issues of critical literacy in the English language, based on the current context of education, in which literacy practice is part of the teachinglearning process, an education centered on sociocultural aspects, in which the individual is able to develop his critical sense for social transformation. With regard to 4 the teacher's role, critical literacy requires a greater skill from the teacher, as a critical understanding of what is being read is necessary for the construction of meanings. In this sense, we propose to highlight the importance of critical literacy in teaching practice, since it covers economic, social, cultural and political aspects, significant learning and a contribution to society. For theoretical support, the studies of Ana Cláudia Turcato de Oliveira (2018) and Aracelle Palma Fávoro Motta (2008), among others, are going to be taken into consideration. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-01T03:46:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC Andreia Macedo Damasceno.pdf: 228607 bytes, checksum: 314b6cd93181bf40ffd754738b579654 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-01T03:46:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCC Andreia Macedo Damasceno.pdf: 228607 bytes, checksum: 314b6cd93181bf40ffd754738b579654 (MD5) Previous issue date: 2020-11-28 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Língua Inglesa | pt_BR |
| dc.subject | Letramento Crítico | pt_BR |
| dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
| dc.title | A importância do letramento crítico para o ensino da língua inglesa | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Sousa, Alexandre de Albuquerque | - |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 30/05/2022 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 30/05/2022 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este artigo objetiva refletir sobre questões de letramento crítico na língua inglesa, baseado no contexto atual da educação, em que práticas de letramento fazem parte do processo do ensino-aprendizagem, visando uma educação centrada nos aspectos socioculturais, em que o indivíduo seja capaz de desenvolver seu senso crítico para uma possível transformação social. No que se refere ao papel do docente, o letramento crítico exige do professor uma maior habilidade, pois é necessária uma compreensão crítica do que está sendo lido para a construção de significados. Nesse sentido, nos propomos a destacar a importância do letramento critico na prática docente, uma vez que ele abrange aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos, visando uma aprendizagem significativa e uma contribuição para a sociedade. Como suporte teórico, serão utilizados os estudos de autores como Ana Cláudia Turcato de Oliveira (2018) e Aracelle Palma Fávoro Motta (2008), dentre outros. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | A. ALENCAR, Elisa B. de; B. GATTOLIN, Sandra Regina; T. DE OLIVEIRA Ana Cláudia T. de. Por que ensinar língua inglesa dentro da perspectiva dos letramento(s) críticos(s)? 2015. Revista Diálogos interdisciplinares – GEPFIP. Aquiaduana, v. 1, n. 2, p. 234-248. Disponível em:https://periodicos.ufms.br/ index.php/deaint/article/view/1225/1104. Acesso em: 06 out. 2020. LIMA, L.C.A.R; BARROS, A.L.E.C. Goldilocksandthethreebears: Práticas e reflexões sobre momentos de criticidade emergentes da leitura de uma história infantil. Pensares em revista. 2019. Disponível em:https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/pensaresemrevista/article/view/39807/ 29443. Acesso em: 03 nov. 2020. LÍNGUA FRANCA. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Wikimedia, 2020. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_franca. Acesso em: 30 nov. 2020 MACEDO, Celina Maria Ramos Arruda. Efeitos do letramento tardio sobre a organização do conhecimento semântico. 2003. Tese (Doutorado em Letras) – 289f. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/30366257.pdf Acesso em: 22 out. 2020. MOTTA, A. O Letramento Crítico do Ensino Aprendizagem de Lingua Inglesa soba Perspectiva Docente. Londrina: Programa de Desenvolvimento Educacional, 2008. p. 22. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/ File/producoes_pde/artigo_aracelle_palma_favaro_motta.pdf. Acesso em 02 de set. 2020. OLIVEIRA, Ana Cláudia Turcato de. Perspectivas de criticidade nas aulas de línguas estrangeiras. In: Sandes, Fábio Nascimento; Coura, Felipe de Almeida. (Org.). Experiências e reflexões sobre ensino de línguas na contemporaneidade. 1ed. Palmas, 2018, v. 1, p. 77-88. Disponível em: http://download.uft.edu.br/?d=f041724cd216-4645-b1e2ee785b71c138;1.0: Experi%C3%AAncias%20e%20reflex%C3%B5es%20sobre%20ensino%20de%20l %C3%ADnguas%20na%20contemporaneidade.pdf>. Acesso em10 set. 2020 17 SANTOS, R. R. P.; IFA, S. O Letramento Crítico e o Ensino De Inglês: Reflexões Sobre A Prática Do Professor Em Formação Continuada. The Especialist, São Paulo, v. 34, n. 1, p.1-23, mar. 2013. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/ pensaresemrevista/article/download/39807/29443. Acesso em: 25 set. 2020. SILVA, M. T. Letramento crítico e os desafios do ensino. In: Sandes, Fábio Nascimento; Coura, Felipe de Almeida. (Org.). Letramento crítico e os desafios do ensino. 1ed.Palmas: Eduft, 2018, v. 1, p. 58-70. Disponível em: http://download.uft.edu.br/?d=f041724c-d216-4645-b1e2-ee785b71c138;1.0: Experi%C3%AAncias%20e%20reflex%C3%B5es%20sobre%20ensino%20de%20l %C3%ADnguas%20na%20contemporaneidade.pdf. Acesso em 10 set.2020 SILVEIRA, Juliana de Souza Cavalcanti. Letramento crítico e ensino de Inglês Na escola pública: análise de uma experiência. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, p.52.2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/ 2818/1/JSCS21072017.pdf. Acesso em: 25 de set. 2020 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC Andreia Macedo Damasceno.pdf | 223,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
