Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2296
metadata.dc.type: TCC
Title: ABORDAGEM DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DE AREIA- PB, SOBRE MEIO AMBIENTE E A FAUNA DOMÉSTICA E SILVESTRE: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS.
metadata.dc.creator: Alves, Iara Rodrigues dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Guimarães, Andreia de Sousa
metadata.dc.contributor.referee1: Xavier, Wilson José Félix
metadata.dc.contributor.referee2: Nascimento, Adriana de Sousa
metadata.dc.description.resumo: A educação ambiental tem sido bastante discutida e valorizada nos últimos tempos, um dos pontos mais preocupantes abordados como questões ambientais é a conservação de nossa biodiversidade. Sabe-se que na biodiversidade, a fauna, possui um papel essencial dentro do ecossistema, ou seja, é fundamental para o equilíbrio ambiental. Nesse sentido, a pesquisa buscou a percepção ambiental dos estudantes do 6o ano de uma escola pública de Areia-PB, no que se refere à fauna doméstica e silvestre, de modo a compreender o conhecimento de cada aluno buscando mudanças de atitudes e comportamentos em relação a preservação das espécies animais, esclarecendo e apresentando as características e a importância das mesmas para o ecossistema. A pesquisa se deu em quatro etapas, onde primeiro houve a apresentação da pesquisa e seus objetivos para a diretora da escola e para a professora da disciplina, logo após isso houve o primeiro contato com a turma onde eles foram acompanhados durante uma semana para que fosse estabelecida uma confiança entre alunos e pesquisador além disso durante esse acompanhamento houve ainda algumas conversas informais para promover essa aproximação, após o acompanhamento foi solicitado aos alunos a confecção de desenhos sobre o que para eles seria o meio ambiente. A segunda etapa se deu a partir da análise dos desenhos e elaboração do questionário pré–aula, a terceira etapa foi exatamente a aplicação desse questionário. A quarta etapa foi subdividida na preparação de uma palestra sobre os assuntos discutidos no questionário pré-aula a intervenção que foi a palestra citada e a aplicação do questionário pó-aula. Por meio das técnicas de abordagem utilizadas, foi observada uma diferença considerável em termos de liberdade de expressão dos alunos investigados, essa liberdade de expressão foi dada graças às metodologias aplicadas para obtenção dos dados, pois os alunos se sentiram a vontade para se expressar. Logo esse trabalho foi de extrema importância para construção de sujeitos ecológicos, pois foram alcançados todos os objetivos e através da percepção dos alunos foram diagnosticados os problemas afim de serem solucionados.
Abstract: Environmental education has been much discussed and valued in recent times, one of the most worrying issues addressed as environmental issues is the conservation of our biodiversity. It is known that in the biodiversity, the fauna, has an essential role within the ecosystem, that is, it is fundamental for the environmental balance. In this sense, the research sought the environmental perception of 6th grade students from a public school in Areia-PB, regarding domestic and wild fauna, in order to understand the knowledge of each student seeking changes in attitudes and behaviors in relation The preservation of animal species, clarifying and presenting the characteristics and importance of the same to the ecosystem. The research was carried out in four stages, where the research was presented first and its objectives for the school director and the teacher of the discipline, soon after this there was the first contact with the group where they were accompanied during a week so that it was Established a trust between students and researcher in addition during that accompaniment there were still some informal conversations to promote this approach, after the follow up was asked the students to draw up drawings about what would be the environment for them. The second stage was based on the analysis of the drawings and preparation of the pre-class questionnaire, the third step was exactly the application of this questionnaire. The fourth step was subdivided in the preparation of a lecture on the subjects discussed in the pre-lesson questionnaire the intervention that was the lecture quoted and the application of the questionnaire in the classroom. Through the techniques of approach used, a considerable difference was observed in terms of freedom of expression of the students investigated, this freedom of expression was given thanks to the methodologies applied to obtain the data, since the students felt the will to express themselves. Soon this work was extremely important for the construction of ecological subjects, since all the objectives were achieved and through the students' perception the problems were diagnosed in order to be solved.
Keywords: Educação ambiental - Escola Pública
Biodiversidade
Fauna Doméstica - Conservação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Biológicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2296
Issue Date: 25-Jul-2017
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IRSA09082017.pdf660.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.