Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22960
Tipo: TCC
Título: Uma percepção dos engenheiros químicos em formação sobre a importância da Engenharia de Processos Assistida por Computador (CAPE)
Autor(es): Silva, Beliza Patrícia da
Primeiro Orientador: Morais Júnior, Arioston Araújo de
Resumo: A engenharia química (EQ), também conhecida como engenharia universal devido à sua ampla possibilidade de atuação, foi desde sua fundação orientada pelas necessidades da indústria, que são dinâmicas. A chamada Indústria 4.0 trouxe consigo novas demandas e tecnologias, e por consequência novas exigências para os profissionais de engenharia química. A utilização de softwares não é somente requerida pelo mercado de trabalho, trata-se também de uma forma eficaz de aplicação dos conceitos das disciplinas do ciclo básico e profissionalizante, haja vista que eles se tornam uma ferramenta importante de aprendizagem. Embora os cursos de engenharia química no Brasil possuam requisitos obrigatórios comuns, os fluxogramas dos cursos têm diferenças que implicam na formação do futuro engenheiro. Logo, esse trabalho tem como objetivo principal analisar a conjuntura do ensino de softwares computacionais para alunos de engenharia química em universidades federais brasileiras, através de resolução de problemas práticos e pesquisa descritiva. Com isso, foi desenvolvida uma metodologia baseada em etapas. Na primeira etapa foram utilizados casos ilustrativos, problemas clássicos da EQ que são impraticáveis de realizar sem a assistência de um sistema computacional. Na segunda etapa, foi realizada uma pesquisa em instituições federais de ensino da EQ no Brasil, de modo a conhecer a percepção dos alunos sobre o uso dos softwares durante a graduação, sua importância e contribuição na formação do engenheiro químico. A partir dessa abordagem foi possível observar como a modelagem e simulação de processos facilitam a resolução dos problemas típicos do exercício da engenharia química. As repostas dos estudantes ao survey apresentam um cenário acadêmico ainda distante daquele que seria compatível com as atuais demandas do mercado industrial.
Abstract: Chemical Engineering, also known as universal engineering due to its wide scope of action, has been driven by industry needs, which are dynamic, since its foundation. The so-called Industry 4.0 brought with it new demands and technologies, and consequently new requirements for chemical engineering professionals. The use of software is not only required by the industries, it is also an effective way to apply the concepts of the basic and professional cycle disciplines, since they become an important learning tool. Although chemical engineering courses in Brazil have common mandatory requirements, the course flowcharts have differences that imply the formation of the future engineer. Therefore, this work has as main objective to analyze the conjuncture of the computational software teaching to chemical engineering students in Brazilian federal universities, through the resolution of practical problems and descriptive research. A step-based methodology was developed. In the first stage, illustrative cases were used, classic chemical engineering problems that are impractical to perform without the assistance of a computer system. In the second stage, a research was carried out in federal teaching institutions of chemical engineering in Brazil, in order to know the students' perception about the use of software during graduation, its importance and contribution in the formation of the chemical engineer. From this approach it was possible to observe how the modeling and simulation of processes facilitate the resolution of the typical problems of the exercise of chemical engineering. The students' responses to the survey present an academic scenario that is still far from that which would be compatible with the current demands of the industrial market.
Palavras-chave: simulação de processos químicos
learn-by-doing
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22960
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_BELIZA PATRÍCIA DA SILVA.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.