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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22962
Tipo: TCC
Título: Aplicação do ciclo PDCA para construção do processo de desenvolvimento de infoprodutos: o caso em uma agência de lançamentos digitais da cidade de João Pessoa - Paraíba
Autor(es): Lira, Ana Beatriz Soares de
Primeiro Orientador: Gonçalves, Juliana Machion
Resumo: O avanço da tecnologia, bem como a crescente facilidade de ter o “mundo em suas mãos”, criou um cenário em que o mercado digital vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade. O desenvolvimento do marketing, assim como, dos produtos digitais ganha o mercado em uma célere velocidade abandonando o tradicionalismo de que o mercado físico é o único com potencial. O mercado de infoprodutos (produtos digitais, distribuídos na internet)é o setor que assiste um dos maiores índices de crescimento no Brasil e no mundo, visto que, explorar uma especialidade e transformá-la em um produto seja através de vídeo, e-books, podcasts, desperta o interesse de milhares de pessoas. Além disso, pensar em desenvolver e adquirir infoprodutos excede as barreiras geográficas e facilita o intercâmbio e a escalabilidade, atingindo um número grande de pessoas. É neste panorama que este estudo tem como objetivo desenvolver fluxos do processo de desenvolvimento de um infoproduto em uma agência de lançamentos digitais da cidade de João Pessoa – Paraíba, a partir do ciclo PDCA. Como metodologia optou-se por uma pesquisa qualitativa exploratória, devido a particularidade da análise de coletas de dados a partir de reuniões e observações, buscando aproximar a familiaridade com o problema, com a finalidade de torná-lo mais explícito. A partir da aplicação do PDCA, foi possível em um primeiro momento, identificar o problema, a falta de fluxo de processo no desenvolvimento do infoproduto, levantar as possíveis causas, realizar o diagnóstico e um plano de ação. Posteriormente, realizou-se o desenvolvimento das etapas e construção do checklist, este foi aplicado para construir o primeiro desenho do fluxograma para assim analisar os pontos relevantes de alteração do processo de construção do infoproduto. Por fim, foi realizada a validação junto a agência e finalização do desenho do fluxograma. Como resultado, delineou-se a estruturação de cronogramas de reuniões seguido de definição do macroprocesso da agência. Além disso, com o desenvolvimento de três checklists, divididos e fragmentados pelas etapas de planejamento, execução e alinhamento, foi permitido evitar falhas e ausências de atividades, sendo um guia para compensar os limites potenciais de memória e atenção humanas, garantindo a consistência na execução de uma tarefa. Além disso, permitiu uma melhor clareza junto ao desenho do fluxo de processo, possibilitando a gestão e alinhamento das atividades a serem desenvolvidas na agência, bem como, a facilidade em identificar os erros cometidos ao longo do desenvolvimento do produto e a clareza frente a construção do infoproduto.
Abstract: The advance of technology, as well as the increasing ease of having the “world in your hands”, created a scenario in which the digital market has been gaining more and more space in society. The development of marketing, as well as digital products, make great strides, abandoning the traditionalism that the offline market is the only one with potential. The info products market is the sector that assists one of the highest growth rates in Brazil and the world since exploring a specialty and turning it into a product, whether through video, e-books, podcasts, arouses the interest of thousands of people. Also, thinking about developing and purchasing info products exceeds geographical barriers and facilitates the exchange and scalability of online products. It is in this context that this study aims to propose the development of process flows for an info product in a digital launch agency in the city of João Pessoa - Paraíba. As a methodology, exploratory qualitative research was chosen, due to the particularity of the analysis of data collections from meetings and observations, as well as seeking to bring familiarity with the problem, to make it more explicit. From the application of the PDCA, it was possible at first to identify the problem, raise the possible causes, carry out the diagnosis, and an action plan. Subsequently, the development of the stages and construction of the checklist was carried out. Then, with the development of three checklists divided and fragmented by the stages of planning, execution and alignment, it was allowed to avoid failures and absences from developing activities, being a guide to compensate the potential limits of human memory and attention and ensuring consistency in execution of a task. In addition, enabling better clarity with the design of the process flow, allowing the management and alignment of the activities to be developed in the agency, as well as the facility to identify the mistakes made during the product development and the clarity regarding construction of the infoproduct.
Palavras-chave: Infoprodutos
PDCA
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22962
Data do documento: 10-Set-2020
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Produção Mecânica

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