Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22968
Tipo: Dissertação
Título: Fotografias de órgãos reprodutivos de angiospermas: uma técnica para identificação de plantas por alunos do ensino médio
Autor(es): Silva, Erivaldo Correia da
Primeiro Orientador: Queiroz, Rubens Teixeira de
Resumo: O tema deste trabalho de pesquisa é a importância do uso de mídias móveis como ferramenta de apoio no processo de ensino e aprendizagem de botânica para alunos do ensino médio. Este trabalho tem a pretensão de fazer uma análise de como o celular ou smartphone, pode ser utilizado como ferramenta didática no auxílio da aquisição dos conhecimentos sobre as plantas, para tanto, fazendo-se uso do celular para a prática didática de fotografia de plantas pelos alunos, buscando despertar nestes a conscientização da importância de preservar as plantas. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo aplicada, onde participaram 30 alunos da segunda série, de uma escola pública estadual da Paraíba. Durante todo o trabalho os alunos assumiram o papel de protagonistas, por meio da resolução de problemas propostos e/ou levantados durante as atividades, culminando em uma aprendizagem significativa, uma vez que foi feita uma relação dos conhecimentos prévios dos alunos e os novos conhecimentos construídos com a realidade prática na vida deles. Por fim os alunos confeccionaram um guia para identificação de plantas com as fotografias obtidas por eles durantes as aulas de campo e em seus locais onde residem. A pesquisa mostra que, apesar de fazerem parte em todos os aspectos da vida dos alunos, as plantas são despercebidas, mesmo por alunos que moram em áreas rurais, pois quando questionados sobre a importância em se estudar as plantas, nenhum dos entrevistados deu como respostas, que o estudo das plantas é muito importante, isso chamou bastante a atenção. A pesquisa mostrou também que, com auxílio do aparelho celular, a cegueira botânica dos alunos que fizeram parte da mesma, foi, pelo menos, atenuada, pois foi percebido um aumento no número de plantas reconhecidas pelos alunos.
Abstract: The theme of this research work is the importance of using mobile media as a support tool in the process of teaching and learning botany for high school students. This work intends to make an analysis of how the cell phone or smartphone can be used as a didactic tool to aid in the acquisition of knowledge about plants, for this purpose, making use of the cell phone for the didactic practice of plant photography by students, seeking to awaken in them the awareness of the importance of preserving plants. This research has a qualitative and quantitative approach, of the applied type, with the participation of 30 students of the second grade, from a state public school in Paraíba. Throughout the work, the students assumed the role of protagonists, through the resolution of problems proposed and/or raised during the activities, culminating in a meaningful learning, once a list of the students previous knowledge and the new knowledge constructed with the practical reality in their lives. Finally, the students made a guide for identifying plants with the photos obtained by them during field classes and in their places of residence. The research shows that, despite being part of all aspects of the students’ lives, the plants are unnoticed, even by students who live in rural areas, because when asked about the importance of studying the plants, none of the interviewees gave answers, that the study of plants is very important, this attracted a lot of attention. The research also showed that, with the aid of the cell phone, the botanical blindness of the students who were part of it was at least mitigated, as an increase in the number of plants recognized by the students was perceived.
Palavras-chave: Ensino de Biologia
Botânica
Celular
Fotografias
Teaching Biology
Botany
Cell-phone
Photographs
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Biologia Molecular
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22968
Data do documento: 29-Jul-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ErivaldoCorreiaDaSilva_Dissert.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons