Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22971
Tipo: | Dissertação |
Título: | A problemática da Dengue, Zika e Chikungunya e a educação ambiental – manual de práticas educativas |
Autor(es): | Araújo Júnior, José Silvio de Sousa |
Primeiro Orientador: | Castro, Carla Soraia Soares de |
Primeiro Coorientador: | Pessoa, Wallace Felipe Blohem |
Resumo: | A degradação ambiental provocada e acelerada a partir da urbanização tem mostrado sinais claros de que precisamos rever nossa relação com o meio ambiente. Qualquer atividade que o homem exerça no meio ambiente provoca impacto ambiental que, infelizmente, em sua maioria é negativo. Consequentemente, ocorre o aumento do número de doenças na população, provocadas por arboviroses tais como dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo Aedes aegypti, que vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais com muita intensidade. Para avançarmos sobre esse problema, é necessário inserir a educação ambiental como instrumento para o envolvimento da comunidade escolar. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve o objetivo de desenvolver, por meio da Educação Ambiental (EA), estratégias educativas para o ensino de Biologia relacionado ao combate à dengue, zika e chikungunya, por meio de uma Sequência Didática (SD). Para isso, foram realizados um questionário diagnóstico e um questionário pós experiência didática, o público alvo desse processo, foram os alunos da 2º série do Ensino Médio, cujos resultados foram obtidos a partir da análise dos questionários aplicados a esses alunos . Os resultados mostraram a viabilidade da sequência didática, que evidenciou uma melhora no entendimento dos alunos na relação ambiente e arbovirores. As falas dos alunos externaram ampliação de conceitos, assim como nos registros do pós-teste. Os alunos conseguiram ampliar conceitos, externar que o combate às arboviroses passa pelo cuidado com o ambiente, e que a parceria poder público e a população é de suma importância para combater o problema. Um Manual de Práticas Educativas foi produzido nesta pesquisa. Ele apresenta a sequência didática executada pelos alunos, sendo o produto resultado da pesquisa e investigação dos alunos, sendo de muita importância na contribuição do ensino de biologia, sugerindo ao docente um caminho para abordar as arboviroses no contexto da EA. Por meio desse processo, os alunos conheceram sua comunidade e vivenciaram a Educação Ambiental mediante o combate à dengue, zika e chikungunya. |
Abstract: | The environmental degradation caused and accelerated by urbanization has clear signs that we need to review our relationship with the environment. Any activity that man performs in the environment causes an environmental impact, which unfortunately, most of it is negative. Consequently, there is an increase in the number of diseases in the population, caused by arboviruses such as dengue, zika and chikungunya, transmitted by Aedes aegypti, which has been spreading through tropical and subtropical regions with great intensity. To advance on this problem, environmental education is used as an instrument for the involvement of the school community. In this perspective, this research aimed to develop, through Environmental Education (EA), methodologies for teaching biology related to combating dengue, zika and chikungunya, through a Didactic Sequence (SD). Specifically, to identify students' previous knowledge about AE and diseases caused by Aedes aegypti for subsidiary the construction of a manual; Develop an SD focused on EA and its relationship in combating arboviruses; apply to students and validate a SD; build a manual of educational practices to promote new habits that reflect environmental awareness and that contribute to the endemic control of dengue, zika and chikungunya. For this, a pre-test and a post-test were carried out with students of the 2nd grade of High School, where the results were obtained from the questionnaires and their participation in the execution of different activities. The results inherent to the viability of the didactic sequence that shows an improvement in the students' understanding of the environmental relationship and the arbovirores. The students' statements showed an expansion of concepts, as well as in the post-test records. The students were able to broaden concepts, express that combating arboviruses requires care for the environment, that a partnership between the government and the population is of paramount importance to combat the problem. A Manual of Educational Practices was produced in this research. It presents the didactic sequence, performed by the students. Through this process, students get to know their community and experience Environmental Education through the fight against dengue, zika and chikungunya. |
Palavras-chave: | Arboviroses Meio ambiente Prevenção Arboviruses Environment Prevention |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Biologia Molecular |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22971 |
Data do documento: | 27-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoséSilvioDeSousaAraújoJúnior_Dissert.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons