Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22974
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorD'andréa, Rosicléa Maria Santos-
dc.date.accessioned2022-06-06T16:44:43Z-
dc.date.available2020-11-05-
dc.date.available2022-06-06T16:44:43Z-
dc.date.issued2020-07-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22974-
dc.description.abstractBiology teaching currently faces the challenge of modernizing in a world in constant transformation, especially concerning the development and use of new educational technologies. The use of new learning methodologies in Biology classes is an active tool for student-centered learning. This work was developed at the Federal Institute of Paraíba (IFPB) and aimed to evaluate the process of producing short didactic videos by students from the Vocational Course in Mechanics at the high school level as a tool for active learning in Biology classes. The research’s approach was characterized as qualitative and quantitative, as participant in terms of procedures, as action-research in terms of objectives and as field research in terms of object. Face to face activities and virtual environments were used to guide students in the stages of video production. Students were assessed through pre-test, post-test, participation questionnaire and self-assessment forms. The developed activities improved student skills such as teamwork, interaction to solve problems, organization, cooperation, interest, and responsibility. The video production made it possible to design Cine-Bio, a didactic platform hosted at IFPB’s João Pessoa campus official video channel and made available to any interested user. As a product of this research, a methodological guide was generated to produce short videos to be used by teachers and their students. The active participation of students in the production of videos has shown that this tool is suitable for student-centered learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Ferreira (fernandaferreira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-05-18T13:09:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RosicléaMariaSantosD'andréa_Dissert.pdf: 25838684 bytes, checksum: 03d601643472fe27cd07ce0b72ef1f18 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-06-06T16:44:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RosicléaMariaSantosD'andréa_Dissert.pdf: 25838684 bytes, checksum: 03d601643472fe27cd07ce0b72ef1f18 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-06T16:44:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RosicléaMariaSantosD'andréa_Dissert.pdf: 25838684 bytes, checksum: 03d601643472fe27cd07ce0b72ef1f18 (MD5) Previous issue date: 2020-07-29en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem centrada no estudantept_BR
dc.subjectMétodo de aprendizagem ativapt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectHabilidades do século XXIpt_BR
dc.subjectStudent-centered learningpt_BR
dc.subjectActive learning methodpt_BR
dc.subjectVirtual learning environmentpt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subject21st century skillspt_BR
dc.titleProdução e avaliação de vídeos didáticos como ferramenta de aprendizagem ativa nas aulas de biologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ruffo , Thiago Leite de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0234821822283304pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8638899445279187pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Biologia enfrenta atualmente o desafio de se modernizar num mundo em constante transformação, em especial com relação ao desenvolvimento e emprego de novas tecnologias educacionais. A utilização de novas metodologias de aprendizagem nas aulas de Biologia constitui uma ferramenta ativa para o aprendizado centrado no estudante. Este trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e teve como objetivo avaliar o processo de produção de vídeos didáticos de curta duração por estudantes do Curso Técnico em Mecânica integrado ao ensino médio como ferramenta de aprendizagem ativa nas aulas de Biologia. A pesquisa foi caracterizada como qualitativa e quantitativa quanto à abordagem, como participante quanto aos procedimentos, como pesquisa-ação quanto aos objetivos e como pesquisa de campo quanto ao objeto. Atividades presenciais e em ambientes virtuais foram utilizadas para a orientação dos estudantes nas etapas de produção de vídeos. Os estudantes foram avaliados por meio de pré-testes, pós-testes, questionários de participação e fichas de autoavaliação. As atividades desenvolvidas melhoraram habilidades dos estudantes como trabalho em equipe, interação para a resolução de problemas, organização, cooperação, interesse e responsabilidade. A produção dos vídeos permitiu a criação do Cine-Bio, uma plataforma didática hospedada no canal oficial de divulgação do IFPB campus João Pessoa e disponível a qualquer usuário interessado. Como produto desta pesquisa, foi gerado um guia metodológico para a produção de vídeos de curta duração para ser utilizado por professores e seus estudantes. A participação ativa dos estudantes na produção dos vídeos mostrou que essa ferramenta é adequada para uma aprendizagem centrada no estudante.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentBiologia Molecularpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RosicléaMariaSantosD'andréa_Dissert.pdf25,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons