Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22984
Tipo: | Dissertação |
Título: | Financiamento da educação superior: análise orçamentária e avaliações dos cursos no Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba |
Autor(es): | Camboim, Quézia O’hannah de Almeida |
Primeiro Orientador: | Morais, José Jassuipe da Silva |
Resumo: | Esta dissertação teve como objetivo identificar os aspectos orçamentários e relacioná los aos resultados das avaliações dos cursos do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no período de 2011 a 2019. Buscou-se neste estudo trazer reflexões sobre o orçamento e os índices de Avaliação dos Cursos do referido Centro. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa e de natureza aplicada. Como procedimento foram adotadas fontes bibliográficas e documentais. Foi utilizada a legislação e bibliografia acerca do financiamento da educação superior no Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), além de documentos oficiais disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e pelos setores internos da Universidade Federal da Paraíba responsáveis pela gestão e orçamento. Inicialmente, foram abordados três pontos: o financiamento das Instituições Federais de Ensino Superior (composto em sua maioria por recursos repassados pela União), o orçamento público e a avaliação do ensino público de nível superior (conceitos e ferramentas de qualidade) e os indicadores que permitem qualificar os cursos e as Instituições. Posteriormente, foram extraídos os dados que correspondem ao desempenho dos cursos de graduação do Centro de Tecnologia (CT) e cruzados com os dados dos recursos orçamentários destinados ao mencionado Centro. O estudo visou extrair informações referentes ao período de 2011 a 2019, correspondente a quatro ciclos avaliativos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e foi constatado que os cortes orçamentários no referido período não influenciaram diretamente na qualidade dos cursos de graduação desde Centro. Os resultados do presente estudo fundamentaram a elaboração de um relatório cujos dados demonstram a evolução e o desenvolvimento quantitativo e qualitativo dos cursos do Centro de Tecnologia ao longo do referido período, bem como dos repasses orçamentários, com a intenção de proporcionar aos gestores dados e conhecimentos complementares que os auxiliem no planejamento, execução e tomadas de decisões. |
Abstract: | This dissertation aimed to identify the budgetary aspects and relate them to the results of the evaluations of the courses of the Technology Center (TC) of the Federal University of Paraíba (UFPB) in the period from 2011 to 2019. This study sought to bring reflections on the budget and the indices of Course Evaluation of the mentioned Center. It was an exploratory research of qualitative and quantitative approach and of applied nature. As a procedure, bibliographical and documental sources were adopted. We used the legislation and bibliography about the financing of higher education in Brazil and the National System for Evaluation of Higher Education (SINAES), as well as official documents made available by the Anísio Teixeira National Institute of Educational Studies and Research (INEP) and by the internal sectors of the Universidade Federal da Paraíba responsible for the management and budget. Initially, three points were addressed: the financing of Federal Institutions of Higher Education (mostly composed of resources transferred by the Union), the public budget and the evaluation of public higher education (concepts and quality tools) and the indicators that allow the qualification of courses and institutions. Subsequently, the data corresponding to the performance of the undergraduate courses of the Technology Center (TC) were extracted and crossed with the data of the budget resources allocated to the mentioned Center. The study aimed to extract information for the period 2011 to 2019, corresponding to four evaluation cycles of the National Exam of Student Performance (ENADE) and it was found that the budget cuts in that period did not influence directly on the quality of the undergraduate courses of this Center. The results of this study were the basis for the preparation of a report whose data demonstrate the evolution and the quantitative and qualitative development of the courses of the Technology Center over this period, as well as the budget allocations, with the intention of providing managers with data and additional knowledge to assist them in planning, implementation and decision-making. |
Palavras-chave: | Orçamento Avaliação SINAES Centro de Tecnologia Budget Evaluation Technology Center |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22984 |
Data do documento: | 23-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
QuéziaO'hannahDeAlmeidaCamboim_Dissert.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons