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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23006
Tipo: Dissertação
Título: Reintegração social de pessoas privadas de liberdade: uma análise dos projetos desenvolvidos na Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Rodrigues, Paulo César da Costa
Primeiro Orientador: Oliveira, Mariana Lins de
Resumo: A universidade desenvolve suas atividades de forma a promover a geração e difusão do conhecimento, buscando ampliar a democracia e atender aos anseios sociais. No propósito de ratificar as práticas inclusivas, o Estado, por meio de seus órgãos, e as Instituições de Ensino Superior (IES) realizam políticas públicas e projetos inclusivos que alcançam as diversas classes sociais, aproximando a educação da comunidade como um todo. Assim, as IES promovem projetos que buscam alcançar, também, as pessoas privadas de liberdade (PPL). Contudo, frente à legislação pertinente e aos anseios sociais, cabe averiguar o quanto as ações inclusivas, voltadas para esse grupo, materializam-se no meio acadêmico de forma efetiva, visando reafirmar os ditames da dignidade da pessoa humana e contribuir para a ressocialização. A presente pesquisa objetivou analisar como os projetos desenvolvidos pela UFPB contribuem para a efetivação da reinserção social de pessoas privadas de liberdade, por meio da educação. Para isso, a dissertação foi desenvolvida através de pesquisa bibliográfica e documental sobre as práticas realizadas na Universidade Federal da Paraíba. O percurso metodológico desenvolveu-se em torno de contornos qualitativo e descritivo. Num primeiro momento, buscou-se fazer uma análise sobre a contextualização histórica da educação voltada para as pessoas privadas de liberdade no Brasil. Em seguida, no segundo capítulo, abordou-se o papel social da universidade por meio de suas atividades, com relação aos projetos de reeducação. Posteriormente, realizou-se um levantamento e análise dos projetos realizados pelas IES do Brasil e pela UFPB que contribuem para a transformação de pessoas privadas de liberdade, e possível retorno destas ao meio social. Os resultados desta pesquisa visaram fornecer insumos que proporcionem uma maior institucionalização e a criação de ações ou projetos direcionados à reintegração social de pessoas privadas de liberdade. Os resultados mostram que os projetos educativos voltados para as pessoas em processo de cumprimento de pena são desenvolvidos pela UFPB, porém precisam ser potencializados, tendo em vista a crescente demanda da população privada de liberdade, o que pode contribuir para uma maior democratização do ensino e para o processo de reintegração social deste público, na instituição.
Abstract: The activities developed in the university promote the generation and diffusion of knowledge, pursuing the expansion of democracy as well as meeting social concerns. In order to ratify inclusive practices, the State, through its agencies, and Higher Education Institutions (HEI) carry out public policies and inclusive projects that reach different social classes, bringing education closer to the community as a whole. Thus, HEIs promote projects that also seek to reach Imprisoned People. However, in view of the relevant legislation and social concerns, it is worth investigating how effectively inclusive actions, aimed at this group, materialize in the academic environment, to reaffirm the precepts of the dignity of the human person and contribute to resocialization. This research aimed at analyzing how the projects developed at the Federal University of Paraíba (UFPB) contribute to the effective social reintegration of imprisoned people through education. For this, the present dissertation was developed through bibliographic and documentary research of the practices carried out at UFPB. The methodology was developed around qualitative and descriptive contours. At first, an attempt was made to analyze the historical contextualization of education directed to imprisoned people in Brazil. Then, in the second chapter, the university's social role was addressed, through its activities, in relation to re-education projects. Subsequently, a survey and analysis were carried out on the projects, made by Brazilian HEIs and UFPB, which contribute to the transformation of imprisoned people and their possible return to the social environment. The results of this research aimed to offer inputs that would provide greater institutionalization and the creation of actions or projects aimed at the social reintegration of imprisoned people. The results show that educational projects for people serving a sentence have been developed by UFPB, but they still need to be strengthened in view of the growing demand of the imprisoned population, which can contribute to a greater democratization of education and for the process of social reintegration of this public into the institution.
Palavras-chave: UFPB
Projetos
Reintegração social
Pessoas privadas de liberdade
Projects
Social reintegration
People deprived of liberty
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23006
Data do documento: 31-Ago-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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