Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Emanuel dos Santos-
dc.date.accessioned2022-06-08T14:56:58Z-
dc.date.available2020-12-02-
dc.date.available2022-06-08T14:56:58Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23030-
dc.description.abstractThis work inteds to investigate the audiovisual resources present in public schools in the city of Crisópolis/BA, recognizing these resources as the result of great technological advances, we propose to verify their usefulness when used in the classroom. We will take as a basis authors such as Stinghen (2016) and Freitas (2010), who defend the innovation of educational practice through technological devices. We will deal with the influence of technological changes in education, bringing audiovisual resources with them as pedagogical tools. We will also investigate what these tools are and how they should be used in the classroom. To do this, using electronic forms, designed to collect data from two schools in the municipality of Crisópolis / BA, we interviewed some teachers, students, and principals. The data led us to conclude that there is a lack of audiovisual resources in the school environment, despite the fact that this reality is not perceived by all research participants.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-08T14:56:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 10 - TCC Emanuel - Versão final.pdf: 864197 bytes, checksum: ebfa3ff327cdadea67a809ef2de9ab0b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-08T14:56:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 10 - TCC Emanuel - Versão final.pdf: 864197 bytes, checksum: ebfa3ff327cdadea67a809ef2de9ab0b (MD5) Previous issue date: 2020-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.titleA proficuidade do uso dos recursos audiovisuais nas salas de aula das escolas públicas do ensino médio e fundamental II no município de Crisópolis/BApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Saeger, Márcia Maria de M. Travassos-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 08/06/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 08/06/2022pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende investigar os recursos audiovisuais presentes nas escolas públicas do município de Crisópolis/BA, reconhecendo esses recursos como resultantes dos grandes avanços tecnológicos, nos propomos a constatar sua proficuidade quando utilizados em sala de aula. Tomaremos como base autores como Stinghen (2016) e Freitas (2010), os quais defendem a inovação da prática educativa por meio de dispositivos tecnológicos. Trataremos sobre a influência das transformações tecnológicas na educação, trazendo consigo os recursos audiovisuais como ferramentas pedagógicas. Investigaremos também, quais são estas ferramentas e de que forma devem ser utilizadas em sala de aula. Para isso, por meio de formulários eletrônicos, elaborados com o intuito de coletar dados de duas escolas no município de Crisópolis/BA, entrevistamos alguns docentes, alunos e diretores. Os dados nos levaram a concluir que há falta de recursos audiovisuais no ambiente escolar, apesar de esta realidade não ser percebida por todos os participantes da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesCORRÊA, Juliane. Novas tecnologias da informação e da comunicação: novas estratégias de ensino/aprendizagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. BARROS, Cláudia. Capacidade de leitura de textos multimodais. Polifonia, Cuiabá, EDUFMT, n. 19, p. 161-186, 2009. DIANA, Daniela. O que é hipertexto. TodaMatéria. Artigo revisado em 05/02/2018. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/o-que-e-hipertexto/. Acesso em 20 nov. 2020. FREITAS, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 335-352, dez,. 2010. GENNARI, Adilson; ALBUQUERQUE, Cristina Globalização, desemprego e (nova) pobreza: Estudo sobre impactos nas sociedades portuguesa e brasileira. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 92, 2011. Disponível em http://journals.openedition.org/rccs/3970. Acesso em 17 out. 2020. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. JACKIW, Elizandra; DIAS, Luis; COSTA, Rosa M. TV Multimídia e sua relação com a comunicação, a escola e a juventude. Conexão – Comunicação e Cultura, Caxias do Sul, v. 10, n. 19, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/658. Acesso em: 15 nov. 2020. NAKSHIMA, Rosária; AMARAL, Sérgio. A linguagem audiovisual da lousa digital interativa no contexto educacional. ETD – Educação Temática Digital. Campinas, v. 8, n. 1, p. 33-48, dez., 2006. Disponível em: https://document.onl/documents/alinguagemaudiovisual-da-lousa-digital-interativa.html. Acesso em: 23 maio 2020. OLIVEIRA, Cássia Araújo de; ABREU, Waldir Ferreira de; OLIVEIRA, Damião Bezerra. Conhecimento e educação na pós-modernidade. Revista Margens Interdisciplinar, [S.l.], v. 7, n. 8, p. 175-188, maio, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2754. Acesso em 24 jun. 2020. PRETTO, Nelson. A educação e as redes planetárias de comunicação. Revista Educação & Sociedade, v. 16, n. 51, pp. 312-323, ago., 1995. Disponível em: https://egroupware.ufba.br/~pretto/textos/cedes.htm. Acesso em: 23 maio 2020. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. STINGHEN, Regiane Santos. Tecnologias na educação: dificuldades encontradas para utilizá-la no ambiente escolar. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/169794/TCC_Stinghen.pdf?sequ ence=1. Acesso em: 17 out. 2020. TAMAR, Lebiam Gomes. Pensar a educação mediada por tecnologias digitais. Centro de Educação, UFPB, LEPPI. Disponível em: http://www.ce.ufpb.br/leppi/contents/documentos/publicacoes/pensar-a-educacaomediada-por-tecnologias-digitais.pdf/view. Acesso em: 24 out. 2020. ZACHARIAS, Valéria Ribeiro de Castro. Letramento digital e hipertextualidade. In: COSCARELLI, Carla Viana (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, p. 20-24, 2016.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
10 - TCC Emanuel - Versão final.pdf843,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons