Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23034Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Evelyn White Costa | - |
| dc.date.accessioned | 2022-06-08T17:42:47Z | - |
| dc.date.available | 2020-12-02 | - |
| dc.date.available | 2022-06-08T17:42:47Z | - |
| dc.date.issued | 2020-11-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23034 | - |
| dc.description.abstract | In the Brazilian school context, it is challenging for the English language teacher to contextualize teaching and learning, which suggests the need to adopt ludic means for English teaching practices. This experience report describes the musical resource applied in the classroom as a didactic-pedagogical playful tool in the acquisition of the English language focused on oral communication, interaction, motivation and knowledge about the culture. Evelyn White during her internship which was carried out, carried out with two classes from the 6th year of Elementary School II. The theorization of this report is based on works and research developed from authors such as Tim Murphey (1992), Deocleciano (2016), Batista (2008) and Silva Júnior e Silva (2016), in addition to the contributions of Jalil and Procailo (2009) ), Leffa (1988) and Portela (2007). For the methodological procedures, material was collected from the notebook of notes from the observations of classes made with the 6th grade classes, analyzing the data through the qualitative approach, a search was made for the results that the music brought to the students of English language in the factors motivation, interaction, oral and cultural knowledge of the language. Finally, the final considerations report that the music satisfactorily reached all the factors that the research intended to emphasize. The students were motivated and found in music a way to share and interact with each other. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-08T17:42:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 12 - TCC-EVELYNWHITE-FINAL-2020.pdf: 1003783 bytes, checksum: b9e8131ac56f434688744ee4e4d1ef9c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-08T17:42:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 12 - TCC-EVELYNWHITE-FINAL-2020.pdf: 1003783 bytes, checksum: b9e8131ac56f434688744ee4e4d1ef9c (MD5) Previous issue date: 2020-11-27 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Música. | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Língua Inglesa | pt_BR |
| dc.title | A música como uma ferramenta lúdica no ensino de Língua Inglesa: descrevendo experiências do estágio supervisionado I | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Osias, Juliene Paiva Araújo de | - |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 08/06/2022 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 08/06/2022 | pt_BR |
| dc.description.resumo | No âmbito escolar brasileiro, é desafiador para o professor de Língua Inglesa contextualizar o ensino e aprendizagem, o que sugere a necessidade de adotar meios lúdicos para as práticas de ensino de inglês. Este relato de experiência descreve o recurso musical aplicado em sala de aula como uma ferramenta lúdica didático-pedagógica na aquisição da língua inglesa focado na comunicação oral, interação, motivação e conhecimentos a respeito da cultura, por meio das experiências e anotações de estágio da aluna Evelyn White, realizado com duas turmas do 6° ano do Ensino Fundamental II. A teorização desse relato fundamentase nos trabalhos e pesquisas desenvolvidos a partir de autores como Tim Murphey (1992), Deocleciano (2016), Batista (2008) e Silva Júnior e Silva (2016), além das contribuições de Jalil e Procailo (2009), Leffa (1988) e Portela (2007). Para os procedimentos metodológicos foi coletado o material do caderno de anotações das observações das aulas feitas com as turmas do 6o ANO, analisando os dados por meio da abordagem qualitativa, foi feito uma busca pelos resultados que a música trouxe aos alunos estudantes de Língua Inglesa nos fatores de motivação, interação, conhecimento oral e cultural da língua. Por ultimo, as considerações finais relata que a música atingiu satisfatoriamente todos os fatores que a pesquisa pretendeu enfatizar. Os alunos se mostraram motivados e encontraram na música uma forma de compartilhar e interagir o aprendizado com o outro. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | BATISTA, J. S. Music and song: a learning tool. Diálogos Pertinentes – Revista Científica de Letras, Franca (SP), v. 4, n. 4, p. 155-178, 2008. Disponível em: http://publicacoes.unifran.br/index.php/dialogospertinentes/article/view/228. Acesso em: 27 out. 2020. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 27 out. 2020. DEOCLECIANO, M. Quando a música toca na aula de inglês: uma atividade quanti-qualitativa na Escola Estadual Engª. M. G. de Carvalho na cidade de Belém. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12629. Acesso em: 17 jun. 2020. GOBBI, D. A música enquanto estratégia de aprendizagem de língua inglesa. 2001. 133 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Caxias do Sul, 2001. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/3066. Acesso em: 27 out. 2020. GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rae/v35n3/a04v35n3.pdf. Acesso em: 27 out. 2020. JALIL, S. A.; PROCAILO, L. Metodologia de ensino de línguas estrangeiras: perspectivas e reflexões sobre os métodos, abordagens e o pós-método. IX Congresso Nacional de Educação. III Encontro Sul brasileiro de Psicopedagogia. Anais. Paraná, PUCPR, p.774-784, 2009. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2044_2145.pdf. Acesso em: 27 out. 2020. LEFFA, V. J. Metodologia do ensino de línguas. BOHN, HI; VANDRESEN, P. Tópicos em lingüística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Ed. da UFSC, Florianópolis, p. 211-236, 1988. Disponível em: http://www.espacomarciocosta.com/pdf/ingles/questoes-teoricas-emetodologicas/metodologia_ensino_linguas-vilson-j-leffa-1998.pdf. Acesso em: 27 out. 2020. LUCKESI, C. C. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. In: PORTO, Bernadete de Souza (Org.). Educação e Ludicidade – Ensaios 02, GEPEL/FACED/ UFBA, , p. 22-60, 2002. Disponível em: http://portal.unemat.br/media/files/ludicidade_e_atividades_ludicas.pdf. Acesso em: 27 out. 2020. MURPHEY, T. Music and song. Oxford, Oxford University Press, 1992. NISKIER, A. A linguagem da música. Diário da manhã, Goiás, ano 2015, p. 1, 15 abr. 2020. Disponível em: http://www.academia.org.br/artigos/linguagem-da-musica. Acesso em: 15 abr. 2020. PORTELA, K. C. A. Abordagem comunicativa na aquisição de língua estrangeira. Revista Expectativa, v. 5, n. 5, 2006. Disponível em: http://erevista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/84. Acesso em: 27 out. 2020. SILVA JÚNIOR, P.E; SILVA, B. M. As contribuições da música como instrumento de auxílio para compreensão da língua inglesa. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO III. Anais eletrônicos. Comunicação Oral (CO), Natal-RN, p.1-9, 2016. Disponível em: https://docplayer.com.br/30776993-As-contribuicoes-da-musicacomo-instrumento-de-auxilio-para-a-compreensao-da-lingua-inglesa.html. Acesso em: 27 out. 2020. VICENTINI, C.T; BASSO,R. A. Ensino de Inglês através da música. Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2293-8.pdf. Acesso em: 1 jul. 2020. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 12 - TCC-EVELYNWHITE-FINAL-2020.pdf | 980,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
