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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23037
Tipo: Dissertação
Título: Licenciatura em Estudos Sociais e a Geografia: política curricular de formação docente na Paraíba durante o Regime Militar
Autor(es): Santos, Juliana Silva dos
Primeiro Orientador: Carvalho, Luiz Eugênio Pereira
Primeiro Coorientador: Cardoso, Carlos Augusto Amorim
Resumo: A singularidade da profissão docente (e sua considerável atuação na vida dos estudantes) é um dos pontos mais importantes dentro do sistema educacional, uma vez que sua expressividade vai muito além de uma formação universitária, está ligado ao ato de ensinar e tudo que ele engloba, assim como se relaciona a questões políticas. Durante a década de 1970, período marcado pela Ditadura Militar (1964-1985), essa concepção se torna ainda mais evidente, uma vez que esse momento trouxe à tona algumas transformações significativas para a educação, em especial para a Geografia, que de forma impositiva, teve a Licenciatura plena em Geografia gradativamente substituída pela Licenciatura Curta em Estudos Sociais. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo analisar a formação docente a partir do currículo do curso de Licenciatura Curta em Estudos Sociais oferecido pela antiga FURNE (atual Universidade Estadual da Paraíba, Campus Campina Grande) e pela antiga FAFIG (atual Universidade Estadual da Paraíba, Campus Guarabira). Para tanto, definimos o recorte temporal específico de 1966-1986, por serem os anos que constam nos materiais encontrados em ambas as instituições. Dessa forma, apresentamos discussões sobre currículo, as licenciaturas curtas, os Estudos Sociais e a Geografia, utilizando como base teórica autores como Conti (1976); Callai (2013); Seabra (1981); Santos (2016); e Pontuschka, Paganelli, Cacete (2009). Utilizamos a abordagem de pesquisa qualitativa de cunho histórico, assim como fizemos uso da análise documental para o tratamento da legislação e currículo analisados. Diante dessa pesquisa, compreendemos que as semelhanças e diferenças fazem parte da construção histórica de qualquer documento, e com os currículos da FURNE e da FAFIG não seria diferente. Sendo assim, ambos os currículos existiram e se estabeleceram como o esperado, sendo marcados não só por um contexto histórico conturbado que lidava com questões ideológicas singulares, mas também por uma ideia de progresso na educação e melhorias na qualidade do ensino através de uma formação rápida, que acabou abrangendo uma demanda considerada indispensável para o sistema político do país.
Abstract: The uniqueness of the teaching profession (and it’s part on students lives) is one of the most important aspect within the educational system, since it’s expressiveness goes far beyond an university education, being linked to the action of teaching and all that it includes, as well as it relates to political matters. During the 1970s, a period marked by the Brazilian Military Dictatorship (1964-1985), this concept becomes even more evident as that moment brought to light some relevant transformations for education, especially for Geography that imposingly had it’s full degree in Geography gradually replaced by a short degree in Social Studies. In this sense, this research aimed to analyze the teacher training by the curriculum of the short degree in Social Studies offered by former FURNE (current Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande’s Campus) and by former FAFIG (current Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira’s Campus). Therefore, we defined the specific time frame as from 1966 to 1986, as both institutions materials dates. Thus, we present discutions on curriculum, short degrees, Social Studies and Geography, using as theoretical basis authors such as Conti (1976); Callai (2013); Seabra (1981); Santos (2016); and Pontuschka, Paganelli, Cacete (2009). We used the historical qualitative research approach, as well as document analysis for inquiring legislation and analysed curriculum; In view of this research, we understand that similarities and differences are part of the historical construction of any document, and with the FURNE and FAFIG curriculums would be no different. Thus, both curriculums existed and were established as expected, being marked not only by a troubled historical context that dealt with unique ideological issues, but also by an idea of progress in education and improvements on quality of teaching through faster training, which ended up covering a demand considered indispensable for the country's political system.
Palavras-chave: Licenciatura curta
Currículo
Estudos Sociais
Geografia
Short Degree
Curriculum
Social Studies
Geography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23037
Data do documento: 30-Ago-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

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