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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23054
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDib, André Huchi-
dc.date.accessioned2022-06-08T18:24:27Z-
dc.date.available2022-03-11-
dc.date.available2022-06-08T18:24:27Z-
dc.date.issued2021-09-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23054-
dc.description.abstractBetween 1959 and 1983, a factory based in Pernambuco produced more than a hundred projectors, equipping and providing maintenance services for movie theaters in capitals and in the interior of Brazil’s northeast. By offering such products and services, Indústria Velo-Cine Ltda. established itself as the main alternative given the high cost of acquisition and maintenance of projectors made in the southeast region. By using media archeology approaches (ELSSAESSER, 2018; ZIELINSKI, 2006; and KITTLER, 2016) and parameters related to projector display and manufacturing techniques in Brazil (LUCA, 2012; FREIRE, 2013 and 2018), and from family members, exhibitors, projectionists and cinema technicians testimonials; the analysis of equipment produced by the factory; and the mapping of cinemas that used its products and services, this research investigates factors and conditions that allowed the existence of the Velo-Cine brand. As a result, it presents unpublished information that allows to know and put into context this, which is possibly the only brazilian company to assembly, manufacture and sale film projection equipment in 35mm operating outside the southeast. In the quest to understand the relationship between the specific demands of the regional exhibition circuit and how they were answered by Velo-Cine, this dissertation relates to issues such as the movie theater as a media device and the appropriation of technologies and hegemonic content in peripherals environments.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2022-06-08T13:56:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AndréHuchiDib_Dissert.pdf: 5336231 bytes, checksum: 6e8f186abc57cb34359ea98bfc539b92 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2022-06-08T18:24:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AndréHuchiDib_Dissert.pdf: 5336231 bytes, checksum: 6e8f186abc57cb34359ea98bfc539b92 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-08T18:24:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AndréHuchiDib_Dissert.pdf: 5336231 bytes, checksum: 6e8f186abc57cb34359ea98bfc539b92 (MD5) Previous issue date: 2021-09-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProjeção cinematográficapt_BR
dc.subjectHistória das mídiaspt_BR
dc.subjectArqueologia do cinemapt_BR
dc.subjectProjetorpt_BR
dc.subjectVelo-cinept_BR
dc.subjectFilm projectionpt_BR
dc.subjectMedia historypt_BR
dc.subjectCinema archeologypt_BR
dc.subjectProjectorpt_BR
dc.titleVelo-cine, uma fábrica de projetores no nordeste brasileiro: uma abordagem arqueológica da mídia cinemapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Lira, Bertrand de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3362646710027258pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3922533817397352pt_BR
dc.description.resumoEntre 1959 e 1983, uma fábrica sediada em Pernambuco produziu mais de uma centena de projetores, equipando e prestando serviços de manutenção para salas de cinemas em capitais e no interior do Nordeste. Ao oferecer tais produtos e serviços, a Indústria VeloCine Ltda. se estabeleceu como principal alternativa diante do alto custo de aquisição e manutenção de projetores originários da região Sudeste. Utilizando abordagens da arqueologia das mídias (ELSSAESSER, 2018; ZIELINSKI, 2006; e KITTLER, 2016) e parâmetros relativos a técnicas de exibição e fabricação de projetores no Brasil (LUCA, 2012; FREIRE, 2013 e 2018), e a partir de depoimentos de familiares, exibidores, projecionistas e técnicos de cinema, da análise de equipamentos produzidos pela fábrica, e do mapeamento de cinemas que utilizaram de seus produtos e serviços, esta pesquisa investiga fatores e condições que permitiram a existência da marca Velo-Cine. Como resultado, apresenta informações inéditas que permitem conhecer e contextualizar esta que possivelmente seja a única empresa brasileira de montagem, fabricação e comercialização de equipamentos de projeção cinematográfica na bitola 35mm a operar fora da região Sudeste. Na busca por compreender a relação entre as demandas específicas do circuito exibidor regional e como elas foram atendidas pela Velo-Cine, esta dissertação se relaciona com questões como a sala de cinema enquanto dispositivo midiático-comunicacional e a apropriação de tecnologias e conteúdos hegemônicos em ambientes periféricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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