Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23071
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Izabel Franco de Araújo-
dc.date.accessioned2022-06-09T14:02:52Z-
dc.date.available2020-12-02-
dc.date.available2022-06-09T14:02:52Z-
dc.date.issued2020-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23071-
dc.description.abstractAwareness regarding the introduction of a second language in early childhood education is essential, since children’s early childhood period is marked by the fullness of their brain development resources, and consequently greater learning ability. With this in mind, we aim to investigate the ability to acquire a second language in a child in early childhood, and to highlight the satisfactory and beneficial results that this anticipation in the introduction of a second language can bring. Through this research, we understand that in the learning process, the age factor linked to the teaching factor has been predetermined, but that when they are corrected, and the correct stimuli are united, they become fundamental to obtain effective learning outcomes for the child, through better linguistic development of a second language.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-09T14:02:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 18 - TCC versão final - Izabel.pdf: 1589002 bytes, checksum: e2cfda4b0995568601a99aab731450fa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-09T14:02:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 18 - TCC versão final - Izabel.pdf: 1589002 bytes, checksum: e2cfda4b0995568601a99aab731450fa (MD5) Previous issue date: 2020-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPrimeira infânciapt_BR
dc.subjectEstímulospt_BR
dc.subjectSegunda línguapt_BR
dc.titleA Introdução de uma segunda Língua na Educação Infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Baldissera, Elaine Espindola-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 09/06/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 09/06/2022pt_BR
dc.description.resumoA conscientização sobre introduzir uma segunda língua na educação infantil é essencial, visto que o período da primeira infância da criança é marcado pela plenitude de suas capacidades de desenvolvimento cerebral, e consequentemente maior habilidade para aprendizagem. Mediante isso, visamos investigar a capacidade de aquisição de uma segunda língua em uma criança na primeira infância, e ressaltar os resultados satisfatórios e benéficos que esta antecipação na introdução de uma segunda língua pode trazer. Por meio desta pesquisa, compreendemos que no processo de aprendizagem, o fator idade ligado ao fator ensino tem se mostrado fatores prejudiciais no processo de aquisição de uma segunda língua, mas que ao serem tratados, e unidos os estímulos corretos, tornam-se fundamentais para a obtenção de resultados de aprendizagem eficazes para a criança, através de um melhor desenvolvimento linguístico de uma segunda língua.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Risonete Lima de. Os caminhos da língua(gem) na primeira infância. [s.l.]: [s.n.], [201-?]. CALL, Nicola; FEATHERSTONE, Sally. Cérebro e Educação Infantil: Como aplicar os conhecimentos da ciência cognitiva no ensino de criança até 5 anos. 2. Ed. Porto Alegre: Penso, 2013. COSTA, Ana Luísa; COSTA, Armanda; GONÇALVES, Anabela. Consciência linguística: aspetos sintáticos. Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português. p. 409-438, 2017. SANTOS, Daniel Domingues, PORTO, Julia Antola, LERNER, Rogério. O Impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância sobre a Aprendizagem. Comitê Científico Núcleo Ciência Pela Infância. 2014. Disponível em: https://www.insper.edu.br/wcontent/uploads/2013/08/impacto_desenvolvimento_primei ra_inf%C3%A2ncia_aprendizagem_NCPI.pdf. Acesso em 18 out. 2020. FERREIRA JUNIOR, Fernando Gonçalves. Em Construção!Uma investigação acerca da natureza dos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem de uma segunda língua. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2008. LUZ, Mariana. Primeira infância primeiro: Por que as crianças de até 6 anos devem ser prioridade nos planos de governo. Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. São Paulo: 2020. Disponível em: https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/biblioteca/primeira-infancia-primeiro-porque-criancas-ate-6-anos-devem-ser-prioridade-planosgoverno/?s=primeira,inf%C3%A2ncia,primeiro,crian%C3%A7as,anos,devem,prioridade,gov erno. Acesso em 05 nov. 2020 GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991. LAKATOS, Eva e Marconi, Marina. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 1992. LENNEBERG, E. H. Biological Foundations of language. New York: John Wiley & Sons; 1967. CRISTOVÃO, Vera Lucia Lopes; GAMERO, Raquel. Brincar aprendendo ou aprender brincando? O inglês na infância. Campinas: Trab. Ling. Aplic. v. 48, n.2, p.229-245, Jul. /Dez. 2009. ROCHA, Cláudia Hilsdorf. O ensino de línguas para crianças no contexto educacional brasileiro: breves reflexões e possíveis provisões. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 23, n. 2, p. 273-319, 2007. RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996. SANTANA, Ana Paula. Idade crítica para aquisição da linguagem. Distúrbios da Comunicação. São Paulo: v.16. n.3. p. 343-354, dez, 2004. SANT´ANA, Débora de Mello Gonçales. Plasticidade neural: as bases neurobiológicas do aprendizado. In: Anais do I Colóquio Nacional Cérebro e Mente, realizado pelo curso de Filosofia da PUC–PR campus Maringá. [s.d.]. Disponível em:< http://www. cascavel. pr. gov. br/arquivos/27062014_plasticidade_neural_-_capitulo_de_livro. pdf>. Acesso em 11 nov. 2020. SATO, Cintia De Toro. A LEITURA NA PRIMEIRA INFANCIA E A FORMAÇÃO DE LEITORES. Contemporânea Revista UniToledo: Arquitetura, Comunicação, Design, Educação e História, v. 4, n. 1, 2019. SILVA, Lilian Kasey da; COSTA, Ana Carolina Dias da. O ensino da língua inglesa para crianças: uma discussão sobre as implicações do bilinguismo na infância. Anais Eletrônicos do IV SEFELI, v. 4, 2018. SILVESTRI, Adriana. Aquisição de linguagem. In: CASTORINA, José A. CARRETERO, Mario. Desenvolvimento cognitivo e educação: os inícios do conhecimento. Vol 1. Porto Alegre: Penso, 2013. P. 227-249. VIEIRA, Maria Clara. Primeira infância: você sabe o que é?. Crescer. Site da internet, 2016/04, 08 Abr. 2016. Disponível em: <https://revistacrescer.globo.com/PrimeiraInfancia/noticia/2016/04/primeira-infancia-voce-sabe-o-que-e.html>. acesso em: 01 out. 2020pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
18 - TCC versão final - Izabel.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons