Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23074
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, José Edvaldo Pereira dos-
dc.date.accessioned2022-06-09T17:31:35Z-
dc.date.available2020-12-02-
dc.date.available2022-06-09T17:31:35Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23074-
dc.description.abstractEnglish language classes have faced several difficulties in relation to teaching and learning. In addition, it is noticed throughout school experiences that these classes are increasingly uninteresting and demotivating. Language as a social phenomenon, linked to socio-historical facts, ceases to be an isolated study and becomes a broad study that involves diversity in our world. Starting from that assumption, language teaching through Literature and classical studies can provide students with contact with the culture in which the English language is advanced and also with the peoples’ way of life, even if it is in the fictional world, (COLLIE and SLATER, 1987). In this way, the present work investigates the perception of students in English language classes using classical literature, specifically about the novel The Scarlet Letter (1850), observing the involvement of students and the teaching and learning of the English Language in high school. A survey was carried out at the State School Targino Pereira, in the City of Araruna / PB, with a class from the 2nd year of high school. Through the objectives of this field research, the procedures linked to qualitative approaches are presented as the most suitable for investigation. The sample had the participation of 21 students of both sexes. For data collection and analysis, a semi-open questionnaire containing 8 questions was conducted; having only three objective questions and five subjective questions. From the analysis it is possible to perceive the involvement of students in classes with the use of literature. In addition, students report on how much they learned from the use of the classic novel as this estimates the curiosity for the plot and the need to understand different contexts related to making the class more attractive and consequently a significant learning of the foreign language.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-09T17:31:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 21 - TCC José Edvaldo - versão final.pdf: 504841 bytes, checksum: ce7e11b3a77db468271e12d71e966b63 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-09T17:31:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 21 - TCC José Edvaldo - versão final.pdf: 504841 bytes, checksum: ce7e11b3a77db468271e12d71e966b63 (MD5) Previous issue date: 2020-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleO Uso Da Literatura Clássica Nas Aulas De Língua Inglesa No Ensino Médio: The Scarlet Letter, De Nathaniel Hawthornept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Maria do Rosário Silva-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 09/06/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 09/06/2022pt_BR
dc.description.resumoAs aulas de Língua Inglesa têm enfrentado diversas dificuldades em relação ao ensino e aprendizagem, além disso, percebe-se ao longo das experiências escolares que estas aulas estão cada vez mais desinteressantes e desmotivadoras. A língua como fenômeno social, atrelada aos fatos sócio-históricos, deixa der ser um estudo isolado e passa ser um estudo amplo que envolve a diversidade do nosso mundo. Partindo desse pressuposto, o ensino da língua através da literatura e dos estudos clássicos poderá proporcionar ao estudante o contato com a cultura em que a Língua Inglesa é produzida e também com o modo de vida das pessoas, mesmo que seja no mundo ficcional (COLLIE e SLATER, 1987). Desta forma, o presente trabalho tem como finalidade investigar a percepção dos alunos nas aulas de Língua Inglesa com uso da literatura clássica, especificamente sobre o romance The Scarlet Letter (1850), do escritor Nathaniel Hawthorne, observando o envolvimento dos alunos o ensino e a aprendizagem da língua estrangeira no ensino médio. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Targino Pereira, na Cidade de Araruna/PB, com uma turma do 2º ano do Ensino Médio. Mediante os objetivos desta pesquisa de campo, os procedimentos vinculados às abordagens qualitativas se apresentam como os mais adequados para investigação. A amostra contou com a participação de 21 alunos de ambos os sexos. Para a coleta e análise de dados foi realizado um questionário semiaberto contendo 8 questões; sendo apenas três questões objetivas e cinco questões subjetivas. A partir das análises é possível perceber o envolvimento dos alunos nas aulas com uso da literatura, além disso, os estudantes relatam sobre o quanto aprenderam com o uso do romance clássico, pois esse estimula a curiosidade pela trama e a necessidade de entender diversos contextos relacionados à obra, tornando a aula mais atrativa e consequentemente auxiliando de forma significativa na aprendizagem da língua estrangeira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesCALVINO, I. Por que ler os clássicos. Trad. Nilson Moulin - São Paulo: Companhia das Letras, 1993. COLLIE, J.; SLATER, S. Literature in the language classroom: a resource bookof ideas and activities. Cambridge: Cambridge University Press, 1987. CORACINI, Maria José R. F. O sujeito tradutor entre a “sua” língua e a língua do outro. Em: Cadernos de Tradução. Florianópolis: Pós-Graduação em estudos da Tradução. 2005, pp. 09-24. COSTA, Walter Carlos. Tradução e ensino de línguas. In: BOHN H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos de Linguística Aplicada ao ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Editora da UFSC, 1988. GIRARDELLO, Carolina Ballardin, A Importância do Ensino da Cultura na Aula de Língua Estrangeira. Web Artigos, 2012. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-do-ensino-da-cultura-na-aula-de-lingua- estrangeira/96175 Acesso em 05 de Fev. 2020 HAWTHORNE, Nathaniel. The Scarlet Letter. Boston: James R. Osgood and Company, 1875. HAWTHORNE, Nathaniel, A Letra Encarnada, tradução de Fernando Pessoa, Nota biográfica e introdução de George Monteiro, Dom Quixote, Alfragide, 2009. HAWTHORNE, Nathaniel. A Letra Escarlate. São Paulo: Ediouro, 1993. LAZAR, G. Literature and language teaching: a guide for teachers and trainers. Cambridge: Cambridge University Press, 1993. LOURENÇO, Daiane da Silva, Letramento Literário e (A Ausência De) Políticas Públicas Nacionais e Estaduais Para o Ensino de Literaturas em Língua Inglesa, DOSSIÊ ESPECIAL JORDÃO (org.) Letramentos e Multiletramentos no Ensino de Línguas e Literaturas. Revista X, vol.1, 2011. MACHADO, A. M. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. MUNIZ, Caliny de Lima Silva, Entre Obstinação e Subalternidade: uma leitura de Feminismo nas ‘Letras Escarlates’ de Nathaniel Hawthorne e Roland Joffé. Universidade estadual da paraíba, Campus III, 2016. SARMENTO, Simone. Ensino de Cultura na Aula de Língua Estrangeira. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. V. 2, n. 2, março de 2004. SEVERINO, Luciana da Silva, O Ensino de Língua Inglesa Através da Literatura: Possibilidades para as Aulas do Ensino Fundamental e Médio, Revista Porto das Letras, Vol. 02, Número Especial, 2016. Cem anos do Levante de Páscoa: Impactos Sociais, Linguísticos e Literários, 10 de set. de 2016. TIBERIO, Daniela. A Literatura no Ensino de Língua Inglesa [manuscrito]. 2014. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) Universidade Estadual da Paraíba, Pró- Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância, 2014.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
21 - TCC José Edvaldo - versão final.pdf493,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons