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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23079
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSábio, Letícia Cantarelli de Almeida-
dc.date.accessioned2022-06-09T18:30:11Z-
dc.date.available2022-12-09-
dc.date.available2022-06-09T18:30:11Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23079-
dc.description.abstractNão consta no trabalhopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2022-06-09T18:30:11Z No. of bitstreams: 1 TCC_LETÍCIA CANTARELLI DE ALMEIDA SÁBIO.pdf: 33509304 bytes, checksum: 32e220eab707ff08334ce9e8ecd623ac (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectrefugiados venezuelanospt_BR
dc.subjectintegração socialpt_BR
dc.subjectarquitetura educacionalpt_BR
dc.subjectdireitos humanospt_BR
dc.titleEscola Bilíngue La Jornada: Anteprojeto de Escola Bilíngue com foco na Educação Intercultural.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Isabel Amalia Medero-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo a elaboração de um anteprojeto de escola bilíngue integral, de ensino fundamental, para 540 alunos na cidade de Boa Vista, RR, a fim de atender a demanda por educação e integração de crianças migrantes e refugiadas venezuelanas na cidade, em decorrência da crise migratória da Venezuela. As migrações forçadas são as maiores causadoras de migrações pelo globo, sendo a metade do número de refugiados menores de 18 anos, o que ocasiona impactos na capacidade de absorção dessa população ao serviço público de educação, que em Boa Vista, não é capaz de cumprir seu papel de educar, acolher e integrar esse indivíduo em vulnerabilidade social. Em Boa Vista evidencia-se uma demanda por educação de crianças e adolescentes refugiadas e migrantes venezuelanas sem acesso a seus plenos direitos a educação, seja pela capacidade local limitada de vagas no sistema público de ensino, ou pela inconsistência dessa metodologia de ensino que não trata de solucionar os problemas referentes às diferenças linguísticas, culturais e históricas desses estudantes. Para a elaboração do anteprojeto de escola bilíngue, foi estudada a tipologia educacional, a metodologia bilíngue e os condicionantes temáticos, legais e climáticos, devendo manter foco nas propostas que incentivem as interações sociais e trocas culturais e buscando sempre soluções de amenização climática, para diminuir o desconforto térmico característico da região.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo

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