Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23082
Tipo: | TCC |
Título: | Educação estatística na sala de aula: uma proposta de sequência didática para o ensino fundamental |
Autor(es): | Costa, Severino Mendes da |
Primeiro Orientador: | Farias, Severina Andréia Dantas de |
Resumo: | A presente monografia teve como objetivo elaborar uma sequência didática para discussão de gráficos em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamenta de escola pública do município do Conde, Paraíba. A proposta visou discutir o pensamento estatístico e consequente letramento estatístico dos alunos na compreensão e interpretação de gráficos. Para embasar a pesquisa, recorremos aos documentos oficiais vigentes, como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998), e outros autores que discutem a temática do estudo. A metodologia utilizada caracterizou-se por ser uma pesquisa exploratória do tipo qualitativa, realizada um estudo de campo em março deste ano, tendo como participantes 23 alunos do 7º ano em uma escola pública do município de Conde – PB. Os resultados após a elaboração e execução da sequência didática indicaram que as atividades propostas possibilitaram uma nova visão dos alunos quanto à representação gráfica, pois entenderam o processo de construção de um gráfico, utilizando ou não tecnologia, nas aulas de matemática, o que foi de grande importância para facilitar a interpretação e análise de dados. Concluímos que o planejamento de atividades que discutam a problematização de situações do cotidiano do aluno e o uso de software do tipo planilha eletrônica contribuíram para compreensão e interpretação de gráficos dos participantes, visto que os recursosutilizados em cada momento da investigação possibilitaram a análise de dados e um posicionamento reflexivo diante das discussões. Por fim, a sequência didática foi um recurso organizador para o pesquisador e para os participantes, pois colaborou para a construção do pensamento estatísticos durante a aplicação da proposta, sendo considerado um recurso necessário para o ambiente escolar. |
Abstract: | This monograph aimed to develop a didactic sequence for discussion of graphics in a class of the 7th year of Fundamental Teaching of a public school in the municipality of Conde, Paraíba. The proposal aimed to discuss the statistical thinking and consequent statistical literacy of students in understanding and interpreting graphs. To support the research, we resorted to current official documents, such as the National Curricular Common Base - BNCC (BRASIL, 2017) and the National Curriculum Parameters - PCN (BRASIL, 1998), and other authors who discuss the theme of the study. The methodology used was characterized by being an exploratory research of the qualitative type, carried out in a field study in March of this year, with 23 students from the 7th year in a public school in the municipality of Conde - PB. The results after the elaboration and execution of the didactic sequence indicated that the proposed activities allowed a new vision of the students regarding the graphic representation, as they understood the process of building a graphic, using or not technology, in mathematics classes, which was their importance to facilitate the interpretation and analysis of data. We conclude that the planning of activities that discuss the problematization of everyday situations of the student and the use of electronic spreadsheet software contributed to the understanding and interpretation of graphs by the participants, since the resources used in each moment of the investigation allowed the analysis of data. and a reflective positioning in the face of discussions. Finally, the didactic sequence was an organizing resource for the researcher and the participating class, as it collaborated for the construction of statistical thinking during the application of the proposal, being considered a necessary resource for the school environment. |
Palavras-chave: | Estatística - Ensino de matemática Sequência didática - Gráficos e tabelas Matemática no ensino fundamental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23082 |
Data do documento: | 6-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SMC10062022.pdf | 4,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.