Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23087
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Marisa Barbosa da-
dc.date.accessioned2022-06-13T13:43:25Z-
dc.date.available2020-12-02-
dc.date.available2022-06-13T13:43:25Z-
dc.date.issued2020-11-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23087-
dc.description.abstractThe article aims to deal with the acquisition and learning of a second language in regular schools, as well as theories of authors who have already studied the subject. The research was carried out through a Systematic Literature Review, based on articles, monographs and other writings, using national journals that provide articles and other works in the same line of research as a source of research. The works studied here deal with topics such as second language learning, history of teaching English, theories about acquisition and learning. This study works with the comparative method and analyzes the possible results in a qualitative way. As a result of the research, it was analyzed which method can best suit the regular classroom to ensure better resultspt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-13T13:43:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 27 - TCC_Marisa Barbosa da Silva - versão final.pdf: 1500398 bytes, checksum: 5edf0626bcfb12f2cdd68a4e5b763ab4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-13T13:43:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 27 - TCC_Marisa Barbosa da Silva - versão final.pdf: 1500398 bytes, checksum: 5edf0626bcfb12f2cdd68a4e5b763ab4 (MD5) Previous issue date: 2020-11-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAquisiçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSegunda línguapt_BR
dc.subjectInglêspt_BR
dc.titleInglês como segunda língua no contexto escolar: aquisição e aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Osias, Juliene Paiva de Araújo-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 13/06/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 13/06/2022pt_BR
dc.description.resumoO artigo tem como objetivo tratar da aquisição e aprendizagem de segunda língua na escola regular, bem como teorias de autores que já estudaram o assunto. A pesquisa foi realizada através de uma Revisão Sistemática da Literatura, baseado em artigos, monografias e outros escritos, usando como fonte de pesquisa periódicos nacionais que disponibilizam artigos e outros trabalhos da mesma linha de pesquisa. As obras aqui estudadas tratam de temas como aprendizagem de segundo idioma, histórico do ensino de inglês, teorias sobre aquisição e aprendizagem. Esse estudo trabalha com o método comparativo e analisa os possíveis resultados de forma qualitativa. Como resultado da pesquisa, foi analisado qual método pode melhor de adequar à sala de aula regular para garantir melhores resultados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesVELOSO, Rachel Prado Rodrigues; Avaliando as razões que levam ao aprendizado de uma segunda língua. Os olhares do aluno e do professor. TCC, Universidade Federal de juiz de Fora. Juiz de Fora, Rio de Janeiro. 2014. 78p. FRIZZO, Celina Eliane; O processo de aquisição e aprendizagem de línguas e o bilinguismo. TCC, Universidade Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul. Ijuí, Rio Grande do Sul. 2013. 55p. SILVA, Cláudia Helena Dutra da; Uma proposta de letramento para o ensino de língua estrangeira na escola publica; TCC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2008. 49p. SAMPAIO, Ederlí Da Silva Teixeira; Na Voz Dos Alunos Os Sentidos Do Ensino/Aprendizagem Da Língua Inglesa No Contexto Escolar; TCC; Universidade Regional De Blumenau. Blumenau, Santa Catarina. 2009. 120p. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm> – acesso em 23 de novembro de 2020. CALLEGARI, Marília Oliveira Vasques. Reflexões sobre o modelo de aquisição de segundas línguas de Stephen Krashen – uma ponte entre a teoria e a prática em sala de aula. Trab. Linguística Aplicada, Campinas, 45(1): 87-101, Jan./Jun. 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/tla/v45n1/a06.pdf> – acesso em 12 de novembro de 2020. ECKERT, K; FROSI, V. M. Aquisição e aprendizagem de línguas estrangeiras: princípios teóricos e conceitos-chave. Domínios de Lingu@gem, v. 9, n. 1, p. 198216, 15 jul, 2015. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/28385> – acesso em 04 de outubro de 2020. MADEIRA, Ana. Aquisição de língua não materna. In: Maria João Freitas & Ana Lúcia Santos (eds.), 305–330. Berlin: Language Science Press. Disponível em: <https://research.unl.pt/ws/portalfiles/portal/3339716/Aquisi_o_de_l_ngua_n_o_matern a..p df> – acesso em 11 de novembro de 2020. SANTOS, C. A.F.; OLIVEIRA, Y. M.; SOUSA, I. N. B. O ensino e aprendizagem de língua inglesa no Brasil e a Ciência da Linguagem de Noam Chomsky. Revista Philologus, Ano 25, n. 75. Rio de Janeiro: CiFEFiL, set./dez.2019. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO25/75supl/149.pdf> – acesso em 14 de novembro de 2020. UPHOFF, Dörthe. A história dos Métodos de Ensino de Inglês no Brasil. In: BOLOGNINI, Carmen Zink. A língua inglesa na escola. Discurso e ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2008.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
27 - TCC_Marisa Barbosa da Silva - versão final.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons