Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Quésia da Silva-
dc.date.accessioned2022-06-13T14:28:41Z-
dc.date.available2020-12-02-
dc.date.available2022-06-13T14:28:41Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23089-
dc.description.abstractT h e a rt i cle re fle cts u p o n th e ro l e o f mo tiva t i o n i n t h e En g lish la n g u ag e le a r n in g p ro ce ss , m o r e sp e ci f i ca ll y in a p u b li c s ch o ol in t h e coun trysid e o f th e st a t e o f Bah i a in B ra zil . Th i s re se a r ch a im s to i n ve stig a t e th e m a i n d iff i cu l tie s e n c o u n t e red b y t e a che r s an d stu den ts re g ardi n g th e Eng lish t e a ch in g a n d le a rn in g p ro ce ss. Th e d a ta wa s co l le ct e d using a qu e st i o n n a ir e a va il a b le o n G o o g l e Forms . A c co rd in g to s o m e o f t h e p a rti cip a n t s’ a n sw e rs, we c o u ld n o tice t h a t t he stu d e n ts h a ve a co n sid e r a b l e l e ve l o f d e m o tiva tio n , h o w e v e r t h e y a ckn o w le d g e d th e im po rtan ce o f le a rn i n g E ng l ish . Th u s, we e x p e ct to c o l la b o ra t e to t h e stu d y o f stu d e n ts' m o tiv a tio n a l a s p e cts re la t ed t o E n g lish l a ng ua ge lea r n ing an d a l so to co n tri b u t e to f u tu r e re se a rc h i n thi s a reapt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-13T14:28:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 29 - TCC Quesia Andrade_Versão final.pdf: 444998 bytes, checksum: 09aa38f992bd22fec6c509dbb3fa8e27 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-13T14:28:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 29 - TCC Quesia Andrade_Versão final.pdf: 444998 bytes, checksum: 09aa38f992bd22fec6c509dbb3fa8e27 (MD5) Previous issue date: 2020-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem de Língua Inglesapt_BR
dc.subjectEscola Públicapt_BR
dc.titleMotivação e ensino-aprendizagem de Língua Inglesa sob a perspectiva de professores e alunospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Alexandre de Albuquerque-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 13/06/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 13/06/2022pt_BR
dc.description.resumoE sse tra b a l h o p re t e n de r e fle tir s o b re o p a p e l d a m o t i va çã o n o p ro ce sso de e n sino - a p r e n d iza g em d e l í n g ua in g l e sa n o En si n o Fund a m en tal , ma s e sp e ci fica m e n te , e m u ma t u rm a d o 8 º a n o d a E sc o la M u n ici p a l D r. A n tôn i o Ca rl o s Ma g a l h ã e s , no mu n i cíp i o de O l i n d in a /BA . O o b je t i vo é i d e n tifica r q ua i s a s p rin ci p a is d ificu ld a d e s e n co n tr a d a s p o r p r o fe sso re s e a l u n o s no qu e se r e f e r e a o e n sinoap rend iza g e m d a L ín g ua Ing le s a . P a r a ob ten çã o d o s da do s, a m e t o d o lo g ia u tiliza da fo i a a bo r d a g e m q ua l ita t i va e d e scri tiv a , a t r a vé s d a a p li ca çã o de u m q ue stio n á rio se m ie stru t u ra d o co m p r o fesso re s e a lu n o s p o r m e i o da fe rr amen t a G o o g le Fo rm s. De a co rd o co m a l g un s d o s re su lta do s o b t i d o s, p e rce be m o s q u e o s a lu n o s p o ssu e m um n ível co n si d e r á v e l de d e smo ti va çã o e m r e la çã o a o e stud o d a l í ngu a i n g le sa , e mb o r a te n ham re co n he ci d o a im p o rt â n ci a d e ap rend e r o r e fe rido id i o ma . D e ssa fo r ma , b u sco use c o la b o r a r pa ra o e n ten d ime n to d e a spe ctos mo tiva ci o n a i s d o a l u n o pa r a o e n sinoap rend iza g e m d a l í n g ua i n g l e sa e co n trib u ir pa ra f u t u ra s p e squ i sa s n e ssa áre a .pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA FILHO, J. C. P. de; BAGHIN, D.; CONSOLO, D. A.; SANTOS, J. B. C. dos; In: ALVARENGA, M. B.; VIANA, N. A representação do processo e aprender no livro didático nacional de língua estrangeira moderna no 1º grau. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 17, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ ojs/index.php/tla/article/view/8639176. Acesso em: 28 out. 2020. ANJOS, F. A dos. “Não me sinto motivado (a) para aprender inglês aqui”: interpretando a rota das atitudes negativas em relação à aprendizagem da língua inglesa. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 8, n. 2, p. 89–106. maio/ago. 2019. Disponível em: http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/article/view/4021. Acesso em: 10 out. de 2020. BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Narrativas, crenças e experiências de aprender inglês. Linguagem & Ensino, v. 9, n. 2, p. 145-175, jul./dez. 2006. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15642. Acesso em: 20 set.de 2020. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Lei de Diretrizes e Bases. In: Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio Brasileiro. Ministério da Educação, 1999 BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. CROOKES, G e SCHMIDT, R.W. Motivation: Reopening the Research Agenda. Language Learning, 41,469-512. 1991. Disponível em: http://nflrc.hawaii.edu/ PDFs/SCHMIDT%20 Motivation%20%20Reopening%20the%20research%20agenda.pdf. Acesso em: 20 set. de 2020.DAVID, Ricardo Santos. O ensino-aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas: o real e o ideal. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 9, n. 1. (1 sem. 2017) – ISSN 21757003. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/ article/view/13741. Acesso em: 10 out. de 2020. DIAS, Maria Helena Moreira; ASSIS-PETERSON, Ana Antonia de. O inglês na escola publica: vozes de pais e alunos. 2006. Disponível em: http://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1073/845. Acesso em: 22 mai. de 2020 FERREIRA, E. S. ; JULIANO, J. M. M. Desafios na aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental. R. Eletr. Cient. Inov. Tecnol, Medianeira, v. 8, n. 16, 2017. E – 4829. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4829. Acesso em: 08 out. de 2020. GARDNER, Robert C. Motivation and second language acquisition. 2006. Disponível em: <http://publish.uwo.ca/~gardner/docs/SPAINTALK.pdf>. Acesso em: 08 out.de 2020. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. MICHELON, Dorildes. A motivação na aprendizagem da língua inglesa. Revista Língua e Literatura, Rio Grande do Sul: editora DA.URI,v.5,n.8 e 9, 2003.Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/33/65. Acesso em: 20 set. de 2020. aprender língua estrangeira na escola de 1º grau. 1995.180f. Dissertação (mestrado)Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/ REPOSIP/333916. Acesso em: 22 mai. de 2020. PAZ, Lidiany Vieira. Motivação no processo de ensino e aprendizagem de línguas: a perspectiva do professor e a dos alunos. Orientadora: Dra. Luciane Guimarães de Paula. 2013.20f. TCC (Graduação)-Curso de Letras- Habilitação: Português e Inglês, Universidade Federal de Goiás, 2013. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/ weby/up/508/o/Lidiany_Vieira_Paz.pdf. Acesso em: 10 ago. de 2020. PINTO, A. P. O sócio construtivismo e sua influência no processamento de leitura-escrita dos aprendizes. In LEFFA, Vilson J (Org.). A interação na aprendizagem das línguas. Pelotas: Educat, 2006. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/ Livros/interacao_na_aprendizagem.pdf. Acesso em: 10 out. de 2020 SANTOS, Eliana Santos de Souza e. O ensino da língua inglesa no Brasil.2011. BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras - ISSN 2238-5754 | Departamento de Educação DEDC II – Universidade do Estado da Bahia. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/99/166. Acesso em: 22 mai. de 2020. SCHÜTZ, Ricardo. Motivação e desmotivação na aprendizagem de línguas. 2003. Disponívelem:<http://pessoal.educacional.com.br/up/50280001/2902237/Motiva%C3%A7%C 3%A3o%20e%20Desmotiva%C3%A7%C3%A3o%20no%20Ensino%20de%20L%C3%ADng uas.pdf>. Acesso em: 12nov. de 2020.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
29 - TCC Quesia Andrade_Versão final.pdf434,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons