Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23093Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Roberto de Jesus dos | - |
| dc.date.accessioned | 2022-06-13T19:05:37Z | - |
| dc.date.available | 2020-12-02 | - |
| dc.date.available | 2022-06-13T19:05:37Z | - |
| dc.date.issued | 2020-11-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23093 | - |
| dc.description.abstract | Traditionally, when one thinks of quality versus work, one thinks of quality 'at work', aiming, therefore, at the physical and mental safeguard of the worker. However, for the development of this research, we elaborated the following question: what are the implications of adopting quality OF work instead of quality AT work in the context of teaching activity? From this question posed, we established as objective to understand the categories work and teaching as work in the context of Applied Linguistics, going through a transdisciplinary trajectory. In methodological terms, this qualitative research consists of a theoretical articulation based on the Clinic of Activity, according to Clot (2013, 2017a, 2017b), among other authors. It can also be characterized as exploratory, since we seek a greater familiarity with the theme teacher work and its relationship with quality. Concerning the source and procedures, it is classified as a bibliographic study. Finally, we come to a position that advocates for the quality of work instead of quality at work, because this turn raises the promotion of an existential activism in the worker, providing transformation in his environment and in himself, besides the pride of being who he is. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-13T19:05:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 30 - TCC - ROBERTO DE JESUS DOS SANTOS - VERSÃO FINAL.pdf: 1001492 bytes, checksum: aa46463b533d1a2900d341c6a672912c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-13T19:05:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 30 - TCC - ROBERTO DE JESUS DOS SANTOS - VERSÃO FINAL.pdf: 1001492 bytes, checksum: aa46463b533d1a2900d341c6a672912c (MD5) Previous issue date: 2020-11-27 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
| dc.subject | Qualidade do trabalho | pt_BR |
| dc.subject | Linguística Aplicada | pt_BR |
| dc.subject | Clínica da Atividade | pt_BR |
| dc.title | Qualidade na ou da docência como trabalho? Uma trajetória transdisciplinar | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Costa, Walisson Paulino de Araújo | - |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 13/06/2022 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 13/06/2022 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Tradicionalmente, quando se pensa em qualidade versus trabalho, se pensa a qualidade ‘no trabalho’, visando, portanto, a salvaguarda física e mental do trabalhador. Porém, para o desenvolvimento desta pesquisa, elaboramos a seguinte pergunta: quais são as implicações de adotarmos a qualidade DO trabalho ao invés da qualidade NO trabalho no contexto da atividade docente? A partir dessa questão posta, estabelecemos como objetivo compreender as categorias trabalho e docência como trabalho no contexto da Linguística Aplicada, percorrendo uma trajetória transdisciplinar. Em termos metodológicos, esta pesquisa de cunho qualitativo consiste numa articulação teórica baseada na Clínica da Atividade, conforme CLOT (2013, 2017a, 2017b), entre outros autores. Ela também pode ser caracterizada como exploratória, já que buscamos uma maior familiaridade com o tema o trabalho docente e sua relação com a qualidade. No que se relaciona à fonte e aos procedimentos, ela se classifica como um estudo bibliográfico. Chegamos, finalmente, a um posicionamento que advoga em prol da qualidade do trabalho ao invés da qualidade no trabalho, pois essa virada suscita a promoção de um ativismo existencial no trabalhador, proporcionando transformação em seu meio e em si mesmo, além do orgulho de ser quem é | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | BENDASSOLLI, Pedro Fernando; SOBOLL, Lis Andrea. Introdução às clínicas do trabalho: aportes teóricos, pressupostos e aplicações. In: BENDASSOLLI, Pedro Fernando; SOBOLL, Lis Andrea (Orgs.). Clínicas do Trabalho. Sâo Paulo: Atlas, 2011. COSTA, Walison Paulino de Araújo. Saúde, linguagem e trabalho: a clínica da atividade em prol do devir docente no contexto da Residência Pedagógica. Projeto de Pós-doutorado (Programa de Pós-graduação em Linguística- PROLING), Universidade Federal da Paraíba, 2020. CLOT, Yves. Ofício como operador de saúde. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, vol.16, n. especial 1, p. 1-11, 2013. CLOT, Yves. Clínica da Atividade. Horizontes, v. 35, n. 3, p. 18-22, set./dez. 2017a. ________. Higienismo contra o trabalho de qualidade? HIG, Belo Horizonte, vol. 1, n. 1, art. 6, 114-124, novembro, 2017b. HESÍODO. Os trabalhos e os dias. Tradução, introdução e comentários: Mary de Camargo Neves Lafer. 1ª parte. 3ª edição. São Paulo: Editora Iluminuras, 1996. LEÃO, Luís Henrique da Costa. Psicologia do trabalho: aspectos históricos, abordagens e desafios atuais. ECOS. Volume 2, Número 2, pp. 291-305. 2012. MACHADO, Ana Rachel (Org.). O ensino como trabalho. Londrina: Eduel, 2004. MEDRADO, Betânia Passos. Compreensão da Docência como Trabalho: reflexões e pesquisas na/da Linguística Aplicada. In: MEDRADO, Betânia Passos; PÉREZ, Mariana (Orgs.). Leituras do Agir Docente: a atividade educacional à luz da perspectiva interacionista sociodiscursiva. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada. Vol. 12. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.). Por uma linguística aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. PINHEIRO, F. P. H. A.; COSTA, M. F. V.; MELO, P. B.; AQUINO, C. A. B. Clínica da Atividade: conceitos e fundamentos teóricos. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 68 (3): 110-124, Rio de Janeiro, 2016. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17ª edição. Petrópolis, RJ: Editora vozes, 2014. ZANELLI, J C.; BASTOS, A. V. B. Inserção profissional do psicólogo em organizações e no trabalho.In: ZANELLI, J.C; BORGES-‐ANDRADE, J. E, BASTOS, A. V. B. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto alegre: Artmed, 2004. WINNICOTT, D. Conversations ordinaires. Paris: Gallimard, 1988. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 30 - TCC - ROBERTO DE JESUS DOS SANTOS - VERSÃO FINAL.pdf | 978,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
