Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23093
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Roberto de Jesus dos-
dc.date.accessioned2022-06-13T19:05:37Z-
dc.date.available2020-12-02-
dc.date.available2022-06-13T19:05:37Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23093-
dc.description.abstractTraditionally, when one thinks of quality versus work, one thinks of quality 'at work', aiming, therefore, at the physical and mental safeguard of the worker. However, for the development of this research, we elaborated the following question: what are the implications of adopting quality OF work instead of quality AT work in the context of teaching activity? From this question posed, we established as objective to understand the categories work and teaching as work in the context of Applied Linguistics, going through a transdisciplinary trajectory. In methodological terms, this qualitative research consists of a theoretical articulation based on the Clinic of Activity, according to Clot (2013, 2017a, 2017b), among other authors. It can also be characterized as exploratory, since we seek a greater familiarity with the theme teacher work and its relationship with quality. Concerning the source and procedures, it is classified as a bibliographic study. Finally, we come to a position that advocates for the quality of work instead of quality at work, because this turn raises the promotion of an existential activism in the worker, providing transformation in his environment and in himself, besides the pride of being who he is.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-13T19:05:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 30 - TCC - ROBERTO DE JESUS DOS SANTOS - VERSÃO FINAL.pdf: 1001492 bytes, checksum: aa46463b533d1a2900d341c6a672912c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-13T19:05:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 30 - TCC - ROBERTO DE JESUS DOS SANTOS - VERSÃO FINAL.pdf: 1001492 bytes, checksum: aa46463b533d1a2900d341c6a672912c (MD5) Previous issue date: 2020-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectQualidade do trabalhopt_BR
dc.subjectLinguística Aplicadapt_BR
dc.subjectClínica da Atividadept_BR
dc.titleQualidade na ou da docência como trabalho? Uma trajetória transdisciplinarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Walisson Paulino de Araújo-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 13/06/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 13/06/2022pt_BR
dc.description.resumoTradicionalmente, quando se pensa em qualidade versus trabalho, se pensa a qualidade ‘no trabalho’, visando, portanto, a salvaguarda física e mental do trabalhador. Porém, para o desenvolvimento desta pesquisa, elaboramos a seguinte pergunta: quais são as implicações de adotarmos a qualidade DO trabalho ao invés da qualidade NO trabalho no contexto da atividade docente? A partir dessa questão posta, estabelecemos como objetivo compreender as categorias trabalho e docência como trabalho no contexto da Linguística Aplicada, percorrendo uma trajetória transdisciplinar. Em termos metodológicos, esta pesquisa de cunho qualitativo consiste numa articulação teórica baseada na Clínica da Atividade, conforme CLOT (2013, 2017a, 2017b), entre outros autores. Ela também pode ser caracterizada como exploratória, já que buscamos uma maior familiaridade com o tema o trabalho docente e sua relação com a qualidade. No que se relaciona à fonte e aos procedimentos, ela se classifica como um estudo bibliográfico. Chegamos, finalmente, a um posicionamento que advoga em prol da qualidade do trabalho ao invés da qualidade no trabalho, pois essa virada suscita a promoção de um ativismo existencial no trabalhador, proporcionando transformação em seu meio e em si mesmo, além do orgulho de ser quem épt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBENDASSOLLI, Pedro Fernando; SOBOLL, Lis Andrea. Introdução às clínicas do trabalho: aportes teóricos, pressupostos e aplicações. In: BENDASSOLLI, Pedro Fernando; SOBOLL, Lis Andrea (Orgs.). Clínicas do Trabalho. Sâo Paulo: Atlas, 2011. COSTA, Walison Paulino de Araújo. Saúde, linguagem e trabalho: a clínica da atividade em prol do devir docente no contexto da Residência Pedagógica. Projeto de Pós-doutorado (Programa de Pós-graduação em Linguística- PROLING), Universidade Federal da Paraíba, 2020. CLOT, Yves. Ofício como operador de saúde. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, vol.16, n. especial 1, p. 1-11, 2013. CLOT, Yves. Clínica da Atividade. Horizontes, v. 35, n. 3, p. 18-22, set./dez. 2017a. ________. Higienismo contra o trabalho de qualidade? HIG, Belo Horizonte, vol. 1, n. 1, art. 6, 114-124, novembro, 2017b. HESÍODO. Os trabalhos e os dias. Tradução, introdução e comentários: Mary de Camargo Neves Lafer. 1ª parte. 3ª edição. São Paulo: Editora Iluminuras, 1996. LEÃO, Luís Henrique da Costa. Psicologia do trabalho: aspectos históricos, abordagens e desafios atuais. ECOS. Volume 2, Número 2, pp. 291-305. 2012. MACHADO, Ana Rachel (Org.). O ensino como trabalho. Londrina: Eduel, 2004. MEDRADO, Betânia Passos. Compreensão da Docência como Trabalho: reflexões e pesquisas na/da Linguística Aplicada. In: MEDRADO, Betânia Passos; PÉREZ, Mariana (Orgs.). Leituras do Agir Docente: a atividade educacional à luz da perspectiva interacionista sociodiscursiva. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada. Vol. 12. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. MOITA LOPES, Luiz Paulo da (Org.). Por uma linguística aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. PINHEIRO, F. P. H. A.; COSTA, M. F. V.; MELO, P. B.; AQUINO, C. A. B. Clínica da Atividade: conceitos e fundamentos teóricos. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 68 (3): 110-124, Rio de Janeiro, 2016. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17ª edição. Petrópolis, RJ: Editora vozes, 2014. ZANELLI, J C.; BASTOS, A. V. B. Inserção profissional do psicólogo em organizações e no trabalho.In: ZANELLI, J.C; BORGES-‐ANDRADE, J. E, BASTOS, A. V. B. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto alegre: Artmed, 2004. WINNICOTT, D. Conversations ordinaires. Paris: Gallimard, 1988.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
30 - TCC - ROBERTO DE JESUS DOS SANTOS - VERSÃO FINAL.pdf978,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons