Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23103Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Silvana Joaquim | - |
| dc.date.accessioned | 2022-06-14T14:01:34Z | - |
| dc.date.available | 2020-12-01 | - |
| dc.date.available | 2022-06-14T14:01:34Z | - |
| dc.date.issued | 2020-11-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23103 | - |
| dc.description.abstract | The present work has as its theme "Music as a teaching tool in Elementary School II", where the objective is to approach music as a path towards learning, through verbal communication as well as its use as didactic material in English classes. Therefore, this article shows the students the possibility of adding music to the studied contents, replacing, in this way, old tools used, such as: blackboard and chalk, not being enough anymore the act of copying, turning to the absorption of the transmitted content, leaving aside the archaic to invest in the ludic. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-14T14:01:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 33 - TCC FINAL Silvana.pdf: 805435 bytes, checksum: 85aeebd0623e38bc51b7f281ff6bf15e (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-14T14:01:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 33 - TCC FINAL Silvana.pdf: 805435 bytes, checksum: 85aeebd0623e38bc51b7f281ff6bf15e (MD5) Previous issue date: 2020-11-27 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Música | pt_BR |
| dc.subject | Inglês | pt_BR |
| dc.subject | Ferramentas de aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
| dc.title | Música como ferramenta de ensino nas aulas de Inglês do ensino fundamental II | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Osias, Juliene Paiva de Araújo | - |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 14/06/2022 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 14/06/2022 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem como tema “ A música como ferramenta de ensino nas aulas de inglês do Ensino Fundamental II”, onde o objetivo é abordar a música como caminho em direção à aprendizagem, através da comunicação verbal bem como da utilização da mesma como material didático nas aulas de inglês. Portanto, o presente artigo vem mostrar aos alunos a possibilidade de agregar a música aos conteúdos estudados, substituindo, desta forma, velhas ferramentas utilizadas, tais como: quadro negro e giz, não sendo mais suficiente o ato de copiar, voltando-se para a absorção do conteúdo transmitido, deixando de lado o arcaico para se investir no lúdico. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | ALMEIDA, Anne Ludicidade como instrumento pedagógico. Disponível em: http://www.cdof.com.br/recrea22.htm – Acesso em 28/04/2020. ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica. São Paulo: Loyola,1994. _________________. Educação lúdica. São Paulo: Loyola, 1998. ANTUNES, Celso. Professores e Professauros: reflexões sobre aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, 6º ed. 195 p. . BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Cai, cai balão... Entre a formação e as práticas musicais em sala de aula: discutindo algumas questões com professoras não especialistas em música. Música na Educação Básica, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 36-45, 2009. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes. Brasília: MEC/SEF, 1998 BRÉSCIA, Vera Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomos, 2003. CHAGURI, J. P. O Uso de Atividades Lúdicas No Processo de Ensino/Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira Para Aprendizes Brasileiros. In: UNICAMP. Publicações de Alunos Graduados Pós-Graduados do Instituto de Estudos da Linguagem São Paulo. Versão On-line São Paulo: UNICAMP, 2006. Disponível em: http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/. Acesso em 24/03/2020. DOHME, V. Atividades lúdicas na educação: o caminho de tijolos amarelos do aprendizado. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. FERREIRA, A. B. de H. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira 1988. FERREIRA. Martins, Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2001. _________________. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007. _________________. Como usar a música em sala de aula. São Paulo: 7.ed. Contexto, 2010. FREIRE, Madalena. Educador educa a dor. São Paulo: Paz e Terra, 2008. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.FR _________________. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. 184 p. Paz e Terra, 2008. _________________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009. FONTANA, Roseli Aparecida C.; CRUZ, Maria Nazaré da Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 33 - TCC FINAL Silvana.pdf | 786,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
