Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23103
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Silvana Joaquim-
dc.date.accessioned2022-06-14T14:01:34Z-
dc.date.available2020-12-01-
dc.date.available2022-06-14T14:01:34Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23103-
dc.description.abstractThe present work has as its theme "Music as a teaching tool in Elementary School II", where the objective is to approach music as a path towards learning, through verbal communication as well as its use as didactic material in English classes. Therefore, this article shows the students the possibility of adding music to the studied contents, replacing, in this way, old tools used, such as: blackboard and chalk, not being enough anymore the act of copying, turning to the absorption of the transmitted content, leaving aside the archaic to invest in the ludic.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-14T14:01:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 33 - TCC FINAL Silvana.pdf: 805435 bytes, checksum: 85aeebd0623e38bc51b7f281ff6bf15e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-14T14:01:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 33 - TCC FINAL Silvana.pdf: 805435 bytes, checksum: 85aeebd0623e38bc51b7f281ff6bf15e (MD5) Previous issue date: 2020-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectInglêspt_BR
dc.subjectFerramentas de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleMúsica como ferramenta de ensino nas aulas de Inglês do ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Osias, Juliene Paiva de Araújo-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 14/06/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 14/06/2022pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema “ A música como ferramenta de ensino nas aulas de inglês do Ensino Fundamental II”, onde o objetivo é abordar a música como caminho em direção à aprendizagem, através da comunicação verbal bem como da utilização da mesma como material didático nas aulas de inglês. Portanto, o presente artigo vem mostrar aos alunos a possibilidade de agregar a música aos conteúdos estudados, substituindo, desta forma, velhas ferramentas utilizadas, tais como: quadro negro e giz, não sendo mais suficiente o ato de copiar, voltando-se para a absorção do conteúdo transmitido, deixando de lado o arcaico para se investir no lúdico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Anne Ludicidade como instrumento pedagógico. Disponível em: http://www.cdof.com.br/recrea22.htm – Acesso em 28/04/2020. ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica. São Paulo: Loyola,1994. _________________. Educação lúdica. São Paulo: Loyola, 1998. ANTUNES, Celso. Professores e Professauros: reflexões sobre aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012, 6º ed. 195 p. . BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Cai, cai balão... Entre a formação e as práticas musicais em sala de aula: discutindo algumas questões com professoras não especialistas em música. Música na Educação Básica, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 36-45, 2009. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Artes. Brasília: MEC/SEF, 1998 BRÉSCIA, Vera Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomos, 2003. CHAGURI, J. P. O Uso de Atividades Lúdicas No Processo de Ensino/Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira Para Aprendizes Brasileiros. In: UNICAMP. Publicações de Alunos Graduados Pós-Graduados do Instituto de Estudos da Linguagem São Paulo. Versão On-line São Paulo: UNICAMP, 2006. Disponível em: http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/. Acesso em 24/03/2020. DOHME, V. Atividades lúdicas na educação: o caminho de tijolos amarelos do aprendizado. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. FERREIRA, A. B. de H. Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira 1988. FERREIRA. Martins, Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2001. _________________. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007. _________________. Como usar a música em sala de aula. São Paulo: 7.ed. Contexto, 2010. FREIRE, Madalena. Educador educa a dor. São Paulo: Paz e Terra, 2008. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.FR _________________. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. 184 p. Paz e Terra, 2008. _________________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009. FONTANA, Roseli Aparecida C.; CRUZ, Maria Nazaré da Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
33 - TCC FINAL Silvana.pdf786,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons