Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23107
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Ruhama Pordeus Leite-
dc.date.accessioned2022-06-14T14:59:24Z-
dc.date.available2022-06-14-
dc.date.available2022-06-14T14:59:24Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23107-
dc.description.abstractThis work aims to develop a circulation plan at the level of preliminary study for non-motorized modes and public transport in the Altiplano Cabo Branco neighborhood, located on the south coast of the city of João Pessoa. Thus, it was necessary initially, by means of appropriate literature, to understand the strategies involved in a circulation plan, as well as their reflexes for users and in the urban space. Then, once the neighborhood formation process and the construction of its road network became known, it was questioned what the consequences and the subjects of this structure are and how the scenario could be modified to make the urban space more autonomous, since the neighborhood is isolated from the urban fabric of the city and has different sectors of occupation. To answer these questions, the work starts the diagnosis of the area, studying the first zoning processes, which showed the strong influence of the legislation that diverged from each other and directly affected how the neighborhood was being occupied and sectorized, the relationship of the State with private capital, speculative growth over the area and the reproduction of this history in the constitution of urban mobility in the neighborhood. Soon after, the diagnosis of the physical-spatial configuration, the forms of appropriation and the technical devices that made up the circulation within the Altiplano and from it to neighboring neighborhoods was made, based on on-site visits, applied interviews of the bibliographic references and preparation systematic maps in the Quantum GIS program. At this stage, a road system was built to meet the needs of private automotive vehicles that neglects pedestrian movement, due to the lack of sidewalks, irregular sidewalks and full of obstacles, for cyclists, as there is no network that allows access to the interior. the neighborhood and users of public transport, the lack of bus lines that access the neighborhood, the lack of intra-neighborhood routes and their surroundings and the distances between the stops. Thus, once the current circulation dynamics of the Altiplano Cabo Branco are understood, the study of related projects is carried out to assist in the redesign strategies that can be applied to the local scenario, so that they overlap and constitute a plan for the redesign of the neighborhood circulation. The proposals developed at this stage indicate solutions that make the place safer and more accessible for pedestrians, cyclists and users of public transport through road restructuringpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2022-06-14T14:59:24Z No. of bitstreams: 1 TCC_RUHAMA PORDEUS LEITE FERNANDES.pdf: 17071875 bytes, checksum: 93e14593662270619dead640e97dff01 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-14T14:59:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_RUHAMA PORDEUS LEITE FERNANDES.pdf: 17071875 bytes, checksum: 93e14593662270619dead640e97dff01 (MD5) Previous issue date: 2020-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAltiplano Cabo Brancopt_BR
dc.subjectplano de circulaçãopt_BR
dc.subjectmobilidade urbanapt_BR
dc.subjectautonomia urbanapt_BR
dc.titleUm Passo Para A Autonomia Urbana - Plano de circulação para modais não motorizados e transporte público coletivo no bairro do Altiplano Cabo Branco, João Pessoa-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Marcele Trigueiro de Araújo-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo desenvolver um plano de circulação em nível de estudo preliminar para modais não motorizados e transporte público coletivo no bairro Altiplano Cabo Branco, situado no litoral sul da cidade de João Pessoa. Deste modo, foi necessário inicialmente, por meio de literatura apropriada, entender as estratégias envolvidas em um plano de circulação, assim como, seus reflexos para os usuários e no espaço urbano. Em seguida, uma vez que foi se conhecendo o processo de formação do bairro e a construção de sua malha viárias, questionou-se quais as consequências e os sujeitos dessa estrutura e como o cenário poderia ser modificado para tornar o espaço urbano mais autônomo, uma vez que o bairro encontra-se isolado da malha urbana da cidade e possui diferentes setores de ocupação. Para responder a essas indagações, o trabalho inicia o diagnóstico da área, estudando os primeiros processos de zoneamento, o que mostrou a forte influência da legislação que divergiram entre si e afetaram diretamente em como o bairro foi sendo ocupado e setorizado, a relação do Estado com o capital privado, o crescimento especulatório sobre a área e a reprodução desse histórico na constituição da mobilidade urbana do bairro. Logo após, foi realizado o diagnóstico da configuração físico-espacial, das formas de apropriação e dos dispositivos técnicos que compunham a circulação dentro do Altiplano e dele para com os bairros vizinhos, a partir de visitas in loco, entrevistas aplicadas dos referenciais bibliográficos e confecção de mapas sistemáticos no programa Quantum GIS. Nessa etapa foi verificado um sistema viário construído para atender as necessidades dos veículos automotivos particulares que negligencia o deslocamento de pedestres, pela falta de calçadas, calçadas irregulares e cheias de obstáculos, dos ciclistas, por não haver uma rede que possibilite o acesso para o interior do bairro e dos usuários do transporte público coletivo, pela insuficiência de linhas de ônibus que acessam bairro, a falta de trajetos intrabairro e para seu entorno e as distâncias existentes entre os pontos de paradas. Assim, uma vez compreendida a atual dinâmica de circulação do Altiplano Cabo Branco, é realizado o estudo de projetos correlatos para auxiliar nas estratégias de redesenho que possam ser aplicadas ao cenário local, de maneira que, se sobreponham e constituam um plano para o redesenho da circulação do bairro. As propostas elaboradas nessa etapa indicam soluções que tornam o local mais seguro e acessível para o pedestre, o ciclista e o usuário de transporte público por meio de uma reestruturação viária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RUHAMA PORDEUS LEITE FERNANDES.pdf16,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.