Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23131
Tipo: Dissertação
Título: Matildas, Terezas, Ophélias e Camilas: protagonizando mulheres do século XX no ensino de História com histórias em quadrinhos
Autor(es): Silva, Rosiane Ferreira da
Primeiro Orientador: Santos Neto, Martinho Guedes dos
Resumo: Esta pesquisa se constitui na análise do silenciamento e sub-representação das mulheres no livro didático e também na análise dos saberes prévios dos estudantes, evidenciando as atuações e os protagonismos das mulheres durante o século XX no Brasil através das Histórias em Quadrinhos que podem ser utilizadas como ferramentas de ensino aprendizagem para ser trabalhada dentro do Ensino de História. O recorte espaço temporal definido foi o Brasil no século XX, devido ao fato do 9° ano do ensino fundamental II estudar acontecimentos que ocorrem no citado século até os dias atuais. Houve a aplicação de dois questionários, cujo objetivo foi constatar a percepção dos/das discentes acerca das mulheres e o seu conhecimento prévio de modo geral. Também houve a análise do livro didático utilizado pelas escolas municipais Maria do Carmo e João Jacinto da cidade de Bayeux/PB a fim de perceber como as mulheres estão representadas. O livro didático é o Estudar História: das origens do homem à era digital da editora moderna cujas autoras são Barreto e Braick (2018). Para fins de discussão e compreensão das problemáticas deste trabalho, estabelecemos diálogos com obras organizadas por Mary Del Priori (2004), Carla Bassanezi e Joana Maria Pedro (2013), no que diz respeito à abordagem das atuações históricas das mulheres no século XX, além de Koselleck (2006), Hartog (2013), Albuquerque (2019), entre outros autores que abordam sobre História e Ensino de História. Para a discussão sobre aprendizagem histórica e histórias em quadrinhos no ensino de História, dialogaremos com Bittencourt (2008), Vygotsky (2001, 2010), Paulo Freire (2002) (2019), Rubem Alves (2000), entre outros. Como resultado deste trabalho, foram elaboradas quatro histórias em quadrinhos que protagonizam, cada uma delas, personagens femininas, as quais são: Matilda, Tereza, Ophélia e Camila interligadas com narrativas e contextos nacionais abordados pelo LDH analisado nesta pesquisa, a fim de serem utilizadas como material paradidático de apoio ao livro didático de História. As HQs deste trabalho fora ilustradas de modo voluntário pelo designer Fabiano Gomes,e pelas designers Jaqueline Souza e Marcelle Irineu.
Abstract: This research is based on the analysis of the silencing and underrepresentation of women in the textbook and also on the analysis of the students' previous knowledge, highlighting the performances and protagonisms of women during the 20th century in Brazil through the Comics that can be used as teaching-learning tools to be worked within the Teaching of History. The time frame defined was Brazil in the 20th century, due to the fact that the 9th year of elementary school II studies events that occur in that century until the present day. There was the application of two questionnaires, whose objective was to verify the perception of the students about women and their previous knowledge in general. There was also an analysis of the textbook used by Maria do Carmo and João Jacinto municipal schools in the city of Bayeux/PB in order to understand how women are represented. The textbook is Estudar História: from the origins of man to the digital age of the modern publishing house whose authors are Barreto and Braick (2018). For the purposes of discussion and understanding of the problems of this work, we establish dialogues with works organized by Mary Del Priori (2004), Carla Bassanezi and Joana Maria Pedro (2013), regarding the approach of the historical performances of women in the 20th century, in addition to by Koselleck (2006), Hartog (2013), Albuquerque (2019), among other authors that address History and History Teaching. For the discussion on historical learning and comics in the teaching of History, we will dialogue with Bittencourt (2008), Vygotsky (2001, 2010), Paulo Freire (2002) (2019), Rubem Alves (2000), among others. As a result of this work, four comics were created, each of them starring female characters, which are: Matilda, Tereza, Ophélia and Camila interconnected with national narratives and contexts addressed by the LDH analyzed in this research, in order to be used as paradidactic material to support the History textbook. The comics of this work were illustrated voluntarily by the designer Fabiano Gomes and the designers Jaqueline Souza and Marcelle Irineu.
Palavras-chave: Mulheres
Ensino de História
Quadrinhos
Women
History teaching
Comics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23131
Data do documento: 24-Fev-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RosianeFerreiraDaSilva_Dissert.pdf13,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons