Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2314| Tipo: | TCC |
| Título: | Um olhar sobre os objetos de aprendizagem como recurso pedagógico em Biblioteconomia: o LTi em foco |
| Autor(es): | SILVA, Daiana Basílio da |
| Primeiro Orientador: | SILVA, Patrícia Maria da |
| referee1 : | FREIRE, Isa Maria |
| referee2: | CARVALHO, Ediane Toscano Galdino de |
| Resumo: | O ensino-aprendizagem vem sofrendo diversas mudanças, no que se refere ao surgimento de recursos tecnológicos no processo de educação, com intuito de promover uma inter-relação com os alunos no decorrer do seu aprendizado. Será impossível não formular metodologias de ensinos que não faça uso e junção de recursos que facilitem nos processo de aprendizagem de seus agentes, pelo fato da sua praticidade e eficiência, como a necessidade desses recursos na sociedade contemporânea, visto que, as inovações tecnológicas estão presentes cada vez mais em diversos setores que se utilizam desses recursos. Considerado como um tipo de software educacional, os objetos de aprendizagem são recursos utilizados que facilitam no processo de ensino aprendizagem. Assim quanto aos recursos tecnológicos que servem de auxilio no processo de ensino-aprendizagem, temos como objetivo geral da pesquisa identificar objetos de aprendizagem como recurso pedagógico na Biblioteconomia tendo como foco o site do LTi. A presente pesquisa é caracterizada quanto aos objetivos como pesquisa descritiva e exploratória, quanto aos procedimentos técnico utilizamos a pesquisa bibliográfica, e quanto ao método à pesquisa observação. Assim mediante as analises realizadas quanto as características e classificações encontradas no site do LTi, constatamos que os projetos hospedados se enquadram conforme as características e da classificação - Objetos de Instrução - mencionados na literatura de Objetos de Aprendizagem, nesse sentido podemos afirmar que site do LTi possui recursos pedagógicos para a Biblioteconomia, pois disponibiliza meios que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, é de suma importância, que recursos tecnológicos sejam inseridos na educação, visto que, são meios que facilitam o processo de aprendizagem, pois, devido aos seus diversos tipos existentes e com suas finalidades, cooperam para que haja interação continua no processo informacional. |
| Abstract: | The teaching-learning has undergone several changes with regard to the emergence of technological resources in the education process, aiming to promote an inter - relationship with the students in the course of their learning. It will be impossible not to develop methodologies for the teachings that do not use and pooling of resources to facilitate the learning of their agents, because of its practicality and efficiency process, such as the need for these resources in contemporary society, since technological innovations are present increasingly in various industries that use these resources. Considered as a kind of educational software, learning objects are resources used to facilitate the teaching learning process. As well as the technological resources that serve as aid in the teaching- learning process, we have the general objective of the research to identify learning objects as a teaching resource in the Library focusing on the site of the LTi. This research is featured on the objectives as descriptive and exploratory research as to the technical procedures used the literature and research regarding the method of observation. Thus the analysis performed by the features and ratings as found on the LTi site, we found that the hosted projects fall according to the characteristics and classification - Objects of Instruction - mentioned in the literature of learning objects, in this sense we can say that the LTi site own teaching resources for the Library as it provides resources that assist in the teaching- learning process. Therefore, it is of paramount importance that technological resources are inserted in education , since they are means which facilitate the learning process , because due to their various existing types and their purposes, cooperate so that there continues interaction in information process . |
| Palavras-chave: | LABORATÓRIO DE TECNOLOGIAS INTELECTUAIS - LTi RECURSOS TECNOLÓGICOS ENSINO E APRENDIZAGEM EM BIBLIOTECONOMIA |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2314 |
| Data do documento: | 4-Set-2013 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DBS21092017.pdf | 2,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
