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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23152
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Barbosa, Tatiana Ramalho | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-21T11:14:23Z | - |
dc.date.available | 2020-12-02 | - |
dc.date.available | 2022-06-21T11:14:23Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23152 | - |
dc.description.abstract | The 21st century brought technological advances that transform the way we interact with each other, seek information, and entertain ourselves. Naturally, there are also changes in the way we teach and learn, mainly regarding to the teaching of English, which has become more used each day worldwide, and not only by native speakers. In this sense, the generations Z and alpha are acquiring knowledge in a completely different way than the generation of their parents and teachers. Finding innovative and effective practices for delivering classroom content to these generations has been an arduous journey, especially in times of remote education due to the Covid-19 pandemic. Therefore, the objective of this research was to report an experience with the use of educational technologies, particularly with the use of the virtual room - Google Classroom -, of interactive games and of gamification through Classcraft, as support for the application of the active methodology Flipped Classroom. As of the methodology chosen, this is an action research, created from a didactic sequence of 16 class hours applied to a class of 8th grade of elementary school in a private school in the capital of the state of Paraíba, João Pessoa. The results pointed to a greater role for students, caused by the inverted classroom. There is also evidence of greater motivation and more interaction between those involved. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-21T11:14:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 36 - TCC_Letras Inglês_Tatiana RamalhoVersão_Final.pdf: 3168914 bytes, checksum: edc5271e7c5fc42a2e5a73d2142967dc (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-21T11:14:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 36 - TCC_Letras Inglês_Tatiana RamalhoVersão_Final.pdf: 3168914 bytes, checksum: edc5271e7c5fc42a2e5a73d2142967dc (MD5) Previous issue date: 2020-11-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sala de aula invertida | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Classcraft | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais interativos | pt_BR |
dc.subject | Google Classroom | pt_BR |
dc.title | O Uso de Tecnologias Educacionais como Ferramenta para Aplicação de Metodologias Ativas no Ensino de Língua Inglesa | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sales, Laurênia Souto | - |
dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 15/06/2022 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 15/06/2022 | pt_BR |
dc.description.resumo | O século XXI trouxe avanços tecnológicos que transformaram a forma como interagimos uns com os outros, como buscamos informações, como nos entretemos. É natural que haja mudanças também na maneira de ensinar e de aprender, notadamente no que diz respeito ao ensino da língua inglesa, cada vez mais usada em todo o mundo e não apenas por nativos do idioma. Neste sentido, as gerações Z e alpha estão adquirindo conhecimentos significativos de uma maneira completamente diferente da geração de seus pais e professores. Encontrar práticas inovadoras e eficazes para entregar conteúdos em sala de aula para essas gerações tem sido uma tarefa árdua, sobretudo em tempos de ensino remoto devido à pandemia de Covid-19. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa, portanto, foi relatar uma experiência com o uso de tecnologias educacionais, especialmente com a utilização da sala virtual – Google Classroom –, de jogos interativos e da gamificação através do Classcraft, como suporte para a aplicação da metodologia ativa Flipped Classroom (sala de aula invertida). Quanto à metodologia adotada, trata-se de uma pesquisa-ação, elaborada a partir de uma sequência didática de 16 horas-aulas, aplicadas em uma turma de 8º ano do ensino fundamental de uma escola particular da capital do estado da Paraíba, João Pessoa. Os resultados apontaram para um maior protagonismo dos alunos, provocado pela sala de aula invertida. Há ainda indícios de uma maior motivação e mais interação entre os envolvidos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | AL-MAROOF, Rana A. Saeed; AL-EMRAN, Mostafa. Students Acceptance of Google Classroom: An Exploratory Study using PLS-SEM Approach. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), [S.l.], v. 13, n. 06, p. pp. 112-123, may. 2018. Disponível em: <https://online-journals.org/index.php/i-jet/article/view/8275>. Acesso: 12 Jun. 2020. BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018. BERGMAN, Jonathan. Aprendizagem invertida para resolver o problema do dever de casa. Porto Alegre: Penso Editora, 2018 FARDO, Marcelo Luis. A Gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação. UFRGS: Porto Alegre, v.11 N.1, julho/2013. FAVA, Rui. Educação 3.0. São Paulo: Saraiva, 2014. FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão e Produção. v. 17, n. 2, p. 421-431, São Carlos, 2010. FICHER, Adriana; GRIMES, Camila; VICENTINI, M. Aparecida. A Escrita Gamificada de fanfictions com o apoio de tecnologias digitais em um clube de inglês. Trab. Linguist. Apl., Campinas, n(58.3): 1164-1196, set./dez. 2019 FTAKHAR, Shampa. Google Classroom: what works and how? Journal of Education and Social Sciences, V. 3, 2016. MARQUEZ, Manuel Mora; TORRALBO, Jesús Camacho. Classcraft: inglés y juego de roles en el aula de educación primaria. Ap roles en el aula de educación primaria. Apertura, Guadalajara, v. 11, n. 1, 56-73, abr. 2019 MILMAN. Natalie B. The flipped classroom strategy: How is it and how it can best be used? IN: SIMONSON, Michael. Distance learning … for educators, trainers and leaders. Washington, DC, United States Distance Learning Association – USDLA, 2014. v.11 issue 4. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=NgYoDwAAQBAJ&dq=flipped+ classroom&lr=&hl=pt-BR&source=gbs_navlinks_s. Acesso: 02 nov. 2020 MORÁN, José. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação hoje. IN:BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. PAIVA, Marlla Rubya Ferreira et al. Metodologias Ativas De Ensino-Aprendizagem: revisão integrativa. SANARE. Sobral, v.15 n.02, p.145-153, jun.-dez. 2016. PATELA, Nelma O Perfil Geracional dos Alunos de Hoje: repto à emergência de novas teorias educativas. E-Revista de Estudos Interculturais do CEI. n.4. Mai, 2016. Ensino Híbrido. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação. UFRGS: Porto Alegre. v. 14 n. 2, dez, 2016. SILVA, Ivaneide Dantas; SANADA, Elizabeth dos Reis. Procedimentos metodológicos nas salas de aula do curso de pedagogia: experiências de ensino híbrido. IN: BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. THADEI, Jordana. Mediação e educação na atualidade: um diálogo com formadores de professores IN: BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs). Metodologias ativas para uma educação transformadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez Editora, 1986. TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n.3, p. 443-466, set-dez 2005 VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. IN: BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs). Metodologias ativas para uma educação transformadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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