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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23154
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAnjos, Welton John dos-
dc.date.accessioned2022-06-21T12:25:20Z-
dc.date.available2020-12-02-
dc.date.available2022-06-21T12:25:20Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23154-
dc.description.abstractO inglês é considerado uma língua franca pela BNCC e é também obrigatório das instituições educacionais a partir do ensino fundamental II, no entanto o que se percebe no cenário nacional é uma aprendizagem insatisfatória do idioma, tendo em vista fatores como a escassez de políticas públicas que apoiem e invistam em melhorias para a formação dos professores, a falta de motivação dos alunos e também a falta de oferta do idioma nas séries iniciais e no fundamental I. Considerando, principalmente, esse último aspecto, o objetivo que rege nossa pesquisa é investigar a viabilidade do ensino/aprendizagem de língua inglesa nas séries iniciais e no fundamental I nas escolas públicas. Para tanto, adotamos uma metodologia qualitativa, cujo instrumento de pesquisa é o questionário, aplicado a quatorze professores de inglês de escolas públicas, localizadas no interior da Paraíba. Como aporte teórico são usados autores como Ellis (2004), Luz (2003), Cameron (2001), entre outros que esclarecem acerca da importância do ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira ainda na infância. São utilizados também documentos oficiais que norteiam a educação no Brasil como, por exemplo, a BNCC (2018). Conclui-se com a pesquisa que um considerável número de professores não possui a formação mínima necessária e/ou adequada para lecionar uma língua estrangeira e que os professores, participantes da pesquisa, consideram relevante tanto para suas práticas quanto para o melhor desenvolvimento dos alunos, que o inglês seja ministrado desde as séries iniciais. (2004), Luz (2003), Cameron (2001), among others who clarify about the importance of teaching/learning a foreign language in childhood. Official documents that guide Brazilian education are also used, such as BNCC (2018). It is concluded with the research that a considerable number of teachers do not have the minimum necessary and/or adequate training to teach a foreign language and that the teachers, participants of the research, consider relevant both for their practices and for the better development of students, that English should be taught from the initial grades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-21T12:25:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 38 - TCC- versão final - Welton.pdf: 1089937 bytes, checksum: 39113ebd70dd9231a1fc3b3357bfdf1a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-21T12:25:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 38 - TCC- versão final - Welton.pdf: 1089937 bytes, checksum: 39113ebd70dd9231a1fc3b3357bfdf1a (MD5) Previous issue date: 2020-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino/aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectInglêspt_BR
dc.subjectLíngua Francapt_BR
dc.titleA inserção do Inglês como componente curricular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da escola públicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Fábio Pessoa da-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 15/06/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 15/06/2022pt_BR
dc.description.resumoO inglês é considerado uma língua franca pela BNCC e é também obrigatório das instituições educacionais a partir do ensino fundamental II, no entanto o que se percebe no cenário nacional é uma aprendizagem insatisfatória do idioma, tendo em vista fatores como a escassez de políticas públicas que apoiem e invistam em melhorias para a formação dos professores, a falta de motivação dos alunos e também a falta de oferta do idioma nas séries iniciais e no fundamental I. Considerando, principalmente, esse último aspecto, o objetivo que rege nossa pesquisa é investigar a viabilidade do ensino/aprendizagem de língua inglesa nas séries iniciais e no fundamental I nas escolas públicas. Para tanto, adotamos uma metodologia qualitativa, cujo instrumento de pesquisa é o questionário, aplicado a quatorze professores de inglês de escolas públicas, localizadas no interior da Paraíba. Como aporte teórico são usados autores como Ellis (2004), Luz (2003), Cameron (2001), entre outros que esclarecem acerca da importância do ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira ainda na infância. São utilizados também documentos oficiais que norteiam a educação no Brasil como, por exemplo, a BNCC (2018). Conclui-se com a pesquisa que um considerável número de professores não possui a formação mínima necessária e/ou adequada para lecionar uma língua estrangeira e que os professores, participantes da pesquisa, consideram relevante tanto para suas práticas quanto para o melhor desenvolvimento dos alunos, que o inglês seja ministrado desde as séries iniciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA FILHO, C. P. de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 3ª ed. Campinas: Pontes, 2002. ALMEIDA FILHO, J. C. P. Lingüística Aplicada, Ensino de Línguas e Comunicação. Campinas: Pontes, 2005. ANTUNES, A.J.S.; VALLE NETO,V.C. O ensino da Língua Inglesa na educação infantil. Disponível em: https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/4372/3/OEnsinoDaLinguaIngle sa_Artigo_2016.pdf. Acesso em 18 Out. 2020. BOHN, H. I. The educational role and status of English in Brazil. In: World Englishes, v. 22, n. 2, p. 159-172, 2003. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Educação é a base. Brasília, MEC, CONSED, UNDIME, 2018. BRASIL, SEF/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais – 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental – Língua Estrangeira. Brasília, DF: SEF/ MEC, 1998. BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº. 93.94/96, Brasília: 1996. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 4/2010. 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dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
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