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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23156
Tipo: TCC
Título: Análise descritiva dos resultados do teste de progresso de um consórcio de escolas de medicina em 2020.
Autor(es): Dumas, Petervens
Primeiro Orientador: Simon, Eduardo
Resumo: No processo de ensino aprendizagem são utilizadas diferentes ferramentas para que o seu desenvolvimento ocorra de forma mais eficaz. Nas escolas médicas o teste de progresso (TPMED) tem se mostrado bastante importante para se avaliar o desenvolvimento global dos estudantes, bem como a qualidade do curso ofertado. Este estudo objetivou apresentar uma Análise Descritiva dos resultados do TPMed aplicado em um consórcio de sete escolas médicas da região Nordeste do Brasil no ano de 2020. Os dados foram tabulados, em seguida calculou-se o total de participantes e o número de estudantes por escola e período. Por fim, foi calculado o desempenho percentual médio dos estudantes, a média de cada escola, e dos períodos do curso. Participaram deste TPMed 1031 estudantes de sete instituições de ensino: 401 alunos da escola 1; 157 alunos da escola 2; 116 alunos da escola 3; 157 alunos da escola 4; 43 alunos da escola 5; 89 alunos da escola 6; e 68 alunos da escola 7. Foram contabilizados 81 alunos do 1º período; 97 alunos do 2º período; 74 alunos do 3º período; 101 alunos do 4º período; 111 alunos do 5º período; 93 alunos do 6º período; 98 alunos do 7º período; 111 alunos do 8º período; 104 alunos do 9º período; 70 alunos do 10º período; 61 alunos do 11º período; e 32 alunos do 12º período. A média geral de acertos dos participantes foi de 57,33%. O 11º e o 12º períodos apresentaram o mesmo percentual, 70,66% de acertos, sendo o maior entre os demais. A escola com o maior número de participantes foi a escola 1. A escola com a maior média total de acertos foi a escola 3, com um total de 68% de respostas corretas. Assim como os resultados apresentados em estudos anteriores, o desempenho percentual médio de acerto dos estudantes evoluiu de forma crescente do 1º ao 12º período do curso de medicina (41,33% e 70,66% respectivamente). Como limitação do estudo, destaca-se uma amostragem inferior aos estudos encontrados na literatura, bem como menor número de questões aplicadas. Novos estudos são necessários para embasar tais achados.
Abstract: Progress tests are broadly used as instruments to evaluate learning in medical schools. Its importance has been increasingly highlighted, not only to assess the students acquisition of knowledge, but also to evaluate the curriculum of the faculties. This study aimed to describe the results of a progress test in a consortium of seven medical schools of the Northeast of Brazil in the year of 2020. The data were organized in sheets, where the number of participant students were calculated. We divided the participants both per school and semester. Afterwards, the students´ average score was calculated and presented both per school and per semester. A total number of 1031 students from seven medical schools performed the progress test. The number of students per school was: 401 from faculty 1; 157 from faculty 2; 116 from faculty 3; 157 from faculty 4; 43 from faculty 5; 89 from faculty 6; and 68 from faculty 7. There was 81 students from 1th semester; 97 from 2th semester; 74 from 3th semester; 101 from 4th semester; 111 from 5 th semester; 93 from 6th semester; 98 from 7th semester; 111 from 8th semester; 104 from 9 th semester; 70 from 10th semester; 61 from 11th semester; e 32 from 12th semester. The overall score was 57.33%. The 11th and 12th semester students presented the same score, 70.66% of correct answers, the highest among the group. The faculty with the highest number of participants was faculty 1. The faculty with the highest score was faculty 3, with a total of 68% correct answers. As may be found in previous studies, in this progress test the average score of students evolved increasingly from the 1st to the 12th semester of medical school (from 41.33% to 70.66%). As a limitation of the study, we highlight a lower sample than the studies found in literature, as well as a smaller number of test items. Further studies are needed to support the findings of this study
Palavras-chave: Teste de Progresso
Avaliação Educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23156
Data do documento: 10-Fev- 21
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