Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23167
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Francisca de Andrade-
dc.date.accessioned2022-06-22T14:08:06Z-
dc.date.available2021-06-17-
dc.date.available2022-06-22T14:08:06Z-
dc.date.issued2021-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23167-
dc.description.abstractIt is notorious that Distance Education, over the years, has been growing rapidly throughout the world. Distance education is marked by the emergence and expansion of new information and communication technologies. More and more citizens and institutions see this as a way to democratize access to knowledge and expand learning opportunities, making it more accessible to everyone, because breaking away from the traditional education model is launching a formative structure in which the process of building education is more authentic and inclusive, the great challenge of distance education. We realize that today the concern with offering quality education, with a view to the real formation of the citizen in the different social spheres, is to seek this social inclusion and respect from the government, the civil society, and the educational system, seeing the need to guarantee the universalization of basic education and higher education. Therefore, the general objective of this study is to investigate how distance education democratizes teacher education in the Brazilian context, considering that the importance of this type of education is growing globally and has become a fundamental instrument of opportunities for many individuals. As for the specific objectives: to report the brief history of DL and expose some concepts about the offer of higher education and teacher training through this teaching modality. Methodologically, this study presents the brief history of Distance Education: emergence, evolution, and some authors' concepts, through bibliographic research composed of authors and sociologists in the area, as well as scientific articles, books, etc., providing conditions for a debate on theories that support teacher education based on reflection and possible contributions to the construction of knowledge. In this context, the UAB emerges as an alternative to break down barriers. The evolution of Distance Education in Brazil is in constant transformation and, at every moment, new tools that help in the process of teaching and learning are being attributed to it. Thus, we can see that this process is continuous and that it cannot go backwards, but only get better and better, helping everyone who seeks knowledge through this type of education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-22T14:08:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 05 - Francisca de Andrade - TCC.pdf: 317267 bytes, checksum: a7154418292e21347f379cf27630e049 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-22T14:08:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 05 - Francisca de Andrade - TCC.pdf: 317267 bytes, checksum: a7154418292e21347f379cf27630e049 (MD5) Previous issue date: 2021-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectDemocratizaçãopt_BR
dc.titleEducação a distância na formação de professores no ensino superiorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Osias, Juliene Paiva de Araújo-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 21/06/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 21/06/2022pt_BR
dc.description.resumoÉ notório que a Educação a Distância, ao longo dos anos,vem crescendo rapidamente em todo o mundo. A EAD é marcada pelo surgimento e pela ampliação decorrentes das novas tecnologias, da informação e da comunicação. Observa-se que cada vez mais cidadãos e instituições veem nessa modalidade um meio de democratizar o acesso ao conhecimento e de expandir oportunidades de aprendizagem, tornando-a mais acessível a todos, pois romper como modelo de educação tradicional é lançar uma estrutura formativa, em que o processo de construção da educação seja mais autêntico e inclusivo, o grande desafio da Educação a Distância. Percebemos que hoje a preocupação em oferecer um ensino de qualidade, com vista à real formação do cidadão das diferentes esferas sociais, é buscar essa inclusão social e o respeito do governo, da sociedade civil e do sistema de ensino, vendo-se a necessidade de garantir a universalização da educação básica e do ensino superior. Assim sendo, esse estudo tem como objetivo geral investigar de que forma a Educação a Distância democratiza a formação de professores no contexto brasileiro, haja vista que a importância dessa modalidade de ensino está crescendo globalmente e tem se tornado um instrumento fundamental de oportunidades para muitos indivíduos. Já os objetivos específicos: relatar a breve história da EAD e expor alguns conceitos sobre a oferta de educação superior e a formação de professores por meio dessa modalidade de ensino . Metodologicamente , apresentou-se, neste estudo, a breve histórica da Educação a Distância: surgimento, evolução e alguns conceitos de autores, mediante pesquisa bibliográfica composta pelos autores e sociólogos da área, como também artigos científicos, livros, etc., fornecendo condições para um debate de teorias que fundamentam a formação docente pautada na reflexão e as possíveis contribuições para a construção do conhecimento .Neste sentido, o sistema Universidade Aberta do Brasil visa à oferta de cursos a distancia para os cidadãos que não têm acesso ao ensino presencial. Neste contexto, a UAB surge como uma alternativa para romper barreiras. A evolução da Educação a Distância no Brasil está em constante transformaçãoe, a cada momento, atribuem-se a ela novas ferramentas que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, podemos verificar que este processo é contínuo e que não pode regredir, e sim apenas se aperfeiçoar mais e mais, ajudando a todos que buscarem conhecimento por meio dessa modalidade de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesALONSO, K. M. Algumas considerações sobre a Educação a Distância, aprendizagens e a gestão de sistemas não presenciais de ensino. In: PRETI, O. Educação a Distância: resignificando práticas. Brasília(DF): Liber Livro, 2005, pp. 17-38. ALVES, J. R. M. A história da EAD no Brasil. LITTO, F. M. e FORMIGA, M. (orgs). SãoPaulo:Pearson Education, 2009. ALVES, Lucineia. Educação a Distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância,v.10,2011.Acesso em: 02/05 2021. ARETIO, Lorenzo Garcia. Educación a distancia. Bases conceptuales. In: Educación adistanciahoy. Madrid: Universidad de Educación a Distância. 1994. BELLONI, Maria Luiza. Ensaio sobre a Educação a Distância. Educação e sociedade, ano XXIII, n° 78, abr. 2002. BRASIL. Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o Art. 80 da LDB (Leinº 9.394/96). Brasília: Diário Oficial da União, 1998. Disponível em: http://www.mec.gov.br/seed/tvescola/ftp/leis/D2494.doc. acesso em 25 maio 2021. BRASIL. Leis e Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei 9.394/96, 20 dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, ano 134, n. 248, p.27833-27841, dez. 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/dec_5622.pdf>.Acesso em: 22 de abril 2021. FAGUNDES, L. A formação de professores na licenciatura presencial e na licenciatura adistância: semelhanças e diferenças. In: BRASIL, Desafios da Educação a Distância na Formação de Professores. Brasília, DF: SEED, 2006, pp. 67-78. Fundamentos.Revista Diálogo Educacional. Paraná, 2009. GIOLO, Jaime. A Educação a Distância e a formação de professores. Educação & Sociedade,v. 29, n. 105, p. 1211-1234, 2008. HOLMBERG, B. Educación a distancia: situación y perspectivas. Buenos Aires: Kapeluz, 1985. LANDIM, C. M. F. Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1997. MORAN, José Manuel; VALENTE, José Armando. Educação a Distância. Summus Editorial, 2015. MUGNOL, Márcio. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: conceitose fundamentos. Revista Dialogo Educacional. Paraná, 2009. OLIVEIRA, Francisco Ariclene; DOS SANTOS, Ana Maria Sampaio. Democratização do Ensino Superior através da Modalidade de Educação à Distância no Brasil: Um Convite à Reflexão. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância,v. PEREIRA, Eva Waisros; MORAES, Raquel de Almeida. História da educação a distância e os desafios na formação de professores no Brasil. Souza, AM, Fiorentini, LMR y Rodrigues, MAM (Org.).. Educação superior à distância: comunidade de trabalho e aprendizagem em rede, v. 3, p. 65-90, 2009. PETERS, O. A Estrutura Didática da Educação a Distância. São Paulo: Olho d´Água, 1973. Prado, M. E. B. B., e Almeida M. E. B. (2009). Formação de educadores: fundamentos flexivos para o contexto da Educação a Distância. In J.A Valente e S. B. V. Bustamante (org). Educação a Distância: pratica do profissional flexivel. São Paulo: Avercamp. SANTOS, D. Revisão da literatura: Educação a Distância. 2008. Disponivel em: http//www.artigos.com/artigos/sociais/administração/treinamento/revisão-da-literaturaeducação-a-distancia-2820/artigo. VIDAL, E. M.; MAIA, J. E. B. Introdução à Educação a Distância. 1. ed. Fortaleza: RDS Editora, 2010. Disponível em: <www.uece.br/cev/index.php /arquivos/doc_download/68texto3>.Acesso em 10 demaio. de2021. VIEIRA, Márcia de Freitas. A gestão de EaD no contexto dos polos de apoio presencial: proximidades e diferenças entre a Universidade Aberta do Brasil e as Instituições universitárias privada. 2018.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
05 - Francisca de Andrade - TCC.pdf309,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons