Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23168
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Freitas, Francileide Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-22T14:09:29Z | - |
dc.date.available | 2021-06-04 | - |
dc.date.available | 2022-06-22T14:09:29Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23168 | - |
dc.description.abstract | The present paper intends to review issues related to reading and its problems in the Basic Teaching in Brazil, recommending creative solutions proposed by literary literacy studies. The dramatization of the short story “A Pair of Silk Stockings” (1897), by the American writer Kate Chopin, presents itself as an opportunity for a dynamic and deeper reflection of the position of women in society. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-22T14:09:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 06 - Francileide Gomes - TCC.pdf: 1556179 bytes, checksum: f3ea0bb4b05c3c2ba66fe0e656fba4e7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-22T14:09:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 06 - Francileide Gomes - TCC.pdf: 1556179 bytes, checksum: f3ea0bb4b05c3c2ba66fe0e656fba4e7 (MD5) Previous issue date: 2021-06-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | literatura | pt_BR |
dc.subject | letramento | pt_BR |
dc.subject | dramatização | pt_BR |
dc.subject | Kate Chopin | pt_BR |
dc.title | A dramatização como ferramenta para o letramento literário | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mendonça, Jeová Rocha de | - |
dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 21/06/2022 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | Currículo Lattes não encontrado em 21/06/2022 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo pretende rever questões relacionadas à leitura e suas problemáticas no Ensino Básico no Brasil, propondo soluções criativas advindas dos estudos de letramento literário. A dramatização do conto “Um par de meias de seda” (1897), da escritora estadunidense Kate Chopin, apresenta-se como uma oportunidade para uma reflexão dinâmica e mais aprofundada da posição da mulher na sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | AGUIAR, Vera Teixeira de; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor – alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993. BARBOSA, Begma Tavares. Letramento literário: sobre a formação escolar do leitor jovem. Revista Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n. 1, p. 145-167 mar. / ago. 2011 BARROS, Walter Vieira et al. Uma análise comparatista: atitude feminista das protagonistas dos contos “Um Par de Meias de Seda” e “O Temporal”, de Kate Chopin. Revista Letras Raras, v. 5, n. 2, p. 139-150, 2016. CALVINO, I. Por que ler os clássicos. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. CARVALHO, Damiana Maria. “A Importância da Leitura Literária para o Ensino”. ENTRELETRAS, Araguaína/TO, v. 6, n. 1, p.6-21 , jan/jun. 2015 (ISSN 2179-3948 – online). Acesso 28 de fevereiro de 2021. CHOPIN, K. Um par de meias de seda. In: VIÉGAS-FARIA, B.; BROSE, E.; CARDOSO, B. M. (Org.). Kate Chopin: contos traduzidos e comentados: estudos literários e humanidades médicas. Trad. Márcia Knop. Porto Alegre: Luminara, 2011. p. 19-24. COELHO, MÁRCIA AZEVEDO. Teatro na escola: uma possibilidade de educação efetiva. POLÊMICA, v. 13, n. 2, p. 1208-1224, 2014. COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. Editora Contexto, 2016. DE ALMEIDA, Flávio Aparecido et al. LETRAMENTO LITERÁRIO: FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO. In: Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. (Vol. 7, No. 1). GOUVEIA, T.; CAMURÇA S. O que é gênero. 2. ed. Recife: SOS Corpo, 1999. KOCH, Ingedore Villaça & ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008. LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2000. LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Tradução: Alfredo Veiga Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. março 2020. MATOS, Solange Cavalcante; TESTA, Eliane Cristina. LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA: A FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES NO ENSINO MÉDIO. Facit Business and Technology Journal, v. 1, n. 22, 2021. PERROT, Michelle; FERREIRA, Roberto Leal. Mulheres públicas. São Paulo: Editora Unesp, 1998. QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Para ler em silêncio. Moderna, 2013. RAMOS, Flávia Brocchetto. MÜGGE, Ernani; SARAIVA, Juracy et ali.. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed. Revista Investigações, v. 19, n. 1, p. 177-187. 2006 RAMOS, Flávia Brocchetto; ZANOLLA, Taciana. Repensando o ensino de literatura no Ensino Médio: a interação texto-leitor como centro. Revista Contrapontos, v. 9, n. 1, p. 65-80, 2009. REVERBEL, Olga. O Teatro na sala de aula. 2. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979. SANT’ ANA, Joana Amélia. A importância da literatura na formação do homem Teatro e literatura dramatizada: uma perspectiva de leitura. S/d. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/336-4.pdf>. Acesso em: 30 de abril de 2021. SANTOS, Evelim. & SANTOS, Jayna Souza. Uma análise sobre o ensino de literatura em uma escola pública do estado do Pará. Revista Graduando, Feira de Santana, v. 7, n. 10, p. 35-53, 2016. SOARES, Magda et al. A escolarização da literatura infantil e juvenil. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, p. 17-48, 1999. SOARES, Magda. Letramento-um tema em três gêneros. Autêntica, 2018. SULTANA, A. Patriarchy and Women’s Subordination: A theoretical Analysis. The Arts Faculty Journal. 2011. Disponível em <http://www.banglajol.info/index.php/AFJ/article/download/12929/9293> acessado em julho de 2014. VIDOR, Heloise. Drama e teatralidade: o ensino do teatro na escola. PortoAlegre: Mediação, 2010. VIEIRA, Hilluska de Figueredo Sousa Carneiro. Letramento literário-um caminho possível. ArReDia, v. 4, n. 7, p. 117-126, 2015. ZAFALON, Miriam. Leitura e ensino da literatura: reflexões. Maringá (UEM), http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_mirian_ zafalon.pdf. 2013. ZANATTA, Deisi Luzia; BURLAMAQUE, Fabiane Verardi. A Emancipação Feminina Na Literatura: uma leitura de Um Par de Meias de Seda, de Kate Chopin. Revsiata Nuances: estudos sobre Educação, v. 28, n. 1, p. 186-200, 2017. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
06 - Francileide Gomes - TCC.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons