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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ivo Balbino da-
dc.date.accessioned2022-06-22T14:12:45Z-
dc.date.available2021-06-18-
dc.date.available2022-06-22T14:12:45Z-
dc.date.issued2021-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23172-
dc.description.abstractThe attention deficit hyperactivity disorder has been one of the common problems in young people with high use of technology, so they tend to have easily attention deficit hyperactivity,pointed out a study over a period of two years with 2,587 students without disorder, proving that those who regularly use digital media showed symptoms of the disease over time. Therefore, looking at this perspective, several researches are carried out in several countries, contributing to the knowledge and analysis of this problem. The aim of the study is to know the problem and other effective solutions to control something that grows due to the use of technology. This is a descriptive and qualitative study that uses literature review methods to study ADHD in recent years, a period in which cases have grown even more due to the increase in technology. Thus, aiming to obtain information about the factors involved, how it occurs and its neuronal processes, risk factors, diagnosis and treatment methods, we aim to discuss and stimulate the possibility of education professionals, especially teachers and students, to understand the complexity of the subject and analyze the content that appears in the literature in a contextual way, considered a tool for current and future research.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cátia Costa (catia@ccae.ufpb.br) on 2022-06-22T14:12:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 09 - Ivo Balbino - TCC.pdf: 303001 bytes, checksum: f23d835d03cf65ee409ca4bed5587714 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-22T14:12:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) 09 - Ivo Balbino - TCC.pdf: 303001 bytes, checksum: f23d835d03cf65ee409ca4bed5587714 (MD5) Previous issue date: 2021-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectDéficitpt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.titleO transtorno de déficit de atenção com hiperatividade e as tecnologiaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Osias, Juliene Paiva de Araújo-
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 21/06/2022pt_BR
dc.creator.LattesCurrículo Lattes não encontrado em 21/06/2022pt_BR
dc.description.resumoO Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade tem sido um dos problemas comuns em jovens com alto uso de tecnologia, por isso tendem a ter com facilidade déficit de atenção e hiperatividade, apontou um estudo num período de dois anos com 2.587 alunos sem transtorno, comprovando que aqueles que usam regularmente a mídia digital mostraram sintomas da doença ao longo do tempo. Por isso, olhando nessa perspectiva, são realizadas diversas pesquisas em vários países, contribuindo-se para o conhecimento e análise desse problema. O objetivo do estudo é conhecer o problema e demais soluções efetivas para controlar algo que cresce devido ao uso da tecnologia. Este é um estudo descritivo e qualitativo que utiliza métodos de revisão de literatura para estudar o TDAH nos últimos anos, período em que cresceram ainda mais os casos devido ao aumento tecnológico. Assim, visando obter informações sobre os fatores envolvidos, como ela ocorre e seus processos neuronais, fatores de risco, métodos de diagnóstico e tratamento, objetivamos discutir e estimular a possibilidade de profissionais do ensino, principalmente professores e estudantes, compreenderem a complexidade do assunto e analisarem o conteúdo que aparece na literatura de forma contextual, considerado uma ferramenta para pesquisas atuais e futuras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesESIDERIO, Rosimeire C. S.; MIYAZAKI, Maria Cristina de O. S. Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH): orientações para a família. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 11, n. 1, p. 165-176, June 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141385572007000100018&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17 novembro de 2020. PEREIRA, Heloisa S.; ARAUJO, Alexandra P. Q. C.; MATTOS, Paulo. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): aspectos relacionados à comorbidade com distúrbios da atividade motora. Rev. Bras. Saude Mater. Infant., Recife, v. 5, n. 4, p. 391-402, Dec. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151938292005000400002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17 novembro de 2020. ROHDE, Luis Augusto et al. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Rev. Bras. Psiquiatr., SãoPaulo, v. 22, supl. 2, p. 07-11, Dec. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151644462000000600003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17 novembro de 2020. SANTOS, Letícia de Faria; VASCONCELOS, Laércia Abreu. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade em crianças: uma revisão interdisciplinar. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 26, n. 4, p. 717-724, Dec. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010237722010000400015&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17 novembro de 2020. SENO, Marília Piazzi. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): o que os educadores sabem? Rev. psicopedag., São Paulo, v. 27, n. 84, p. 334-343, 2010. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010384862010000300003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 20 de novembro de 2020. SCHMIDEK, Helena Cristina Medeiros Vieira et al. Dependência de internet e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH): revisão integrativa. J. bras. psiquiatr., Rio de Janeiro, v. 67, n. 2, p. 126-134, June 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S004720852018000200126&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 20 de novembro de 2020.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

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