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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23179
Tipo: TCC
Título: Auto avaliação de saúde do estudante de medicina e o impacto da pandemia de COVID-19
Autor(es): Severiano, Arthur Mendonça
Primeiro Orientador: Melo Neto, Alexandre José de
Resumo: Introdução: A COVID-19 ganhou status de pandemia em março de 2020, exigindo respostas internacionais coordenadas e gerando grandes impactos. Já foram evidenciadas consequências na saúde causadas pelo isolamento social, como alteração do padrão do sono, queda de desempenho das atividades diárias, tensão, entre outros. Entre os estudantes universitários, a mudança brusca de rotina, a adoção de métodos de ensino remoto e as incertezas quanto ao futuro podem gerar repercussões ainda desconhecidas nos âmbitos pessoal e profissional, sendo necessário o estudo desse tema para melhor compreensão e planejamento de ações para minimizar tais impactos. Objetivos: Compreender se e como a pandemia de COVID-19 afetou a autoavaliação de saúde dos estudantes de medicina. Metodologia: Estudo exploratório e qualitativo, realizado através de grupos focais, com análise temática dos dados. Foi determinada a autoavaliação de saúde dos estudantes através do questionário SF-36. Os grupos foram realizados por videoconferências online, sendo incluídos os estudantes de medicina com matrícula ativa da UFPB que, mediante chamamento público, se voluntariaram para participar. O número de grupos foi definido a priori, de acordo com os ciclos do curso. Resultados e discussão: Os resultados do SF-36 foram organizados em tabelas. Os únicos parâmetros que receberam a pontuação mínima foram “limitações por aspectos físicos” e “limitações por aspectos emocionais”. Também houve tendência a pontuações baixas nos tópicos que tratam dos impactos da saúde na vitalidade e nos aspectos sociais. Após transcritas, as falas dos participantes foram divididas em quatro grupos temáticos, de acordo com os núcleos de sentido que tiveram maior destaque nas discussões: Hábitos e atividade física; medo da doença como gerador de ansiedade; saúde mental e incertezas e inseguranças: desafios do ensino médico. Conclusões: Foi notável, dentro do grupo estudado, a repercussão negativa da pandemia no que tange à autopercepção de suas condições de saúde. Apesar de já estar havendo certa adaptação ao novo cenário, os impactos na saúde física e mental ainda se fazem muito presentes, com sintomas físicos e psíquicos, além das incertezas dos estudantes sobre as consequências do momento vivido no ensino médico. Destaca-se, então, a importância do planejamento de mecanismos para reduzir as sequelas na saúde dos futuros médicos e nas suas formações.
Abstract: Introduction: COVID-19 gained pandemic status in March 2020, requiring coordinated international responses and generating major impacts. Health consequences caused by social isolation have already been evidenced, such as altered sleep patterns, decreased performance of daily activities, tension and others. Among university students, the sudden change in routine, the adoption of remote teaching methods and uncertainties about the future may generate repercussions that are still unknown in the personal and professional spheres, and it is necessary to study this topic to better understand and plan actions to minimize such impacts. Objectives: To understand if and how the COVID-19 pandemic affected medical students' self-rated health. Methodology: Exploratory and qualitative study, carried out through focus groups, with thematic analysis of the data. Students' self rated health was determined using the SF-36 questionnaire. The groups were conducted by online videoconferences, including medical students with active enrollment at UFPB who, through public call, volunteered to participate. The number of groups was defined a priori, according to the course cycles. Results and discussion: The results of the SF-36 were organized in tables. The only parameters that received the minimum score were "limitations due to physical aspects" and "limitations due to emotional aspects". There was also a tendency for low scores on topics dealing with health impacts on vitality and social aspects. After transcribed, the speeches of the participants were divided into four thematic groups, according to the nuclei of meaning that had the greatest prominence in the discussions: Habits and physical activity; fear of illness as a generator of anxiety; mental health and uncertainties and insecurities: challenges of medical education. Conclusions: Within the studied group, the negative impact of the pandemic on the self-perception of their health conditions was notable. Although there is already some adaptation to the new scenario, the impacts on physical and mental health are still very present, with physical and psychological symptoms, in addition to the uncertainties of students about the consequences of the moment experienced in medical education. Therefore, the importance of planning mechanisms to reduce the consequences on the health of future doctors and their training is highlighted.
Palavras-chave: Pandemia
COVID-19
Estudantes de medicina
Saúde
Autoavaliação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23179
Data do documento: 7-Mai-2021
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